O Que Expressa o Conceito de Visão Organizacional? Que
Reflexões a Empresa Deve Realizar a Fim de Definir Sua Visão? Na Formulação da
Missão Que Perguntas Devem Ser Respondidas? Como Devem Ser Entendidos os
Valores, Princípios ou Credos de Uma Organização?
Estudiosos em Administração vêm
afirmando que a VISÃO é uma explicação do que se idealiza para uma empresa; ou
seja, o conceito de visão expressa a maneira pela qual a organização deseja ser reconhecida
futuramente. Seria uma espécie de sonho que deve ser viável na implementação e
ter conteúdo inspirador e positivo, o qual motive toda a empresa em torno da
construção do futuro almejado.
A visão também pode ser pensada
como um cenário ou perspectiva; acima dos objetivos da empresa, é a imagem
projetada para o longo prazo que deve ser compartilhada e apoiada por todos os
colaboradores. Ao defini-la, a organização deve realizar as seguintes
reflexões:
·
Como queremos ser reconhecidos futuramente?
·
Que desafios apresentaremos aos nossos
colaboradores?
·
O que queremos ouvir dos nossos stakeholders?
·
Onde atuaremos com nossos clientes?
·
Quais as principais oportunidades que podem
surgir?
A VISÃO é iniciada pelo líder,
mas na organização visionária existe o líder dos líderes, que implementa a
visão de forma participativa. É por essa razão que Collins & Porras ([1])
sugerem que é melhor construir uma organização visionária do que se basear em
um líder com visão; isto é, se o líder não compartilha a visão, ele é um
visionário, mas a empresa não é considerada visionária.
A VISÃO não precisa estar
registrada em cada sala. O mais importante é que ela tenha sido discutida por
todos, pois a percepção do futuro da empresa não é igual para todos e cada
integrante tem o seu sonho e objetivos. O desafio é fazer com que todos tenham
oportunidade de participar da elaboração da VISÃO da organização e, após a
definição, deve-se compartilhá-la com todos os membros e implementá-la. As características
fundamentais para essa implementação são:
·
A visão deve deixar claro se já conseguimos
atingi-la ou não, estabelecendo direção e foco.
·
A visão é idealizada pelo líder, mas deve ser
compartilhada, reconhecida e apoiada pela empresa.
·
A visão deve ser definida de forma positiva e
alentadora.
Missão: o Propósito da Existência da Organização
A MISSÃO é a razão da existência
de uma organização, tornando-se a função que ela desempenha no mercado de forma
a tornar útil sua ação e justificar seus lucros – do ponto de vista dos
acionistas e da sociedade em que atua. Ela é uma declaração de propósitos ampla
e duradoura que distingue a empresa em relação a outras que atuem no mesmo ramo
de negócios.
Assim como na declaração de visão, a missão deve ser de fácil
compreensão e precisa conter as principais referências que nortearão as
definições estratégicas da empresa. Na formulação da missão, deve-se responder
às seguintes perguntas:
·
Qual é o negócio da organização?
·
Que é o seu cliente?
·
Qual é o escopo da empresa?
·
Qual a sua vantagem competitiva?
·
Qual a sua contribuição social?
Segundo Peter Drucker, elaborar a
missão de uma empresa é difícil e arriscado, mas só assim se consegue
estabelecer políticas, desenvolver estratégias, concentrar recursos e começar a
trabalhar. Para ele, só assim uma organização pode ser administrada visando um
ótimo desempenho.
Mas, a definição de missão envolve aspectos mais amplos que o
lucro de uma organização. Na sua elaboração, trabalha-se com a diretriz de que
o lucro não é a explicação, a causa ou único fundamento das decisões e
comportamentos da empresa e, sim, o seu teste de validade.
Os Valores da Organização
São as crenças básicas utilizadas
para a tomada de decisões que, segundo Serra, Torres e Torres ([2]),
os valores organizacionais são os princípios de orientação perenes e essenciais
que são intrínsecos somente para os membros da organização.
A empresa decide
por si seus valores, como honestidade e eles não devem mudar para reagir a
efeitos externos. Dessa forma, os valores ou princípios ou credos podem ser
entendidos como ideais a serem seguidos e, por isso mesmo, muitas vezes incluem
frases e conceitos que nem sempre são passíveis de serem cumpridos.
No entanto, essa circunstância
não faz com que os valores fiquem sem validade, pois é muito melhor ter uma
lista dos ideais a serem seguidos do que não nortear a empresa com crenças
básicas.
Sendo assim, os líderes são os patrocinadores pela prática cotidiana
dos valores da organização, pois os valores precisam ser transformados em
comportamentos e atitudes. Outro fator importante é que os valores precisam ser
consistentes com a história e a cultura da empresa.
www.profigestaoblog.wordpress.com
www.facebook.com/profigestao
Nenhum comentário :
Postar um comentário