quinta-feira, 23 de setembro de 2021

A Estrutura dos Sistemas Econômicos Uma Primeira Aproximação

 

Como os Sistemas Econômicos Podem Ser Decompostos? Qual é a Tríade dos Problemas Econômicos Fundamentais?

 

 


Analisando os critérios com que alguns autores europeus e latino-americanos observam a estrutura dos sistemas econômicos, verificamos que estes podem ser decompostos em três (3) grupos: (a) Estoque de recursos produtivos; (b) Complexo de unidades de produção; e (c) Conjunto de instituições.

O primeiro constitui a própria base da atividade econômica, pois sem a reunião de recursos humanos e patrimoniais, nenhuma forma de atividade econômica é possível – uma vez que ela se desenvolve a partir da existência de certa faixa de população economicamente ativa, de capacidade empresarial, de capital de tecnologia e de recursos naturais.

Todavia, a importância econômica desses elementos só se completa quando eles puderem ser reunidos e combinados. Por si só, nenhum deles é capaz de constituir um sistema; mas, quando reunidos, eles se completam para tecer a complexa estrutura dos sistemas econômicos. E são exatamente as unidades de produção – principais células dos sistemas econômicos – que dão origem aos fluxos real e monetário (ou da produção e da renda), executando as principais tarefas relacionadas à solução da tríade dos problemas econômicos fundamentais – o quê e quanto, como e para quem produzir.

Por outro lado, todos os sistemas econômicos devem dispor de um conjunto de instituições jurídicas, políticas, sociais e econômicas que dão forma às atividades desenvolvidas pela sociedade. As instituições definem as relações entre as unidades de produção e os centros de disposição dos recursos produtivos. Nenhum sistema econômico é possível sem que elementos jurídicos discipline as atividades individuais, determinando os deveres e as obrigações dos detentores dos recursos e das unidades que o empregarão.

De igual forma, os sistemas econômicos não podem prescindir de instituições políticas que definam as relações entre o Estado, as empresas e a coletividade, e ainda, de um conjunto de instituições sociais que estabeleçam planos de conduta para os diferentes setores da atividade econômica. Deve-se ressaltar que esses três elementos dos sistemas econômicos – estoque de recursos, unidades de produção e instituições – estão diretamente ligados ao processo de crescimento, sinalizando pelo deslocamento positivo das curvas de possibilidade de produção.  

O suprimento de recursos humanos e patrimoniais é um dos principais condicionantes do crescimento econômico: _ tecnologia incipiente, recursos humanos mal preparados, insuficiência de capital, capacidade empresarial pouco agressiva e reduzidas possibilidades de incorporação dos recursos naturais às atividades econômicas constituem barreiras ao processo de expansão das possibilidades de produção, pois este exige satisfatórios estoques de fatores produtivos.

De outro lado, o crescimento econômico depende da forma como operam as unidades de produção: _ a debilidade do complexo empresarial é incompatível com a promoção do crescimento, uma vez que a eficiência do aparelhamento produtivo, relacionada ao nível das possibilidades de produção, manifesta-se a partir da melhor utilização dos recursos – tarefa que se exige de cada uma das unidades de produção, seja qual for o setor a que se dediquem.

Por fim, as instituições jurídicas, políticas, sociais ou econômicas se encontram relacionadas ao crescimento e, para que este se processe, devem as sociedades dispor de satisfatórios suprimentos de recursos e de eficiente atuação das empresas e de um conjunto de instituições que facilitem os procedimentos econômicos do sistema.


https://www.facebook.com/profigestao 

Nenhum comentário :

Postar um comentário