segunda-feira, 4 de abril de 2022

A Eficácia do Endomarketing Sobre o Clima Organizacional

 

Quais São os Três Aspectos Apontados Como Sendo os Objetivos das Estratégias de Eficácia do Endomarketing? Qual o Grau de Importância da Capacitação dos Funcionários no Endomarketing?

 


 

Alguns estudiosos afirmam que o clima organizacional é a principal bússola para a construção de estratégias de Endomarketing. Seja por alimentar os departamentos envolvidos na confecção dos planos com informações a respeito do humor dos colaboradores e das questões mais relevantes para estes, seja por ter como intuito alterar a situação momentânea.

Três aspectos são apontados como os objetivos primordiais das estratégias, e sendo também alguns dos indicadores mais importantes a serem acompanhados:

 

·                   A autoestima dos colaboradores por fazerem parte daquela organização;

·                   A empatia entre os integrantes das equipes e da companhia como um todo, de maneira a colaborarem um com os outros;

·                   Laços de afetividade construídos para manterem-se unidos e empenhados em um fim único.

 

Estes elementos são indicadores que resumem os objetivos a serem perseguidos pela área, contudo, é bastante complexo o conjunto de atitudes que precisam ser estimuladas e implementadas a fim de que o clima organizacional seja construído positivamente.

Capacitação dos funcionários é um dos objetivos do Endomarketing, tanto em relação a suas funções quanto sobre os valores, regras e princípios que constituem a cultura organizacional.

Para isso, será necessário elaborar meios de comunicação, treinamentos perenes e eficazes, sempre em conjunto com os setores que mais precisem desse tipo de abordagem. A motivação e o engajamento nortearão os trabalhos dessa área.

O primeiro desafio será apresentar os princípios do Endomarketing como relevantes para toda a organização, o que implica apresentá-los como um compromisso ao qual todas as áreas devem aderir.

Um benefício abstrato – e efeito colateral das ações dessa estratégia – é a possibilidade de construir um ambiente em que haja sinergia entre os departamentos.




A especialização exigida no ambiente corporativo acaba por “encastelar” os profissionais em seus setores e atividades, limitando-se a atuar dentro do que é esperado.

Isto acontece, muitas vezes, por haver um pensamento de que tal atitude é a correta, ater-se ao que é esperado e não entrar em assuntos dos quais o profissional não entende completamente.

Contudo, tal postura retira a possibilidade de novas soluções, pois a tendência é de que os caminhos percorridos se repitam. Ao estimular o diálogo no ambiente interno, aumenta a possibilidade de haver cooperação real e predisposição para isso.

Ao compreender os desafios das mais diversas áreas e sentir-se parte de um todo, os colaboradores atuarão de forma sinérgica, unindo forças para um único fim.

O resultado da pesquisa de clima deve ser a matéria-prima com a qual serão estruturadas as estratégias de Endomarketing. Embora haja o interesse em “vender” a organização para os colaboradores, o objetivo principal deve ser sempre a melhoria das condições de trabalho em todos os níveis, inclusive emocional.

Este aspecto impactará o engajamento do público interno. A motivação dos profissionais também é essencial para o sucesso da organização e se trata de um dos mais importantes objetivos do Endomarketing, permeando sempre as mais diversas ações implementadas.

Pode-se dizer, inclusive, que é o efeito colateral de todas as etapas da estratégia. O ambiente corporativo é bastante competitivo, não importando o nível de concorrência do mercado no qual a organização atua.

A motivação do colaborador é facilmente abalada por isso, o que impacta diretamente o seu rendimento e os resultados alcançáveis. As ações do Endomarketing podem equalizar esses desníveis constantes, criando um lastro de emoções positivas.

Contudo, é importante estar atento ao tipo de problemáticas enfrentadas pela organização. Questões que a colocam em descrédito, como casos que implicam falta de ética, não poderão ser corrigidos e nem é possível proteger a organização disso.

O Endomarketing promove, ainda, mudanças culturais de médio e longo prazo através de ações constantes. Se corroborados pela diretoria, as propostas de transformação acarretarão ganhos crescentes no clima organizacional.

Embora não se trate apenas de uma decisão up-to-down, e implique num esforço de engajamento, a participação da diretoria na elaboração e implantação das estratégias faz diferença, pois confere legitimidade ao empreendimento, ao mesmo tempo em que abre espaço para o diálogo.

 

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