Quais São os Três Aspectos Apontados Como Sendo os
Objetivos das Estratégias de Eficácia do Endomarketing? Qual o Grau de
Importância da Capacitação dos Funcionários no Endomarketing?
Alguns estudiosos afirmam que o clima organizacional é a principal bússola para a construção de estratégias de Endomarketing. Seja por alimentar
os departamentos envolvidos na confecção dos planos com informações a respeito
do humor dos colaboradores e das questões mais relevantes para estes, seja por
ter como intuito alterar a situação momentânea.
Três aspectos são apontados como os objetivos primordiais das
estratégias, e sendo também alguns dos indicadores mais importantes a serem
acompanhados:
·
A autoestima dos colaboradores por fazerem parte
daquela organização;
·
A empatia entre os integrantes das equipes e da
companhia como um todo, de maneira a colaborarem um com os outros;
·
Laços de afetividade construídos para
manterem-se unidos e empenhados em um fim único.
Estes elementos são indicadores que resumem os objetivos a serem
perseguidos pela área, contudo, é bastante complexo o conjunto de atitudes que
precisam ser estimuladas e implementadas a fim de que o clima organizacional
seja construído positivamente.
Capacitação dos funcionários é um dos objetivos do Endomarketing, tanto
em relação a suas funções quanto sobre os valores, regras e princípios que
constituem a cultura organizacional.
Para isso, será necessário elaborar meios de comunicação, treinamentos
perenes e eficazes, sempre em conjunto com os setores que mais precisem desse
tipo de abordagem. A motivação e o engajamento nortearão os trabalhos dessa
área.
O primeiro desafio será apresentar os princípios do Endomarketing como
relevantes para toda a organização, o que implica apresentá-los como um
compromisso ao qual todas as áreas devem aderir.
Um benefício abstrato – e efeito colateral das ações dessa estratégia – é
a possibilidade de construir um ambiente em que haja sinergia entre os
departamentos.
A especialização exigida no ambiente corporativo acaba por “encastelar”
os profissionais em seus setores e atividades, limitando-se a atuar dentro do
que é esperado.
Isto acontece, muitas vezes, por haver um pensamento de que tal atitude é a correta, ater-se ao que é esperado e não entrar em assuntos dos quais o
profissional não entende completamente.
Contudo, tal postura retira a possibilidade de novas soluções, pois a
tendência é de que os caminhos percorridos se repitam. Ao estimular o diálogo
no ambiente interno, aumenta a possibilidade de haver cooperação real e
predisposição para isso.
Ao compreender os desafios das mais diversas áreas e sentir-se parte de
um todo, os colaboradores atuarão de forma sinérgica, unindo forças para um
único fim.
O resultado da pesquisa de clima deve ser a matéria-prima com a qual
serão estruturadas as estratégias de Endomarketing. Embora haja o interesse em
“vender” a organização para os colaboradores, o objetivo principal deve ser
sempre a melhoria das condições de trabalho em todos os níveis, inclusive
emocional.
Este aspecto impactará o engajamento do público interno. A motivação dos
profissionais também é essencial para o sucesso da organização e se trata de um
dos mais importantes objetivos do Endomarketing, permeando sempre as mais
diversas ações implementadas.
Pode-se dizer, inclusive, que é o efeito colateral de todas as etapas da
estratégia. O ambiente corporativo é bastante competitivo, não importando o
nível de concorrência do mercado no qual a organização atua.
A motivação do colaborador é facilmente abalada por isso, o que impacta
diretamente o seu rendimento e os resultados alcançáveis. As ações do
Endomarketing podem equalizar esses desníveis constantes, criando um lastro de
emoções positivas.
Contudo, é importante estar atento ao tipo de problemáticas enfrentadas
pela organização. Questões que a colocam em descrédito, como casos que implicam
falta de ética, não poderão ser corrigidos e nem é possível proteger a
organização disso.
O Endomarketing promove, ainda, mudanças culturais de médio e longo prazo
através de ações constantes. Se corroborados pela diretoria, as propostas de
transformação acarretarão ganhos crescentes no clima organizacional.
Embora não se trate apenas de uma decisão up-to-down, e implique num esforço de engajamento, a participação
da diretoria na elaboração e implantação das estratégias faz diferença, pois
confere legitimidade ao empreendimento, ao mesmo tempo em que abre espaço para
o diálogo.
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