Como
Descobrir as Necessidades do Cliente no Ato da Compra? Por Que Sondar? O Que é
Uma Sondagem Aberta?
A Venda é uma interação entre
duas ou mais pessoas e uma entrevista de vendas somente poderá ser considerada
bem-sucedida se conseguir satisfazer as necessidades do comprador e do
vendedor. O processo de vendas pode ser encarado como um bom exemplo da solução
de problemas, pois o cliente tem problemas e o Vendedor soluções, sob a forma
de benefícios contidos em algum produto ou serviço que ele comercialize.
Dessa forma, o profissional de vendas deve tentar descobrir as necessidades do seu cliente por determinado produto (ou serviço) a fim de realizar a venda. Pois, quando o vendedor resolve os problemas de algum cliente, fornecendo-lhes os benefícios do produto (ou serviço), ambos têm vantagens. As necessidades do comprador serão satisfeitas e o vendedor realizará a venda, satisfazendo assim também as suas próprias necessidades.
Dessa forma, o profissional de vendas deve tentar descobrir as necessidades do seu cliente por determinado produto (ou serviço) a fim de realizar a venda. Pois, quando o vendedor resolve os problemas de algum cliente, fornecendo-lhes os benefícios do produto (ou serviço), ambos têm vantagens. As necessidades do comprador serão satisfeitas e o vendedor realizará a venda, satisfazendo assim também as suas próprias necessidades.
Na venda pela Satisfação de
Necessidades existe uma premissa básica de que o cliente deverá ser persuadido
de que realmente necessita do produto (ou serviço) que está sendo-lhe
oferecido. A venda será concluída porque o cliente quer comprar e não porque é
pressionado a assumir um compromisso com o vendedor. A venda pela Satisfação de
Necessidades estabelece um vínculo de confiança entre o vendedor e o cliente,
assegurando um bom relacionamento comercial entre ambos no futuro.
Sondagem: a Principal
"Arma" do Profissional de Vendas Para Descobrir Necessidades
Já que é indispensável que o
vendedor compreenda as necessidades do seu Cliente, ele deverá ser capaz de
obter deste as informações de que necessita. Talvez a técnica mais importante
na venda profissional seja a sondagem. E um profissional de vendas bem sucedido
deve usar essa técnica em praticamente todos os contatos de vendas, a fim de
descobrir as necessidades e as atitudes do seu cliente que podem ser
satisfeitas pelos benefícios de seu produto (ou serviço).
A Sondagem atende à função de
extrema importância, que é guiar o cliente para que ele revele suas verdadeiras
necessidades e informações úteis. Quando o vendedor utiliza técnicas eficazes
de sondagem ele dirige a entrevista de venda no sentido de um fechamento bem-sucedido.
Existem 2 (dois) tipos de Sondagens:
·
Sondagem
Aberta: este tipo de pergunta permite que o cliente diga com suas próprias
palavras o que ele julga importante. Expressões abertas como "Ah, é?"
ou "Por quê?" estimulam o cliente a falar mais sobre suas reais
necessidades.
·
Sondagem
Fechada: dirige a conversa para um tópico escolhido pelo vendedor e restringe a
resposta do cliente àquele tópico. Algumas vezes as sondagens fechadas podem
ser respondidas apenas com um "sim" ou "não" Elas são
usadas quando as sondagens abertas não revelaram as informações que o vendedor
necessita ou quando o cliente não reagiu positivamente às sondagens abertas.
Existem muitos casos em que o
vendedor vai querer sondar, como:
·
Para
determinar a atitude real do cliente a respeito de seu produto (ou serviço), a
fim de que você possa formular sua abordagem.
·
Para
esclarecer objeções, de modo que possam ser contornadas.
·
Para
descobrir áreas de satisfação com algum produto que o cliente esteja usando
atualmente.
·
Para
verificar a reação do cliente a uma declaração de prova
·
Para
determinar porque não foi aceito o fechamento da venda.
Sendo assim, sabendo quando e
como sondar de forma eficaz o vendedor será capaz de dirigir e controlar a
entrevista em direção a um fechamento bem-sucedido.
Exemplos de Sondagens Abertas:
·
"Qual
a sua opinião sobre....?"
·
"Por
favor, fale mais sobre isso""
·
"Ah,
é?"
·
"Que
tipo de problemas o Sr. (ou a Sra.) tem tido....?"
·
"É
mesmo?"
·
"O
que o Sr. (ou a Sra.) quer dizer com isso?"
Exemplos de Sondagens Fechadas:
·
"O
Sr. (ou a Sra.) tem tido problemas com .......?"
·
"Será
que entendi bem....?"
·
"Concorda
comigo sobre este.....?"
·
"Seria
vantajoso para o(a) Sr. (ou a Sra.) se pudesse.....?"
·
"A
seu ver isso poderia ser melhorado?"
·
"Já
pensou em usar outro.....?"
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