Como um Profissional de Vendas Deve Reagir às Críticas? Que
Características de Personalidade um Vendedor Deve Possuir Para Demonstrar Ser
Maduro? Como é a Natureza Humana?
Ao alcançar a maturidade, um vendedor poderá assumir as responsabilidades das
suas atribuições e certamente essas atitudes poderão torna-lo solícito com seus
clientes. Aquele que perde a calma facilmente ao ouvir críticas, não é maduro o
suficiente para se tornar um profissional de vendas, pois se o fosse ele usaria
sua maturidade como alavanca para seu próprio aperfeiçoamento.
Um comportamento estável e equilibrado
com os clientes demonstra que somos pessoas maduras, pois a maturidade não é
uma meta é um caminho. Dessa forma, para se tornar um profissional em vendas o
vendedor deverá olhar para seu interior e procurar absorver o que ele reflete.
Ele reflete características positivas como integridade? Honestidade?
Generosidade? Tolerância? Garra? Tato? Bom senso? Ou o inverso?
Sendo assim, veremos a seguir alguns
aspectos importantes que poderão ajudar o vendedor a se tornar um profissional
de vendas, construindo assim sua própria maturidade.
- A natureza humana: É aquela
estrutura com que já nascemos por herança dos pais. Sendo, portanto algo
tremendamente difícil de mudar. São elementos que integram nosso caráter
como honestidade e dignidade, os quais serão essenciais para nossas
chances de sucesso. Quando crianças, nossos pais nos dotaram de certos
valores e qualidades, os quais muitos ainda convivem conosco hoje, pois
fazem parte da nossa integridade moral, definindo boa parte do nosso
caráter.
- A nossa personalidade: São
maneiras de agir adquiridas, analisadas e adaptadas por nós, à medida que
sentimos ter afinidade com essa atitude. Às vezes, certas atitudes não são
convenientes para tal postura e por isso devemos nos posicionar
adequadamente para tal finalidade.
- Nosso tato: Trata-se de outro importante elemento da arte de vender, pois ele revela compreensão e respeito pelos outros. Dessa forma, o profissional de vendas nunca irá contradizer frontalmente seu cliente, não discutirá com ele e nem fará valer sua opinião junto.
- Nosso entusiasmo: O entusiasmo é uma qualidade extremamente favorável, mas não podemos deixar que ele ultrapasse o bom senso e o equilíbrio.
- Nosso estilo pessoal: um
profissional de vendas precisa diferenciar-se dos demais vendedores, algo
que faça com que seja notado e não se esqueçam facilmente da sua pessoa.
Quanto mais personalidade e expressão pessoal ele trouxer para seu
trabalho, mais a sua marca registrada será evidenciada e ele vai se
valorizar mais com isso. Diante disso, o profissional de vendas deve se
esforçar para conseguir um estilo pessoal que facilite suas visitas e faça
seu cliente perceber que ele não é uma pessoa comum. As abordagens
personalizadas, o toque pessoal, sua reputação e
o conceito da sua empresa podem tornar sua visita personalizada o bastante
para que o seu cliente a aprecie, e até goste da sua presença.
- Auto avaliação: uma autoanálise
vai mostrar se o vendedor possui os requisitos essenciais e
adequados para se transformar em um profissional de vendas. Se ele é uma
pessoa que colhe vitórias, parabéns! Mas, se a sua autoanálise constatou
algumas falhas nos itens acima citados, ele deve começar a mudar logo
alguns desses comportamentos. O estímulo, a motivação e o pensamento
positivo ajudarão nesta mudança, a fim de proporcionar segurança e
confiança na carreira de um profissional de vendas.
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