Por Que se Deve Enfatizar os Benefícios de Um Produto?
Que Técnicas Podem Ser Empregadas em Uma Investigação Bem-Sucedida? Por Que as
Objeções Podem Gerar Boas Oportunidades Para Efetuar a Venda?
Após realizar uma boa apresentação inicial, a próxima etapa de um
profissional de vendas será a de compreender mais sobre o terreno a ser
explorado – em nosso caso específico, o cliente.
Qualquer pessoa tem suas próprias necessidades e seus próprios desejos e,
muitas vezes, não é tão fácil assim capta-los. A sondagem trará subsídios para entendermos melhor o que ainda é desconhecido sobre aquela pessoa ou
organização, e passará a direcionar nossa argumentação.
Porém, antes disso é preciso notar alguns detalhes que podem fazer a
diferença e, no caso de vendas feitas de forma presencial, é possível sondar o
cliente desde o primeiro contato. Isso ocorre através da observação do comportamento
do indivíduo, das roupas que veste, dos acessórios que usa, de alguns detalhes
presentes na sala dele e outros aspectos.
Então, procure notar tudo ao seu redor, observando objetos pessoais e
referências explícitas, tais como quadros nas paredes e porta-retratos.
É bem possível concluir que nosso prospect é casado e tem dois filhos
olhando para as mãos e uma foto na proteção de tela do computador. Caso você
venda para uma empresa, procure saber mais a respeito dela na Internet (muitas
delas têm um rico site, recheado de informações) e em quantas fontes mais puder
pesquisar.
Sondar é uma tarefa inesgotável para quem observa, e quanto mais informações
for possível obter, mais chances haverão para concluir o negócio. Para uma
investigação bem-sucedida, vale lançar mão de algumas técnicas, observadas
abaixo:
1) Faça Perguntas Abertas: qualquer pergunta efetuada deve ser ampla
o bastante para que o cliente não tenha chance de dizer apenas sim ou não. Este
não é o momento de ser objetivo, e dar a oportunidade de que o cliente responda
com algumas negativas e diga a você: “Lamento, mas como pode ver, seu produto
não serve para mim ...”.
Instigue-o sempre a falar mais que o trivial. Use as palavras como,
quando, onde, qual e porquê no início das suas indagações, e isto possibilitará
que o cliente devolva respostas mais elaboradas.
2) Ouça as Respostas: Após fazer uma pergunta aberta e obter uma resposta
qualificada, preste atenção ao que for dito, e construa aos poucos uma imagem
mental com as preferências do prospect, como se colasse cartazes em um painel.
Use estas referências para elaborar as próximas perguntas e mantenha a
percepção aguçada para identificar a hora de partir para o fechamento.
3) Contra-Ataque com Benefícios e Vantagens: Quando notar que as
respostas revelaram preferências ou necessidades do seu cliente, e que seu
produto ou serviço atende adequadamente a isto, faça a exposição imediata de
como isto é possível naquele momento.
4) Crie as Necessidades: Parece uma grande pretensão, mas é possível
e deve ser feito sempre. Ninguém venderia filtros de água se as pessoas não
tivessem sido despertadas para a importância de beber água livre de
micro-organismos nocivos. O que veio primeiro: a consciência ou o produto?
Pode apostar que muitos que compraram filtradores de água nem tinham
pensado a respeito antes de serem abordados por um vendedor que mostrou (ou
criou) tal necessidade. Faça o mesmo com seu cliente, pois ele muitas vezes não
sabe do que realmente precisa.
Superando Objeções
Muitos vendedores acreditam que ao se depararem com objeções, estão tendo
um grave problema, e que as mesmas surgem para atrapalhar o processo todo.
