Existem dois motivos pelos
quais os clientes compram de nós:
1. Eles
só compram de nós devido ao preço.
2. Eles
compram de nós porque somos diferentes.
Com base nisso, há um exercício simples
que faço com as equipes de vendas sobre a Proposta Única de Valor (PUV), que, para
mim, define se uma empresa tem ou não o que chamo de “alma”. A pergunta é a
seguinte: “Por que o cliente compra de nós, e não da concorrência, além do preço?
”.
Teoricamente, seria uma pergunta fácil de
responder. Mas você precisa ver a confusão que se arma nessa hora. Se perguntar
para dez vendedores, saem pelo menos oito coisas diferentes – e quase todas
erradas.
E isso não é algo que se resolva fazendo
uma campanha motivacional. Também não se resolve treinando, trocando o logotipo
da empresa ou lançando um novo produto/serviço e, tampouco, mandando pessoas
embora, achando que o “sangue novo” vai, milagrosamente, compensar a falta de
motivação ou dedicação da equipe.
O problema, na minha opinião, é que as
empresas esqueceram do principal: que precisam ter (ou, pelo menos, deveriam
ter) uma alma. A alma da empresa, nesse caso, é sua missão, seu propósito, o
porquê de ela existir. Se você perguntar para uma equipe de vendas “por que
essa empresa existe? ” ou “por que somos diferentes? ” e ninguém souber responder,
pode ter certeza de que existe um problema estratégico sério. E, se a equipe de
vendas não sabe, imagine os clientes.
Freud tem um texto muito interessante
chamado Afinal de contas, o que quer a mulher? Minha pergunta é mais
fácil de responder: “Afinal de contas, o que querem nossos clientes? ”.
Acho que os clientes estão querendo dez
coisas das empresas e também dos vendedores que os atendem. Então, veja se você
tem conseguido oferecer todas, pois, se conseguir, será incrivelmente
recompensado com lealdade, indicações e, principalmente, um grande orgulho de
trabalhar em sua empresa atual. Uma empresa que segue este Decálogo certamente
tem alma:
1. Confiança – Quero
ter a confiança de que estou comprando algo que realmente vai resolver meu
problema.
2. Valor – Quero
pagar um preço justo e correto e sentir prazer ao comprar.
3. Novidades – Quero
ser surpreendido positivamente.
4. Agilidade – Quero
ser atendido prontamente e sem demoras.
5. Significado – Quero
que você entenda que o produto ou serviço que estou adquirindo é realmente
importante para mim.
6. Atenção – Quero
que você me valorize e me faça sentir especial.
7. Conexão – Quero
fazer parte de um grupo de pessoas com ética, valores e princípios iguais aos
meus.
8. Atendimento – Quero
ser atendido por profissionais que entendem do assunto, gostam do que fazem e
demonstram prazer em me atender.
9. Descoberta – Quero
poder indicar sua empresa para minha família, amigos e colegas.
10. Contribuição – Quero
que você contribua com causas que me importam.
A
pergunta que fica é esta: “Sua
empresa tem alma? ”. Você, como vendedor, tem seguido o
Decálogo do Cliente?
Raul Candeloro (www.vendamais.com.br )
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