Que Conhecimentos,
Habilidades e Atitudes Deve Possuir o Profissional de Vendas Para Conquistar e
Manter Clientes? Que Postura Tomar Para Causar Boa Impressão?
As pessoas reagem
diferentemente a determinadas situações e as reações dependem de
características básicas do ser humano, as quais são influenciadas por razões
diversas. Por isso, quanto mais subsídios o vendedor puder colher numa conversa
com seu cliente, mais astutas e produtivas serão suas técnicas de abordagens.
As preferências dos clientes, sua educação, seu passatempo predileto, sua
família e suas ambições depois de conhecidas evitarão erros na entrevista de
vendas e não atrapalharão o negócio.
O profissional de vendas
não deve se esquecer de anotar todas as informações pertinentes à melhoria de
seu desempenho com o cliente, pois informação é poder. O vendedor perceberá que
existem clientes tímidos e hesitantes que vão precisar de seu empurrão, através
de sondagens. Outros clientes – livres e falantes – poderão ser conquistados
com bons argumentos e conduzidos para o fechamento da venda.
Existem clientes que
mencionam com frequência suas esposas e filhos. Esses geralmente, não apreciam
piadinhas ou linguagem chula. Com a experiência do dia a dia, o vendedor
acabará se tornando sensível à identificação das atitudes do seu cliente e
aprenderá a usar melhor suas técnicas.
Em termos de
conhecimentos gerais ele deverá ter a iniciativa de obtê-los, uma vez que os
conhecimentos paralelos irão tornar o vendedor mais atrativo e seus clientes
gostarão de conversar com ele, caso ele demonstre ser uma pessoa bem informada
– tanto sobre seus produtos como temas ligados à cultura geral.
Diante disso, um
profissional de vendas deve sempre se considerar um "aluno" em
vendas, mesmo tendo ele anos de treinamento e experiência. Ele deve saber que
para continuar crescendo é necessário manter seu entusiasmo pelo conhecimento.
E quem não pensa assim, para no tempo e corre o risco de comprometer suas
realizações futuras, ficando "velho" para a profissão de vendedor.
Sendo assim o vendedor
deve determinar-se a aprender mais como um desafio a ser superado e –
principalmente – ele jamais deverá deixar de falar bem, o suficiente para
causar boa impressão. As bibliotecas e as livrarias possuem farto material
para quem precisa estar bem informado. Os jornais, as revistas especializadas,
a televisão educativa e a Internet também colaboram muito nesse sentido.
Uma boa saída a um
obstáculo colocado pelo cliente é o resultado da educação e do bom treinamento
desse vendedor. Portanto o profissional de vendas deve preparar-se sempre,
aprimorando técnicas e conhecimentos e assim adquirindo segurança no que diz
aos seus clientes. Dessa forma, ele estará sempre pronto par atacar, vencer ou
se defender quando a situação assim o exigir.
Por isso, o profissional
de vendas deve aprender tudo a respeito do seu trabalho; lendo bastante e
fazendo cursos noturnos de marketing. Esse vendedor deverá fazer cursos de
extensão ou outros cursos afins. Trocar ideias com outros profissionais,
estudando tudo que sua empresa dispor e considerar as orientações do seu
Gerente. No seu trabalho a comunicação é a base da sua vitória e, por isso
mesmo, ele deverá ter profundos conhecimentos da língua portuguesa,
expressar-se corretamente formando frases com sentido, observando a conjugação
dos verbos, plurais e acima de tudo desprezando as gírias.
O conhecimento do maior
número possível de palavras através da leitura vai ajudá-lo consideravelmente
nas conversas com seus clientes, a evitar as constantes repetições das mesmas
palavras, o que só demonstra pouca cultura e péssima leitura. Saber tudo sobre
sua profissão e seu produto é imprescindível para alcançar o sucesso, pois o
vendedor não terá nenhuma segurança se não souber colocar em detalhes o seu
produto ao seu cliente.
Ele deverá colher todo
material que puder sobre o que vai expor e lê-lo detalhadamente antes de seus
compromissos de venda. Deverá lembrar-se que o embasamento cultural é um ponto
forte a seu favor que não pode ser desperdiçado. Portanto, o profissional de
vendas deverá canalizar sempre esses conhecimentos de maneira clara e objetiva
na consecução de seus objetivos profissionais e pessoais
Nenhum comentário :
Postar um comentário