Que Palavras, Ideias ou
Sentimentos Podemos Utilizar Com Nossos Clientes Varejista? E com o Nosso
Chefe? E nosso (a) companheiro (a)?
A parte mais importante da prestação de serviços são as pessoas da linha de frente, as quais têm autonomia para exercerem suas funções com inteligência e criatividade. Ou seja, trata-se do Promotor de Vendas, o qual deve saber comunicar-se com eficiência com os varejistas que comercializam seus produtos.
Quando se
fala em comunicação pensa-se primeiramente na transmissão de ideias por
qualquer meio – através de sons ou imagens. Mas, toda e qualquer mensagem deve
ser simples e clara para que o receptor da mensagem a entenda
perfeitamente.
Porém,
isso não é tão simples assim, pois se as pessoas percebessem a realidade como
uma máquina fotográfica – isto é, registrando fielmente todos os elementos
presentes na situação – não haveria problema algum. Na verdade, ocorre que no
ato da recepção da mensagem algumas pessoas registram alguns dados, ignoram
outros, alteram alguns e até introduzem elementos pessoais seus.
Que
palavras, ideias ou sentimentos podemos utilizar para os clientes varejista? E
para o nosso chefe? E nosso (a) companheiro (a)? Dessa forma, devemos
aprender a perceber como essa pessoa recebe nossa mensagem. Que reações ela tem
à medida que nos está ouvindo? E, principalmente, se ela está realmente nos
ouvindo.
Sendo
assim, visando a melhoria da emissão (de quem emite a mensagem) e da recepção
(quem a recebe) das mensagens, alguns aspectos devem ser considerados:
·
Utilização do Feedback: Feedback
significa verificar o próprio desempenho e corrigi-lo, se necessário? Como
estou agindo? Vocês me entendem? Estou sendo claro? Através do feedback pode-se
verificar o desempenho através da obtenção de respostas / retornos que obtemos
dos outros aos nos comunicar.
·
Uso apropriado dos muitos canais
de comunicação: Através da observação do comportamento não verbal e da
expressão oral do nosso interlocutor pode-se perceber se o canal de comunicação
utilizado, está sendo eficiente ou não. Pois, se assim for, devemos buscar o
mais apropriado, pois só assim poderemos realmente nos comunicar
·
Saber ouvir: Saber ouvir além das
mensagens é uma qualidade que o Promotor de Vendas pode desenvolver para
facilitar sua comunicação com os varejistas. Também devemos controlar nossos
impulsos de falar sem ouvir e refletir sobre o que ouvimos, pois como sabemos,
pode-se facilmente cometer enganos ao nos precipitarmos e interpretarmos mal a
mensagem.
·
Colocar-se no lugar do receptor:
Neste momento devemos usar a empatia, pois é difícil nos entendermos com um
ouvinte quando o que estamos comunicando contradiz seus ideais, não vão ao
encontro das suas expectativas, ou não corresponde à sua realidade de
vida.
·
Adequar-se ao receptor: O
Promotor de vendas deve tentar utilizar uma linguagem adequada a cada tipo de
cliente, partindo da realidade cultural e intelectual de cada um.
·
A mensagem deve ser simples,
direta e sem redundância: Mensagens confusas, recheadas de palavras eruditas e
estilo rebuscado provocam distorções de comunicação.
Portanto,
o Promotor de Vendas deve ter simplicidade, ser claro e objetivo porque esses
são os meios mais eficazes de fazer-se entender, sem muito esforço.
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