Como Surgiram as Ações de Distribuição
de Mercadorias? Qual o Papel da Promoção de Vendas na Compra do Consumidor?
Uma
das primeiras atividades comerciais das indústrias de bens de consumo foi a sua
própria necessidade de colocar seus produtos ao alcance dos inúmeros compradores
potenciais, os quais estavam espalhados ao longo de diferentes regiões. Isso
fez com que a atividade de distribuição física se desenvolvesse lentamente.
Na
história humana os primeiros produtores industriais vendiam seus produtos diretamente
aos consumidores finais e a conseqüência disso é que a indústria e o comércio
só se desenvolveram através das atividades dos mercadores.
Eles
compravam esses produtos
em larga escala dos produtores, com a finalidade de vendê-los ao comércio local,
o qual se encarregava de repassá-los aos consumidores finais.
Após
a Revolução Industrial, a própria indústria começou a assumir a distribuição
física de seus produtos, contratando representantes para a venda direta aos
varejistas. E até as duas primeiras décadas do século XX a atividade industrial
junto ao comércio reduziu-se à transferência de suas mercadorias às lojas
varejistas.
Com
o aumento da concorrência entre os produtores, o comércio passou a contar com
produtos cada vez mais diferentes uns dos outros e, além disso, passou a obter
maiores quantidades e variedade de marcas.
Dessa
forma, a conseqüente dificuldade encontrada pelos fabricantes em forçar seus
estoques aos varejistas foi o grande impulsor do desenvolvimento do marketing.
Após
a 2ª Guerra Mundial o aumento da concorrência forçou as indústrias a
incentivarem o escoamento de seus produtos junto a cada ponto de venda e, conseqüentemente,
a organização das atividades de Promoção de Vendas possibilitou ao consumidor
final o impulso necessário à
preferência de seus produtos.
Compra por Impulso
Atualmente,
ao entrar em numa loja comercial o consumidor já traz consigo uma relação de
produtos que pretende comprar; ou no mínimo, tem a referência daquilo que precisa
como necessidade básica.
Mesmo
quando o consumidor ainda não tenha se decidido pela compra de fato, ao
percorrer a loja ele acaba comprando produtos que não havia planejado comprar e,
acaba até comprando outras marcas, as quais não estava acostumado a comprar. A
isso se denomina compra por impulso.
É
na loja onde acontece a decisão final de compra. Portanto, é nesse local (a
loja) onde deve haver toda a ambientação adequada que motive e predisponha os
consumidores à compra. Sendo assim pode-se afirmar que a compra por impulso é a decisão de compra estimulada pelas boas
ações da Promoção de Vendas.
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