Como Descobrir as Necessidades do Cliente no Ato da Compra? Por Que
Sondar? O Que é Uma Sondagem Aberta?
Vender é uma ação entre duas ou mais
pessoas cujo objetivo é comercializar um produto ou um serviço. Mas, para que
uma entrevista de vendas seja considerada bem-sucedida é necessário que ela
consiga satisfazer as necessidades tanto do comprador quanto do vendedor.
O processo de vendas pode ser encarado
como um bom exemplo da solução de problemas, pois normalmente, ao comprar, o
cliente tem um problema e o Vendedor tem soluções, sob a forma de benefícios
contidos em algum produto – ou serviço – que ele comercialize.
Dessa forma, o profissional de vendas
deve tentar descobrir as necessidades do seu cliente por determinado produto
(ou serviço) a fim de realizar a venda. Pois, quando o vendedor resolve os
problemas de algum cliente, fornecendo-lhes os benefícios do produto (ou
serviço), ambos têm vantagens e saem ganhando.
Sendo assim, as necessidades do
comprador serão satisfeitas e o vendedor realizará a venda, satisfazendo assim
também as suas próprias necessidades.
Na venda pela Satisfação das
Necessidades existe uma premissa básica de que o cliente deverá ser persuadido
de que realmente necessita do produto (ou serviço) que está sendo-lhe
oferecido.
A venda será concluída porque o cliente
quer comprar e não porque é pressionado a assumir um compromisso com o
vendedor. A venda pela Satisfação de Necessidades estabelece um vínculo de
confiança entre o vendedor e o cliente, assegurando um bom relacionamento
comercial entre ambos no futuro.
Sondagem: a Principal “Arma” do Profissional de Vendas Para
Descobrir Necessidades
Já que é indispensável que o vendedor
compreenda as necessidades do seu Cliente, ele deverá ser capaz de obter deste
as informações de que necessita. Talvez a técnica mais importante na venda
profissional seja a sondagem.
E um profissional de vendas
bem-sucedido deve usar essa técnica em praticamente todos os contatos de vendas,
a fim de descobrir as necessidades e as atitudes do seu cliente que podem ser
satisfeitas pelos benefícios de seu produto (ou serviço).
A Sondagem atende à função de extrema
importância, que é guiar o cliente para que ele revele suas verdadeiras necessidades
e informações úteis. Quando o vendedor utiliza técnicas eficazes de sondagem
ele dirige a entrevista de venda no sentido de um fechamento bem-sucedido.
Existem 2 (dois) tipos de Sondagens:
- Sondagem Aberta: este tipo de pergunta
permite que o cliente diga com suas próprias palavras o que ele julga
importante. Expressões abertas como “Ah, é?” ou “Por quê?” estimulam o
cliente a falar mais sobre suas reais necessidades.
- Sondagem Fechada: dirige a conversa para um
tópico escolhido pelo vendedor e restringe a resposta do cliente àquele
tópico. Algumas vezes as sondagens fechadas podem ser respondidas apenas
com um “sim” ou “não” Esse tipo de sondagem é usada quando as sondagens
abertas não revelaram as informações que o vendedor necessita ou quando o
cliente não reagiu positivamente às sondagens abertas.
Existem muitos casos em que o vendedor
vai querer sondar, como:
- Determinar a atitude real do
cliente a respeito de seu produto (ou serviço), a fim de que você possa
formular sua abordagem.
- Esclarecer objeções, de modo
que possam ser contornadas.
- Descobrir áreas de
satisfação com algum produto que o cliente esteja usando atualmente.
- Verificar a reação do
cliente a uma declaração de prova.
- Determinar porque não foi
aceito o fechamento da venda.
Sendo assim, sabendo quando e como
sondar de forma eficaz o vendedor será capaz de dirigir e controlar a
entrevista em direção a um fechamento bem-sucedido.
Exemplos de Sondagens Abertas:
- “Qual a sua opinião
sobre....?”
- “Por favor, fale mais sobre
isso”
- “Ah, é?”
- “Que tipo de problemas o Sr.
(ou a Sra.) tem tido....?”
- “É mesmo?”
- “O que o Sr. (ou a Sra.)
quer dizer com isso?”
Exemplos de Sondagens Fechadas:
- “O Sr. (ou a Sra.) tem tido
problemas com .......?”
- “Será que entendi bem....?”
- “Concorda comigo sobre este.....?”
- “Seria vantajoso para o (a)
Sr. (ou a Sra.) se pudesse.....?”
- “A seu ver isso poderia ser
melhorado?”
- “Já pensou em usar outro.....?”
Nenhum comentário :
Postar um comentário