É Possível Encontrar Tempo? Onde o Vendedor Deve Investir Seu Tempo?
Veja as Sete Dicas Para o Profissional de Vendas Tornarem Seu Tempo Produtivo.
Para muitos Profissionais de Vendas, o
maior empecilho para aumentar seus resultados é a falta de tempo para
procurar novos Clientes, pois a maioria dos vendedores alega perderem muito
tempo cuidando dos seus atuais Clientes. Por isso, alguns curiosos vêm
prospectando novas formas de obter esse bem tão precioso do ser humano – o
tempo.
Porém, estudiosos em Marketing e Vendas
vêm afirmando que é impossível encontrar mais tempo, pois – para eles – não
existe onde procurá-lo. Eles acreditam que o pouco tempo que as pessoas têm
está vivendo agora. Logo, não se pode administrá-lo. Então, por dedução lógica
só temos uma solução: tomar a decisão consciente da forma de como
queremos investir nosso tempo?
Embora pareça relativamente simples,
não é, pois as coisas que normalmente evitamos – ou deixamos para depois – são
geralmente fundamentais para o desenrolar do nosso futuro.
Portanto, veremos abaixo algumas
importantes dicas para o Profissional de Vendas
investirem seu tempo de forma produtiva, estabelecendo alguns princípios
básicos:
·
Estabeleça seus Objetivos e suas Prioridades: A boa administração do
tempo começa com o foco nos seus objetivos – o que você realmente quer atingir.
Isso significa colocá-los no papel (porque os objetivos que ficam na cabeça,
são apenas sonhos). Para os objetivos maiores e mais
complexos, deve-se quebrá-los numa série de passos menores. Dessa
forma, faça uma lista escrita do que fazer em cada um desses
passos.
OBSERVAÇÃO: Uma das razões pelas
quais a maioria das pessoas “enrola” na hora de resolver grandes tarefas é a
sensação de incapacidade de enfrentar coisas tão grandes.
·
Sistema de Planejamento Semanal: Este sistema de administração do tempo exige que o
vendedor coloque semanalmente todas as suas atividades numa agenda,
priorizando-as com ‘A’ (as atividades mais importantes), ‘B’ para aquelas em
segundo plano e ‘C’ – atividades pouco importantes – para manejar conforme o
tempo disponível. O próximo passo é priorizar as tarefas ‘A’ em ordem de
importância, agora usando números. Exemplo: A1, A2, A3, etc. Dessa forma, faça
a mesma coisa com os objetivos ou tarefas B e C, pois isso faz com que o
objetivo seja muito mais fácil de começar.
·
Priorize sua Lista de “Coisas a Fazer”: Você conhece alguém que passe o dia inteiro com
pressa, correndo de uma coisa para outra, levemente confuso e perdido? Isso
geralmente ocorre porque essas pessoas tratam todas as coisas que aparecem como
igualmente importantes. Como não existem prioridades, não existe foco sobre o
que fazer. Essas pessoas não sabem separar o que tem que ser feito (A), do
que deveria ser feito (B) e do que seria bom fazer (C) Nem tudo o que fazemos é
igualmente importante. Por exemplo, colocar gasolina no carro tem
prioridade 'B', a não ser que você já esteja na reserva – aí a gasolina se
transforma em “A”. Pagar o aluguel na data de vencimento é uma prioridade 'A'.
Pagar um mês adiantado pode ser um 'B' ou um 'C – dependendo da situação
pessoal.
Dessa forma, nosso conselho é: _
focalize primeiro a lista 'A' e esqueça todo o resto. Somente depois de
completar a lista 'A' é que você deve olhar para a lista 'B'. Muitas pessoas
evitam a lista 'A' porque estas geralmente são as tarefas mais complexas e
desagradáveis.
Tenha um cuidado todo especial para
evitar cair na lista 'C'. Estas são sempre as tarefas mais fáceis e agradáveis.
Aqui é que começam as dificuldades, e onde se vê se você realmente tem
disciplina.
