O Que é Conhecimento? Qual
a Sua Relação Com Qualificação? Qual é a Diferença Entre Aptidão e Habilidade?
Como Definir Uma Aptidão? Qual é a Sutil Diferença Entre Qualificação e
Capacitação? O Que é Competência?
Hoje em dia presenciamos muitos discursos sobre a
competência e outros atributos pessoais similares. Entretanto, um observador
mais atento verifica divergências e ideias confusas no uso desses conceitos,
pois o tema ficou em evidência e resultou no fato de que há maios demanda para
se tratar do assunto, do que gente preparada para tal.
Como os conceitos relacionados com a competência
provavelmente terão uma crescente aplicação em diversos setores da atividade,
será então desejável que eles sejam afinados. Mas, se não houver clareza no
entendimento dos diferentes significados dessas palavras, poderá ocorrer
confusão na cabeça das pessoas não familiarizadas com o assunto, resultando em
dificuldades nas comunicações, na avaliação ou no julgamento de certas situações.
Sendo assim, com a intenção de contribuir para o
nivelamento dos conceitos afins e similares de “competência”, esse texto
propõe as seguintes definições e explicações para eles:
- Conhecimento: São informações, ideias e noções de domínio das pessoas. Acúmulo
de saber, aprendizado ou experiência. O conhecimento sempre foi um valor
importante, porque quem o tem em maior quantidade possui mais potencial de
realização; isto é, mais possibilidades de aplica-lo nas diversas
situações de vida e trabalho. Portanto, quem tem mais conhecimento é
potencialmente mais competente. Mas, se tornar efetivamente competente,
implica colocar o conhecimento em prática de forma a alcançar os
objetivos; ou seja, obter resultados. Hoje em dia, conhecimento é o mais
importante item isolado da competência, pois tem força própria no contexto
cultural em que se insere o novo conceito de competência.
- Qualificação: É o domínio de conhecimentos resultantes da experiência, da
formação e do treinamento, os quais são requeridos para a execução de
determinados trabalhos. Pode-se dizer que determinada formação escolar,
treinamento, experiência ou certificação qualifica pessoas para serem
motoristas, vendedores, enfermeiros, pilotos de avião ou técnicos em
seguros, por exemplo. Daí quanto mais bem qualificados para a execução de
trabalhos especializados, mais possibilidades as pessoas têm de serem
competentes no exercício de suas atividades.
- Aptidão: É
uma característica inata (por isso mesmo mais “enraizada” nas pessoas) e
também desenvolvida. Diz respeito aos atributos físicos, fisiológicos,
mentais, intelectuais, de personalidade, temperamento ou caráter. Exemplo:
resistência física, visão de profundidade, raciocínio analítico e memória.
- Habilidade: Está relacionado à maneira de executar tarefas, aplicar
conhecimentos, de agir e de pensar. A habilidade favorece a aplicação da
competência e da aptidão. Ter condições de raciocinar é aptidão, mas a
agilidade de raciocínio é uma habilidade. Ter a condição de falar é uma
aptidão, mas falar com clareza e objetividade é uma habilidade. Outro
exemplo é: _ associar ideias é uma aptidão, mas saber elaborar uma
metáfora é uma habilidade. Dessa forma, pode-se afirmar que a habilidade é
mais passível de ser treinada do que a aptidão.
- Capacidade: É sutil a diferença entre qualificação e capacitação, a
capacidade difere da qualificação enquanto os requisitos que a compõem não
advêm de cursos, treinamentos ou experiências, mas da reunião de atributos
inatos (aptidões) ou desenvolvidos necessários para atender a determinadas
exigências em certas atividades. Exemplos: a capacidade psicofísica (para
ser piloto de provas); a capacidade de liderança (para ser Gestor) ou a
capacidade intelectual (para ser um cientista).
- Competência: É a aplicação prática de conhecimentos, aptidões, habilidades,
valores e interesses com o objetivo de obter resultados.
E, para ficar mais claro as diferenças entre os
conceitos sinônimos, veremos abaixo a aplicação de alguns desses conceitos aos jogadores
de futebol:
- Competências: Conhecer e saber aplicar os fundamentos do jogo, com bons
resultados práticos. Saber atuar em várias posições e ter visão de jogo.
- Habilidades: Saber driblar seus marcadores, bater faltas de forma que a bola
faça uma curva e ter agilidade de movimentação.
- Aptidões: ter tônus ou energia física para correr o campo todo e ter bons
reflexos para pegar uma penalidade máxima (no caso de goleiros).
- Postura ou Conduta: Obediência à orientação do técnico, respeito
ao adversário e à torcida.
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