terça-feira, 10 de março de 2020

Tomada de Decisão em Grupo – Uma Abordagem de Sistemas Abertos



Quais São os  Subsistemas Que Compõem Uma Empresa na Teoria dos Sistemas Abertos? Em Que Consiste o Ambiente Externo da Organização? Quais as Etapas do Processo Decisório Nos Sistemas Abertos?





O processo de tomada de decisão em grupo foi desenvolvido para eliminar uma lacuna existente no processo individual e, para isso, tomamos emprestado alguns conceitos da Escola Clássica de Administração e da Escola Behaviorista para conferir maior clareza à essa abordagem. Apresentaremos uma ferramenta que os gerentes poderão usar ao analisar os problemas em grupo e discussões sobre a tomada de decisões.


A literatura a respeito da tomada de decisão em grupo é extensa e as pesquisas sugerem que as decisões de maior qualidade podem ser alcançadas por grupos e não por indivíduos, embora possam ser mais demoradas. No entanto, é importante que o grupo tenha um processo a seguir, o qual será descrito a seguir.

Considera-se “sistema aberto” uma empresa que recebe insumos do ambiente externo (matéria-prima como carvão, por exemplo), os transforma e fornece produtos ao ambiente externo. Esse processo de transformação é útil na análise de problemas e na tomada de decisão, na medida em que permite que os tomadores de decisão enxerguem a empresa sob a perspectiva do processo, ou da cadeia de valor.


Os Subsistemas da Empresa


Na Teoria dos Sistemas Abertos uma empresa é formada por vários subsistemas e, entre eles, encontramos:

·        Missão, Visão e Valores: Esse subsistema descreve o propósito (Missão) da empresa ou, como Peter Drucker perguntaria, “qual é o nosso negócio?” Descreve também a Visão que a organização tem para o futuro: “qual deve ser o nosso negócio?” e os Valores e crenças compartilhados na empresa.
·        Subsistema Gerencial: Esse subsistema descreve as práticas gerenciais e o estilo de liderança da organização.
·        Subsistema Humano, Cultural e Social: Esse subsistema descreve as pessoas da organização, seu conhecimento, suas habilidades, seus valores, suas crenças e de que forma, juntos, eles contribuem para a cultura da empresa.
·        Subsistema Estrutural: Há duas dimensões nesse subsistema. Uma lida com as relações de subordinação, conforme especificadas no organograma da empresa e, a outra, lida com a tomada de decisão, onde as decisões são tomadas na empresa e se ela é responsiva ao ambiente externo.
·        Subsistema Tecnológico: Esse subsistema descreve a tecnologia usada para realizar o trabalho, gerar informações e etc.

Na Teoria dos Sistemas Abertos, o ambiente externo da organização – com o qual ela interage – consiste em:

·        Ambiente de Tarefa: Inclui os clientes, fornecedores e concorrentes da organização ou aqueles mais próximos dela, com quem interage com mais frequência. Inclui também as mudanças tecnológicas que podem impactar o setor.
·        Ambiente Geral: Trata-se do ambiente no qual a empresa atua e inclui o elemento jurídico, de regulamentação, recursos naturais, economia, sociedade, educação, cultura, valores, crenças e o clima.


Etapas do Processo Decisório em Sistemas Abertos




 A abordagem da análise de problemas nos sistemas abertos e tomada de decisão consiste em doze (12) etapas e, cada qual, inclui uma lista de verificação com as perguntas importantes que devem ser feitas em relação a cada elemento:

1ª) Determinação da Estratégia:  Identificação inicial de um problema ou dos sintomas de um problema. Entre as perguntas que o tomador de decisão precisa fazer estão:
·        Qual é a nossa meta ou objetivo?
·        Identifique as lacunas de desempenho, as diferenças entre nossos objetivos e meta e os resultados reais.
·        A lacuna é importante?

2ª) Avaliação do Problema ou Estratégia: Perguntas importantes que o tomador de decisão deve fazer se ele concluir que a decisão é, de fato, necessária:
·        É necessária alguma ação de emergência? (Ex: evacuar o edifício, para só depois descobrir como o fogo começou).
·        É necessária uma reunião para análise do problema em grupo? O tomador de decisão dispõe de informações suficientes sobre o “verdadeiro problema” para tomar uma decisão ou seria útil contar com a colaboração de outros?
·        Quem são as pessoas certas a se consultar para obter informações e conhecimentos relevantes sobre a situação?
·        Quem poderia ser impactado por uma decisão, e essas pessoas têm capacidade de resistir?
·        Quem mais tem o poder, a autoridade e a influência para aprovar a decisão? Eles devem ser convidados?
·        Quais serão a hora e o lugar certos para a discussão?

