segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Ler Para Compreender


A Leitura Pode Ajudar as Pessoas a Vencerem na Vida? Como a Leitura Pode Transformação Nossa Realidade? Que Papel Ela Representa Na Transformação Social do Nosso País?





Vivemos numa era em que, para conseguir incluir-se no mundo profissional, devemos possuir uma boa formação cultural e – principalmente – muita informação selecionada.

Nada melhor para obtê-las do que tornar-se um leitor assíduo, pois já se sabe que, quem pratica a leitura está fazendo o mesmo com a sua consciência, o raciocínio e a visão crítica.

A leitura tem a capacidade de influenciar nossa maneira de agir, o modo de pensarmos e até mesmo como falamos.

Com a prática da leitura tudo isso é expresso de forma clara, objetiva e, certamente, as pessoas que não possuem o hábito de ler ficam presas a gestos e formas rudimentares de comunicação, tornando-se repetitivas e pouco esclarecedoras.

Tudo isso é comprovado por meio de pesquisas, as quais revelam que – na maioria dos casos – pessoas com ativa participação no mundo das palavras possuem um bom acervo léxico e, por isso mesmo, entram mais fácil no mercado de trabalho, ocupando cargos gerenciais e de diretoria.

Porém, conter um bom vocabulário não é a única maneira de “vencer na vida”, porque, além disso, é preciso ler e compreender para poder opinar, criticar e modificar situações.



Diante de tudo isso, sabe-se que o mundo da leitura pode transformar, podendo enriquecer cultural e socialmente todo ser humano.

Não podemos compreender e sermos compreendidos sem saber utilizar a comunicação de forma adequada e, por isso mesmo, torna-se indispensável a intimidade com a leitura.



Benefícios da Leitura


·        A leitura é extremamente importante para todos nós, não apenas por ser fundamental em nossa formação intelectual, mas também por permitir a todos nós um acesso ao mundo das informações, das idéias e dos sonhos. Sim, pois ler é ampliar horizontes e deixar que a imaginação desenhe situações e lugares desconhecidos e isto é um direito de todos.

·        A leitura permite ao homem comunicar-se com eficiência, aprender e até mesmo desenvolver e trabalhar suas dificuldades. Em reportagem recente, uma grande revista de circulação nacional atribuiu à leitura, a importância de agente fundamental para a transformação social do nosso país.

·        Através do conhecimento da língua, todos têm acesso à informação e seremos capazes de emitir uma opinião sobre vários acontecimentos. Daí, ter opinião é cidadania e essa parte pode ser a grande transformação social do Brasil.

·        Os benefícios da leitura são cientificamente comprovados. Pesquisas indicam que crianças que têm o hábito da leitura – incentivado durante toda a vida escolar – desenvolvem seu senso crítico e mantém seu rendimento escolar em um nível alto.

·        O analfabetismo, um dos grandes obstáculos da educação no Brasil, está sendo combatido com a educação de jovens e adultos, mas a tecnologia está afastando nossas crianças dos livros.

Permitir a uma criança sonhar com uma aventura pela selva ou imaginar uma incrível viagem espacial são algumas das mágicas da leitura.

Ler amplia nosso conhecimento, desenvolve a nossa criatividade e nos desperta para um mundo de palavras e com elas construímos o que nós gostamos, o que queremos e o que sonhamos.

Portanto, garantir a todos o acesso à leitura deve ser uma política de Estado, mas cabe – principalmente – a nós dedicar um tempo do nosso dia a um bom livro, incentivar nossos amigos, filhos ou irmãos a se apegarem à leitura e acima de tudo utilizar nosso conhecimento para fazer de nossa cidade, estado ou país, um lugar melhor para se viver.




Nenhum comentário :

Postar um comentário