O
Que Significa Uma Pesquisa Científica? Quais São os Tipos de Pesquisas
Científicas? O Que é Uma Pesquisa Bibliográfica?
Trata-se de um procedimento sistemático, controlado e crítico, o qual permite descobrir novos fatos, dados, relações ou leis em qualquer campo de conhecimento. Dessa forma, a pesquisa se define em encontrar as relações entre os fenômenos, fatos, coisas. Mas para uma pesquisa científica ser eficaz faz-se necessário um procedimento sistemático, a fim de seguir um planejamento específico do pesquisador.
TIPOS DE PESQUISA
Inicialmente, definiremos a pesquisa qualitativa, pois segundo Minayo (1), “a pesquisa qualitativa responde a questões muito particulares, ela se preocupa, nas ciências sociais, com o nível da realidade que não pode ser quantificado.”
Todavia, esse tipo de pesquisa se preocupa em descrever crenças, aspirações, valores e atitudes correspondendo a um determinado espaço de relações e, por esse motivo, delimitando nosso assunto, apontando três (3) tipos de pesquisa:
PESQUISA DESCRITIVA – Aborda fenômenos e os fatos, as suas relações e interações entre eles. O pesquisador somente observa os dados sem adulterar os resultados. A pesquisa descritiva busca caracterizar as múltiplas situações e relações que ocorrem na sociedade, econômica, política e no comportamento humano, tanto do indivíduo isolado ou nos grupos e comunidades.
PESQUISA EXPERIMENTAL – Utiliza o trabalho com as variáveis envolvidas no objeto pesquisado. Nessa pesquisa, empregam-se aparelhos e instrumentos disponíveis pela técnica, para identificar as relações que existem entre as variáveis do objeto de estudo.
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA – Desenvolve um estudo a partir do problema, assim delimita-se a partir de um referencial teórico, inserido em publicações e material documental. O objetivo dessa pesquisa é recolher, desenvolver, desvendar e analisar as principais fontes teóricas sobre um determinado assunto. Ou seja, determinado objeto de estudo, através das seguintes pesquisas descritivas:
- PESQUISA DOCUMENTAL – Realiza sua pesquisa através de documentos, procurando descrever e comparação dos costumes, usos e tendências.
- PESQUISA DE OPINIÃO- Trata-se uma pesquisa de cunho “subjetivo”. Procura desvendar as razões inconscientes que levam a determinar a inclinação por alguma atitude ou produto.
- ESTUDOS EXPLORATÓRIOS - Identificado por alguns de pesquisa de cunho não científica. Não desenvolvem hipóteses, mas desenvolvem objetivos em busca formações mais aprofundadas sobre determinado assunto. Esses estudos são sugeridos para a construção de conhecimentos sobre o problema em estudo.
- ESTUDOS DESCRITIVOS – Objetivam-se em estudar e descrever as características na realidade objeto da pesquisa.
- ESTUDO DE CASO - Realiza uma pesquisa sobre algum indivíduo, grupo ou sociedade objetivando estudar variados aspectos da vida.
Já a pesquisa quantitativa visa, segundo Minayo et al (2002:22):
(...) o método quantitativo enquanto suficiente para explicarmos a realidade social está a questão da objetividade. Para os positivistas, a análise social seria objetiva se fosse realizada por instrumentos padronizados, pretensamente neutros. A linguagem das variáveis ofereceria a possibilidade de expressar generalizações com precisão e objetividade.
Em suma, a pesquisa quantitativa requer o uso de coletas de dados, uso de medidas e estatísticas, questionário fechado com técnicas descritivas em termos de codificação numérica.
https://www.facebook.com/juliocesar.s.santos
Nenhum comentário :
Postar um comentário