Qual a relação
entre o comportamento de certos clientes e a maturidade de um vendedor? O que é
capacidade analítica? O que fazer para obter a maturidade?
Quando tentamos evoluir através
de comportamentos adequados e adultos podemos dizer que temos maturidade
suficiente para enfrentarmos a vida e sairmos vitoriosos. No âmbito comercial,
os vendedores varejistas devem procurar evoluir sempre, aprendendo e
amadurecendo profissionalmente. Por isso, o profissional de vendas precisa
saber conciliar os vários comportamentos de seus clientes com o seu grau de
maturidade.
Para conseguir amadurecer ele precisará observar seu próprio comportamento e avaliá-lo sempre. Para isso, uma boa técnica é fechar os olhos e rever como lidou com algum incidente com seu cliente. Diante disso, o vendedor deverá observar cuidadosamente seu comportamento errado – ou agressivo -, imaginando alguém que saberia lidar satisfatoriamente com a mesma situação e discutir com essa pessoa a maneira de agir e as consequências dessas ações.
Para conseguir amadurecer ele precisará observar seu próprio comportamento e avaliá-lo sempre. Para isso, uma boa técnica é fechar os olhos e rever como lidou com algum incidente com seu cliente. Diante disso, o vendedor deverá observar cuidadosamente seu comportamento errado – ou agressivo -, imaginando alguém que saberia lidar satisfatoriamente com a mesma situação e discutir com essa pessoa a maneira de agir e as consequências dessas ações.
Sendo assim, após examinar sua
própria atitude considerando alternativas e observando alguma sugestão de ação
mais adequada, o profissional de vendas estará preparado para pôr em prática
novos modos de tratar situações problemáticas que podem ocorrer no seu
cotidiano.
Capacidade
Analítica
Todos nós possuímos a capacidade
de analisar nossas atitudes e verificar se somos adultos e temos maturidade
suficiente para lidar com pessoas. Diante disso, nós precisamos nos analisar
afetiva, intelectual, psicológica e socialmente. A maturidade afetiva
representa muito para nós, pois nos permite sermos felizes e acabar com o
problema da incomunicabilidade, uma vez que somos feitos para viver em
sociedade; ou seja, nos relacionando.
Por isso, o profissional de
vendas deve praticar a empatia – principalmente com seus Clientes – onde poderá
sentir seus estados de ânimo como se fossem dele e, dessa forma, poderá
compreendê-los melhor.
Quando o vendedor possui certa
maturidade mental ele adquire o poder da razão. Através da mente conseguimos
pensar, raciocinar e tomar conhecimento daquilo que é percebido através dos
sentidos. Usando nosso pensamento como instrumento de conhecimento seremos
capazes de um aprofundamento contínuo e estarmos abertos às novas ideias.
O vendedor alcançará a maturidade
social quando conseguir superar a barreira do egoísmo e adquirir o senso de
pertencer à humanidade, de admitir a união e praticar a cooperação ativa com seus
semelhantes.
Para crescer interiormente e
considerar-se adulto é preciso tomar decisões acertadas e, consequentemente, o
profissional de vendas deverá se comunicar verdadeiramente com seus clientes,
expressando toda sua sinceridade. E se por acaso for tratado injustamente, ele
deve procurar desfazer esse equívoco com calma e moderação. Sendo assim, o
profissional em vendas não deverá cultivar raiva, deverá ser simpático e
demonstrar maturidade nos seus atos e palavras. E quando estiver errado, ele deve
admitir, pois a assertividade é o primeiro indício da nossa fase adulta.
Pessoas maduras têm o total
controle de si e acabam se sentindo confiantes e capazes, tornando-se pessoas
espontâneas na expressão de sentimentos e emoções. Portanto, quando o profissional
de vendas estiver com seu cliente não deve ficar inibido, magoado nem ansioso.
Ele deve procurar sentir-se bem
consigo mesmo sem depreciar seu cliente. Além disso, ele deve atingir seus
objetivos sem agressividades e sem ferir inconscientemente seu cliente. Veremos
a seguir algumas atitudes físicas que "falam" por nós e por isso
devem ser consideradas pelos profissionais de vendas:
·
Olhar nos
olhos = olhar nos olhos do cliente enquanto fala é a melhor maneira de
demonstrar sinceridade.
·
Postura
do corpo = quando o vendedor olha de frente e mantém a cabeça ereta, ele dá
ênfase ao que disse ao cliente.
·
Gestos =
uma mensagem acentuada por gestos adequados adquire ênfase especial.
·
Expressão
facial = Atitudes eficazes requerem expressão que combine com o que dizemos.
·
Tom de
voz, inflexão e volume = um sussurro monótono não passa sinceridade, enquanto
que o grito bloqueia nossa comunicação.
·
Escolher
a hora apropriada = o profissional de vendas deve usar sua inteligência e
percepção para selecionar o momento certo de falar ou argumentar corretamente.
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