A Promoção de Vendas é Um Acontecimento Capaz
de Despertar a Atenção de Consumidores Nos Pontos de Vendas? Que Premissas Devem
Ser Consideradas Para Uma Boa Exposição de Produtos?

Vemos também que muitas promoções
não tiveram sucesso porque não se adaptavam à nossa realidade sócio-econômica
ou mesmo não consideravam características regionais importantes e decisivas do
público-alvo.
Dentre as ações promocionais, as
mais freqüentes e conhecidas são (A) ofertas; (B) descontos; (C) brindes ou
vales brindes; (D) brindes anexos aos produtos; (E) concursos; (F) sorteios.
Porém, a Promoção de Vendas não é
um santo remédio para aumento das vendas de todos os produtos de consumo, pois
ela tanto pode ser a solução para um plano de marketing quanto uma arma
poderosa nos diversos flancos que se deseje atacar. Infelizmente, se não for
bem planejada, executada e controlada pode ser apenas um grande desperdício de
dinheiro.
Daí é fácil entender a
importância de uma decisão nessa área e o significado da ação no ponto de vendas
para o bom uso desses recursos na obtenção de resultados.
A Promoção de Vendas é um
acontecimento capaz de despertar o interesse do consumidor para determinado
produto, embora também existam outras ferramentas mercadológicas com essa
finalidade. Ela é uma ferramenta utilizada para aumentar as vendas e não
especificamente vender.

O ponto de partida para o
Promotor de Vendas é descobrir e explorar quais os desejos e as necessidades de
seus clientes, bem como em que medida suas armas (recursos) estão adequadas à
satisfação desses desejos.
Portanto, o campo de atuação da
Promoção de Vendas é quase tão vasto quanto o número de desejos e necessidades
que possamos identificar nos varejistas e nos consumidores. Diante disso,
algumas premissas são importantes para sua consideração:
·
Resultado:
é de suma importância pensar e medir o efeito esperado e o custo projetado.
·
Imagem da Marca:
nenhuma Promoção de Vendas deve se desvincular do curso, da linguagem e dos
padrões para a marca e seu público-alvo.
·
Chamar a atenção
e ser aceito: nesse caso o nome do jogo é “ganhar ou ganhar”. Não se
pode dar a chance para uma rejeição. Tudo deve ser planejado e executado para
dar certo – vender mais, expor mais, consolidar a imagem da marca, agir com
economia e eficiência.
·
Simplicidade:
isso não é fácil, mas para que a Promoção de Vendas tenha sucesso ela deve ser
simples, clara e objetiva. Na etapa da venda da Promoção, a informação de seus
benefícios e vantagens é muito mais importante do que o produto em si.
·
Emoção + Razão:
atacar os dois centros decisórios com argumentos consistentes.
·
Criatividade:
não se deve checar com a simplicidade, mas a Promoção de Vendas deve ser
especial, exclusiva e sempre que possível, inédita.
·
Credibilidade:
a Promoção de Vendas deve ser inquestionável, tanto na sua comunicação quanto
na sua realização. Nada pode ficar vago, omisso ou improvisado.
·
Limites: é
importante saber enxergar o próprio limite da Promoção. Como dissemos
anteriormente, ela não é um santo remédio para todos os problemas de vendas.
·
A melhor opção:
a Promoção de Vendas trata diretamente com os desejos e necessidades das
pessoas e, por isso mesmo, para ser bem sucedida ela deve ser importante no
momento e no local escolhidos.
·
Uma equipe:
nenhuma idéia brilhante pode se transformar numa grande Promoção se não houver
o envolvimento daqueles que o apoiarão no atingimento de um objetivo.
·
Um acontecimento:
a Promoção de Vendas deve ter a cara de sua marca, da sua personalidade, da sua
empresa e da sua equipe. Não pode ser apenas promover melhores resultados à sua
própria vida.
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