Quando possuir objetivos escritos, você
ficará surpreendido com que rapidez passará a ser uma pessoa disciplinada. A
administração do tempo – e a definição de seus principais objetivos na vida –
andam lado a lado.
·
Administração Pessoal Eficaz: Stephen Covey
escreveu que uma Administração eficaz é você ser capaz de viver em função dos
seus valores, ao contrário de viver em função de seus impulsos e desejos no
momento. Ele desenhou uma matriz complexa para planejar atividades baseadas
numa missão pessoal, previamente escrita, decidindo quais são suas principais
atividades no cumprimento daquela missão; e, depois, planejando suas semanas
com antecedência baseando-se nos objetivos profissionais de longo prazo, bem
como valores pessoais importantes.
OBSERVAÇÃO: De acordo com
Covey, a chave do sistema “é não dar prioridade baseando-se na agenda,
mas sim agendar as suas prioridades”. Em outras palavras, os projetos
importantes que o deixarão mais próximo dos seus principais objetivos devem ser
colocados na agenda com antecedência (uma espécie de encontro com você mesmo),
junto das atividades importantes e/ou urgentes. Também é uma boa ideia separar
um bloco de tempo para resolver especificamente essas atividades. Ao invés de
somente dedicar-se a coisas importantes ou urgentes, sua agenda semanal deve
também incluir atividades de longo prazo (que, a princípio, nunca parecem
urgentes). Dessa forma, você estará sempre avançando em direção aos seus sonhos
mais importantes.
·
Pastas de cores diferentes: Quando Ronald
Reagan era presidente dos EUA, certa vez foi entrevistado por um repórter que
notou em cima da mesa, três pastas coloridas que estavam sempre ali. Ao ser
questionado, Reagan explicou que a pasta verde continha atividades que
precisavam de atenção urgente. AA pasta azul continha informações importantes,
e a vermelha era para questões pessoais.
·
Tarefas Inacabadas: Termine completamente
uma tarefa antes de começar a próxima. Quando você deixa de lado algo
incompleto, essa tarefa continua dentro do seu cérebro, contribuindo com mais
coisas dentro da sua cabeça - terminando por provocar uma sensação de confusão.
A próxima vez que você pegar um projeto parcialmente realizado, você tem que
decidir quais passos precisam ser novamente realizados. Realizar uma série de
pequenas tarefas incompletas desperdiça desnecessariamente o seu tempo. Se você
completa uma tarefa, você pode esquecê-la, deixando seu cérebro livre para
concentrar-se na próxima tarefa.
·
Planeje para Trás: Administração
eficaz do tempo é, basicamente, estabelecer objetivos, com todas as atividades
diárias sendo encaradas como pequenos objetivos em si. Decida quais
são seus principais objetivos, e você pode trabalhar para trás, levando em
consideração anos, meses, semanas, dias e mesmo atividades em cada dia. Esse
tipo de planejamento vai sem dúvida organizar a sua vida, conseguindo
diariamente objetivos mensuráveis. Imagine que você está construindo uma linda
casa de tijolos, com cada tijolo representando um único mini objetivo
importante, contribuindo para a construção definitiva da estrutura.
·
A Tirania do Urgente: E aquelas
interrupções que arruínam nosso cronograma? Parece sempre existir alguma coisa
clamando pela nossa atenção. Tem sempre alguém interrompendo para pedir uma
opinião, ou telefonemas de clientes, amigos e parentes. Embora existam milhares
de pequenas interrupções que podem roubar nosso tempo, nenhuma delas têm
realmente este poder - a não ser que deixemos.
Na imensa maioria das vezes, a maior
parte dos 'ladrões de tempo' pode ser colocada de lado até que terminemos a
tarefa. Quando estiver sobrecarregado de interrupções, recomendamos que você
tente:
·
Simplesmente dizer 'não'.
·
Eliminar itens de baixa prioridade da sua agenda.
·
Delegar ou terceirizar algumas tarefas.
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