quinta-feira, 31 de março de 2022

Relacionamento Com Clientes Uma Importante Etapa na Gestão de Vendas

 

Quais as Principais Ferramentas Empresariais Para Conhecer Bem Seus Clientes? Por Que a Empresa Precisa Diferenciar Seus Clientes? Como Devem Ser Tratados os Clientes Eventuais? Como Identificar os Clientes Defensores? Quais os Principais Recursos Utilizados no Processo de Fidelização do Cliente?

 


 O relacionamento com clientes é a chave para um eficaz fechamento de venda. Tudo começa quando os vendedores de uma determinada empresa entendem que relacionamento é algo que se estabelece entre a sua marca, sua empresa, de um lado, e, de outro, pessoas; ou seja, os clientes.

O objetivo desse relacionamento é a retenção de clientes. Porém, relacionamentos são construídos através da familiaridade e do conhecimento dos seus clientes e abrangem os seguintes passos:

 

1) Como Conhecer o Seu Cliente

 

Quem é o cliente mesmo? Falar que a empresa conhece o cliente se tornou lugar comum e um jargão pronunciado por todos nós. Quanto mais o cliente percebe que sua empresa sabe reconhecer e busca atender suas necessidades, mais ele fornece informações a seu respeito.

Então, quanto mais informações sua empresa tiver a respeito do cliente, maior a capacidade de reconhecer e privilegiar aqueles que são mais lucrativos.

Mas, para conhecer realmente seus clientes, a empresa precisa identificar quem são, levantar informações a respeito deles e tornar essas informações úteis para o bom atendimento e para a satisfação deles. E, para essa finalidade precisará fazer uso de ferramentas como:

 

·                   Pesquisa: Auxilia no conhecimento do cliente, perguntando a ele o que mais compra, como compra, quando costuma comprar, se o preço é um fator que decide sua compra ou ainda observando seu cliente sem nada perguntar a ele. Pode ser realizada por telefone, formulário para o cliente responder quando vai à loja ou pela contratação de empresa/pessoa para isso

·                   Banco de Dados: Permite conhecer o cliente depois de ele ter com prado em sua empresa. Consiste em reunir e manter atualizado dados pessoais, demográficos (nome, endereço, idade, etc.), psicossociais (preferências, hábitos pessoais), comerciais (razão social/CPF, frequência, volume das compras e tipo dos produtos ou serviços)

 

Pode-se dizer que bancos de dados são conjuntos de informações a respeito do cliente que o ajudarão a conhecer seus hábitos de compra, preferências e histórias passadas e a conseguir um ótimo relacionamento com a pessoa com a qual você realizará seus negócios.

Para isso, são utilizados programas de informática e processos cuidadosamente elaborados, de modo a que sua empresa tenha em mãos informações que possam gerar aumento de vendas de novos produtos, vendas casadas, vendas por indicação, aumento de quantidade, etc.

 

2) Como Desenvolver Um Longo Relacionamento Com o Cliente

 

Após conhecer seus clientes épreciso analisar por onde começar o relacionamento. Diante disso, a empresa precisará diferenciar seus clientes; ou seja, tratá-los conforme o retorno dado por eles ou da maneira como gostam.

Exemplo: Deve haver estratégias para os novos clientes, para os que compram muito e para os mais antigos. Ou seja, os clientes devem ser agrupados conforme os comportamentos demonstrados em diferentes fases. Vamos conhecer cada uma dessas fases:

 

·                   Clientes Potenciais: São identificadas dentro da população e cujo perfil combina com o que sua empresa está procurando. São as que procuram os produtos e serviços que sua empresa oferece. Visitam, mas não compram. Como devem ser tratados? No mínimo, muito bem, pois um dia vão comprar ou realizar contratos com você O que você deve fazer? Realizar eventos que visem à experimentação do produto; efetivar trabalhos de merchandising no ponto de venda; municiar o cliente de informações que lhe proporcionem garantia; criar um ambiente propício à confiança dos clientes; utilizar grupos de referência fazendo testemunhos

·                   Clientes Eventuais: Satisfeitos com os contatos feitos com a empresa, eles passam a referenciá-la como o principal local onde comprar e atender suas necessidades. Você já os conquistou, mas ainda não sua inteira confiança O que você deve fazer? Contatos diretos com os clientes, visando verificar a sua aceitabilidade e aumentando a convicção da compra; realizar contatos diretos periódicos, reafirmando o conceito da marca e do produto

·                   Clientes Regulares: São os que compram de sua empresa há muito tempo e cuja confiança você já conquistou. Eles acham normal comprar de sua empresa e quase não consideram mais os concorrentes. O que você deve fazer? Campanhas de reforço dos benefícios; promoções que intensifiquem a convicção da compra; realizar contatos através de mídias alternativas, visando ao reforço da imagem

·                   Clientes Defensores: São clientes tão comprometidos com sua empresa que somente uma falta muito grave poderia prejudicar essa relação. É um defensor, que contará a outras pessoas ótimas experiências que teve com sua empresa.  O que você deve fazer? Promoções específicas para garantir a longevidade; campanhas de valorização dos clientes; proporcionar benefícios que aumentem sua convicção

 

3) Recursos Utilizados no Processo de Fidelização do Cliente

 

Para construir um programa de fidelização, é essencial entender as necessidades, desejos e valores do cliente para depois traçar um plano adequado. Mas, se você já conhece seus clientes e consegue diferenciá-los, poderá traçar algumas ferramentas para fidelizá-los. Sendo assim, veremos abaixo algumas ferramentas que podem ser utilizadas para fidelização:

 

·                   Cartões de Clientes Especiais: Para destacar e distinguir pessoas que, pelo fato de preferirem sua empresa, terão tratamento personalizado

·                   Pesquisa: Realizada face a face ou por telefone

·                   Telemarketing: Conjunto de estratégias de divulgação e vendas de produtos e serviços pelo telefone. O telemarketing pode ser ativo ou receptivo

·                   Cupom de Desconto: Peça promocional contendo uma oferta de desconto de preço, normalmente por determinado período. Distribuído através de mala direta para determinados clientes

·                   Cartões de Aniversário: Aproximam o cliente da empresa

·                   Milhagem e Pontuação: para clientes de compras regulares ou constantes é possível incentivar a preferência, oferecendo-lhes brindes e cortesias baseadas no maior consumo ou utilização de serviços

 

 

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