Mas, é necessário assimilar que as objeções são, na realidade, instrumentos para a melhoria do poder de argumentação, e muitas vezes delas
surgem as grandes oportunidades para efetuar um fechamento. Para compreender
melhor isso, note as afirmações abaixo:
·
A objeção pode vir de uma falha de apresentação;
·
Se não houver objeções, talvez o cliente não
tenha entendido para que serve seu produto ou serviço;
·
A maioria das “saídas pela tangente” são
objeções falsas;
·
Se notar que a objeção não parece ser
verdadeira, questione o real motivo;
·
Objeções podem ser reflexo da sua falta de
vínculo com o prospect;
·
Uma relação clara e aberta com o cliente fará
com que as objeções se transformem em simples questionamentos;
·
Se houver objeções identificáveis num primeiro
momento, resolva-as logo na apresentação do produto.
Fechamento
Chegar ao ponto de fechamento é o objetivo de todo bom vendedor. Mas a excelência
máxima neste momento depende dos sinais que o futuro cliente manifestará, e que
o qualificam como potencial comprador.
Abaixo estão listadas as maneiras de perceber como sito está bem perto de
acontecer:
·
Perguntas sobre prazos de entrega;
·
Perguntas sobre condições de pagamento;
·
Perguntas referentes a garantia e assistência
técnica;
·
Concorda com o que você disse, fazendo
repetições;
·
Pede demonstração sobre detalhes ou para
demonstrar de novo;
·
Olha para você e sorri receptivo, esperando seu
fechamento.
·
Pergunta positivamente sobre sua empresa.
Ao avistar um sinal parecido com um destes citados, é fundamental não perder
de vista o principal elemento para fechar a venda: a objetividade. E, chegando
ao clímax para o fechamento, pule a parte em que você provavelmente diria
“Vamos fechar negócio? ” para “Em que data o senhor prefere que eu faça a
entrega?”. Comece a discutir sobre prazos de entrega, condições de pagamento e
demais dados adicionais.
Daqui em diante, todas as suas perguntas devem ser fechadas e objetivas. Em
suma, as respostas do cliente devem ser sim ou não em sua maioria, e você deve
estar no comando até a última formalidade. Oriente-o sobre o que for preciso e
tente não tomar demais o tempo dele.
Pós-Venda
Alguns vendedores acreditam que o fechamento encerra com chave de ouro as
etapas de uma boa venda. A verdade é que uma venda apenas começa quando o cliente diz sim, e, portanto, o fechamento é o começo, a gênese de um processo
de relacionamento que pode ser longo ou curto, dependendo única e
exclusivamente do empenho para tal.
A manutenção dos clientes já conquistados é que determinará seu sucesso no
mercado, além de dar sustentação real aos seus negócios ou aos negócios da
empresa que você representa.
O trabalho de pós-vendas celebra uma realização, mas deve ser encarado como
um processo contínuo de aprimoramento na relação fornecedor / cliente.
A construção de relacionamentos sólidos, conforme vimos no módulo que tratava
de Networking, é uma atividade que exige doação e lealdade para acontecer.
Ninguém mantém um relacionamento duradouro se não estabelece um vínculo de
confiança forte, e não poderia ser diferente na relação de um vendedor com seus
clientes.
Não há regras pré-determinadas e nem mandamentos válidos para que o pós-venda
seja efetivamente garantido. A literatura especializada no assunto leva sempre
ao mesmo lugar: manter laços construídos bem firmes significará ter boas
vendas, ou pelo menos boas expectativas, num futuro não muito distante.
O trabalho de pós-venda pode ser baseado no modelo Pais X Filhos. O vendedor,
aqui encaixado no papel de pai, deve estar atento às manifestações do
filho-cliente, e ao mesmo tempo buscar diálogo para manter um relacionamento
saudável.
Quando surgirem dificuldades, lá estará o vendedor para analisa-las e
aconselhar o cliente sobre a melhor forma de resolver o impasse. A retribuição
por este cuidado estará representada na confiança depositada por ambos, e
determinará a qualidade e tempo de validade do envolvimento das duas partes.
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