Que Tipo de Treinamento Você Oferece Aos Seus Colaboradores? Que
Qualificações Sua Equipe Já Possui? Quais as Qualificações Necessárias Para
Satisfazer Aos Padrões Exigidos?
Seja oferecido pelos Departamentos de Treinamento das empresas ou através dos Gerentes, todo treinamento deve atender a dois (2) objetivos específicos:
·
Oferecer
qualificação às pessoas, a fim de capacitá-las a exercer suas atividades profissionais;
·
Oferecer-lhes
a vontade de melhor exercerem essas atividades.
O primeiro tipo será baseado
pelas necessidades da organização e pelas aptidões que os colaboradores já
possuem.
Mas, primeiramente o gestor
precisará determinar o que seus funcionários precisam aprender e, nesse
contexto, algumas perguntas ajudarão ao Gerente a encontrar a resposta:
·
Que
qualificações as pessoas já possuem?
·
Quais as
responsabilidades de cada função?
·
Quais as
metas do setor?
·
Quais as
qualificações necessárias para satisfazer aos padrões exigidos pela
organização?
·
Qual é
déficit existente entre as qualificações necessárias e aquelas que os
colaboradores já possuem?
Porém, oferecer aptidões às
pessoas é apenas a primeira parte do treinamento, pois as pessoas necessitam
ser motivadas a colocar em prática as qualificações que elas agregaram ao seu
portfólio de conhecimentos.
Por esse motivo, parte do
treinamento deve ser motivador por natureza e, na medida em que o Gerente
desenvolver uma estratégia para tentar motivar seu pessoal, o gestor deverá
fazer-se as seguintes perguntas:
·
O que os
colaboradores necessitam saber sobre a empresa, a fim de obter sentido de
orgulho? A história da organização? Seus produtos e serviços? As principais
realizações da empresa? Suas tradições? Sua filosofia? Seus valores?
·
Que tipos
de treinamento para o crescimento pessoal aumentarão sua autoestima e
confiança? Seria um treinamento sobre a melhor maneira de apresentar uma imagem
pessoal adequada? Seria um treinamento sobre qualificações específicas?
Dessa forma, o Gerente deve
sempre ter em mente que o treinamento de seu pessoal deve assumir diferentes
formas e, quanto mais variado for, melhores resultados ele proporcionará.
FONTE: "Dez Passos Para o
Empowerment". Diane Tracy, Ed. Campus, Rio de Janeiro, 1994
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