Você é Bem
Atendido Pelos SAC's das Empresas de Cartões de Crédito? E Pelas Operadoras de
Celular?
A
despeito do pequeno avanço registrado nas empresas prestações de serviços no
Brasil, na maioria das organizações os Serviços de Atendimento ao Consumidor
ainda necessitam de constantes investimentos em sua estrutura, além de profundo
treinamento em seus quadros de funcionários.
Isso é
facilmente percebido no momento em que as pessoas mais precisam desse tipo de
serviço, pois conforme o Prof. Alex Freire (da Fundação Getúlio Vargas - FGV)
nessa hora "o consumidor se sente um verdadeiro otário".
Por isso
vamos deixar claro desde o início que o SAC será tratado aqui nesse artigo como
o SACO – Serviço de Atendimento ao Consumidor Otário.
Diante
disso, conforme orientações do Professor Alex Freire veremos abaixo as
principais técnicas que deverão ser utilizadas pelos consumidores quando
necessitarem recorrer a esse serviço:
·
Ao decidir ligar para o SACO de uma empresa, o
consumidor deve procurar um lugar confortável (o sofá, uma poltrona ou um
puff), colocar uma mesinha bem perto e sobre ela colocar frutas, barra de
cereais e uma garrafa de água mineral.
Feche a
porta da sala, desligue o som e coloque um pijama. A melhor hora para ligar é
pela manhã, pois essa ligação durará no mínimo uma hora e no máximo toda
eternidade.
·
Fazer a ligação de um telefone fixo, pois se o
consumidor a fizer de um celular corre o risco de acabar a bateria no meio da
ligação e terá que repetir tudo outra vez. Sempre escolha o número nove (9) no
menu, pois dessa forma o consumidor evitará ouvir o que não quer e falará
direto com um ser humano.
É
importante ter em mãos três (3) folhas de papel para anotar o número do
protocolo de atendimento porque normalmente eles são longos, cheios de letras,
números, tracinhos e etc.
·
Se você estiver ligando para uma operadora de
cartão de crédito não o número do seu cartão mesmo que seja solicitado, pois
isso atrasará o atendimento e o atendente vai solicitá-lo novamente. Como foi
dito anteriormente digite logo o número nove, mas se for uma ligação para uma
operadora de celular aí a coisa muda completamente.
Aborde a (o)
atendente aos gritos – de preferência xingando logo de cara – e demonstre
bastante ódio, pois dessa forma ela (e) terá que repassar essa ligação para
quem decide.
·
Ao falar com a (o) atendente informe que você
também está gravando e que tem o dia todo para fazer isso, pois a (o) faz
entender que você está realmente decido a cancelar a assinatura da revista, do
cartão de crédito ou o seu celular.
Nesse
momento é importante demonstrar firmeza, segurança e estar preparado para
enfrentar uma "guerra" de nervos. Afinal, do outro lado da linha está
uma pessoa que recebeu um intenso treinamento no BOPE – RJ (Batalhão de
Operações Especiais). Ela (e) vai deixá-lo nervoso, estressado e de saco cheio
do SACO dele.
·
Agora vai começar a verdadeira odisseia, pois
tentar transferi-lo (a) para vários ramais começando pela Célia, passando pela
Vera, caindo no ramal do Fábio e depois ......adivinhe onde? Com a Gerente.
Ela vai
perguntar por que você deseja cancelar sua assinatura e, seja lá o que você
responder, vão te oferecer tudo o que não te ofereceram até hoje.
Portanto,
a dica é responder que perdeu o emprego, sua família te abandonou e está
devendo até a sua sogra. Este é o golpe de misericórdia, pois a última coisa
que eles querem é um cliente inadimplente.
·
Tenha certeza de uma coisa: _ a ligação vai cair.
Nada do que você falou foi registrado e aquela ligação jamais existiu. Eles não
lembram mais de você. Aliás, quem é você? Saiba que não foi problema de sinal e
neste momento é preciso muita calma.
Sendo
assim, conte de um até três milhões, coma uma fruta, beba uma água ou ligue a
TV. Enfim, faça alguma coisa que o faça esquecer-se do que aconteceu. Garanto a
você que a vida será melhor assim, pois a gente não ganha todas mesmo.
Comece
tudo outra veze reze para a ligação não cair. Qualquer semelhança com fatos e
acontecimentos reais não é mera coincidência. Está pensando em alguma empresa
de serviço de que é cliente? Então ligue para o SACO dela e teste as sugestões
acima.
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