3ª) Abrindo a Reunião e Estabelecendo as Regras de Conduta: Quando todos os participantes estiverem presentes, o tomador de decisão deve definir as regras de conduta. Logo que a organização estiver familiarizada com esse processo, essa etapa será rápida e poderá ser realizada com um rápido lembrete nas futuras reuniões sobre análise de problemas e tomada de decisão.

4ª) Coleta de Informações: Essa etapa lida com a coleta de informações relativas ao problema ou à lacuna de desempenho e, aqui, os subsistemas e os ambientes de tarefa e geral da empresa, devem ser explorados, dependendo da complexidade da questão.

5ª) Análise dos Impactos: Uma vez realizada a avaliação dos subsistemas e do ambiente externo da organização, o próximo passo será realizar uma análise dos impactos. Em outras palavras, será que uma mudança em um subsistema teve impacto adverso em outro? Ex.: introduziu-se uma nova tecnologia (subsistema tecnológico) para a fabricação de um produto. No entanto, os funcionários não foram treinados para utilizá-la (subsistema humanos) e, nesse caso, a pergunta é: Um ou mais subsistemas estão impactando outro (s) subsistema (s)?

6ª) Definição dos Problemas: O objeto das 5 primeiras etapas na abordagem de sistemas abertos é ajudar o grupo a definir o “verdadeiro problema” versus os sintomas do problema. Por exemplo: uma empresa pode estar apresentando uma elevada taxa de rotatividade de funcionários. A gerência acredita que o problema está na remuneração não compatível com o mercado e exige que o RH desenvolva um novo sistema de remuneração. No entanto, uma avaliação dos subsistemas pode revelar que (1) a tecnologia da empresa não está atualizada e os trabalhadores – especialmente os da área tecnológica – buscarão a tecnologia mais atual, a fim de dar continuidade ao seu desenvolvimento pessoal; (2) não existe um sistema de plano de carreira e, portanto, os trabalhadores do conhecimento veem oportunidades limitadas de crescer na organização. Sendo assim, ao definir o “verdadeiro problema” a conclusão deve incluir as seguintes questões:

·        O Objetivo: O que estamos tentando alcançar?
·        O Obstáculo: Que obstáculo (s) no caminho do objetivo precisa (m) ser eliminado (s)?

7ª) Identificação das Alternativas: Após a identificação do verdadeiro problema, o próximo passo é considerar as alternativas para resolver a situação. Diante disso, o responsável pela decisão – que lidera a discussão sobre análise do problema em grupo – definirá algumas regras adicionais como a identificação das restrições, a busca de alternativas e a suspensão do julgamento.

8ª)  Avaliação das Alternativas: Depois que todas as alternativas tiverem sido propostas pelo grupo, cada uma delas deve ser avaliada fazendo-se as seguintes perguntas:

·        Como essa alternativa ajudará a resolver o problema e alcançar o objetivo?
·        Como essa alternativa não ajudará?
·        Que problemas futuros essas alternativas pode causar?
·        Qual será o impacto dessa alternativa sobre os outros subsistemas?

9ª) Tomada de Decisão: O próximo passo é tomar a decisão e selecionar a alternativa que atenda aos seus critérios. Uma consideração adicional seria garantir que aqueles com poder, autoridade e influência estejam comprometidos com a decisão se a natureza da mesma estiver além do alcance da autoridade do tomador de decisão e exigir as “bênçãos” dos superiores.

10ª) Planejamento da Ação: É importante que o tomador de decisão esclareça o seguinte, para que todos entendam o plano e que parte eles desempenharão em sua execução:
·        O que você fará e quando?
·        O que os outros farão e quando?
·        Eles dispõem dos recursos para fazer o que deseja que façam – como conhecimentos, habilidades, informações, orçamento, etc.?
·        Que apoio e coordenação com outros departamentos podem ser necessários?
·        Que sistema de controle e feedback serão implementados para avaliar o progresso?
·        Estabeleça um cronograma e marque reuniões para avaliar o progresso

11ª) Avaliação e Controle: Esse sistema deve ser implementado para monitorar o progresso, fornecendo feedback e informações oportunas. O segredo é saber o que está acontecendo e, entre as perguntas importantes que o responsável pela decisão precisa fazer, estão:

·        Está havendo progresso?
·        Que medida corretiva deve ser tomada?
·        O plano deve ser revisto?

12ª) Conclusão da Reunião: Assim que o plano de ação é exposto e explicitado, o tomador de decisão deve agradecer a contribuição de todos os participantes e dar a reunião como encerrada. A minuta da reunião e o plano de ação devem ser preparados após a reunião e distribuídos tanto entre os participantes como outras pessoas, as quais possam ser afetadas pela decisão.

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