Qual a Diferença Entre Características e Benefícios de Um
Produto? O Que é Uma Venda Adicional?
Nessa fase do atendimento o vendedor deve "tirar"
do produto aquela somatória de características que irão satisfazer do cliente.
Para isso, ele deverá conhecer profundamente seus produtos e
saber vendê-los como a solução ideal, mostrando ao cliente todas as vantagens
que obterá ao adquiri-los.
O sucesso da venda depende em larga escala da profundidade
com que a sondagem foi realizada e, nesse caso, algumas informações são importantes:
Os clientes compram por duas razões: confiança e valor. A confiança precisa ser estabelecida na abordagem e na sondagem; o valor é definido na demonstração.
O valor é a diferença entre o benefício (qualidade, beleza,
conforto, etc.) e o sacrifício (preço, tempo de espera, risco), ou seja, VALOR
= BENEFÍCIO - SACRIFÍCIO. Então, quanto mais eu faço sacrifício para obter um
produto, mais benefício eu espero dele.
Os dois principais objetivos a alcançar durante a
demonstração são estabelecer o valor do produto na mente do cliente e criar o
desejo de posse do produto.
Os clientes não compram somente características, eles
compram principalmente os benefícios. Uma característica é algo que o produto
tem; um benefício é algo que a característica faz para o cliente.
Exemplo: quando um cliente efetua a compra de um piso para o
chão, pode buscar beleza, conforto e durabilidade.
Para descobrir o que traz benefícios ao cliente, o vendedor
deve lembrar-se do que descobriu na sondagem e oferecer os benefícios do
produto disponível.
A sondagem define o que é preciso realçar na demonstração.
Cada produto pode
oferecer benefícios diferentes para cada pessoa.
O vendedor deve ser ético em todos os momentos, não
criticando empresas ou fabricantes concorrentes.
Desmerecer o produto do concorrente não é uma boa ideia,
porque seu tom negativo cria uma atmosfera desagradável para os clientes.
Realizando Uma Venda Agregada – ou Adicional
Como já falamos, cada cliente possui diferentes necessidade
e, em todos os passos do atendimento, o apoio do vendedor é necessário. Na
venda adicional, essa ajuda se torna fundamental.
Efetuar a venda de um produto adicional pode ser o maior
ganho para um vendedor e, consequentemente, para a empresa.
A venda adicional nos dias de hoje é um serviço a mais que
se presta ao cliente, beneficiando-o em um mesmo processo de venda. Assim, ele
estará ganhando tempo e dinheiro e ainda ficará agradecido pelo excelente
atendimento.
É importante ter consciência e acreditar realmente que o
cliente possa precisar de mais coisas, além do solicitado e oferecer a venda
adicional somente depois que se garantiu a preferência pelo item principal.
Algumas informações:
O adicional: "Porta e fechadura" Vamos supor que,
durante a sondagem, o vendedor descobriu que o cliente veio procurar uma porta
para sua casa nova, então ele escolheu cuidadosamente os complementos para
sugerir como adicionais.
Ele não recomenda qualquer fechadura; por exemplo, oferece
fechaduras com acabamento sofisticado que combinam perfeitamente com aquela
belíssima porta.
O realce: "De aço escovado". Depois de escolher o adicional, é preciso mais do que simplesmente mencioná-lo. O vendedor deve ser criativo, pintar uma imagem da palavra. Falar do adicional como algo que valoriza o item principal, algo funcional, especial ou necessário e que corresponda às necessidades expressas por seu cliente.
Considerar a diferença entre dizer: "Você quer ver a
fechadura com esta porta?" e "Veja esta fechadura como valoriza esta
porta de madeira, olha como ficou absolutamente lindo e sofisticado".
Por que ter: "Para completar o visual..." Essa é uma expressão que encoraja o cliente a sentir o adicional como absolutamente essencial para a aquisição principal. Se for dito que a fechadura irá "completar o visual" da porta, significa que, ainda que a porta seja bonita e se adapta em qualquer ambiente, a imagem criada estará incompleta sem a adição dos complementos. Isso faz com que os clientes sintam que "têm de ter" o adicional.
Posse: "Da sua nova porta". Acrescentar a palavra "você" ou "seu" vincula os clientes ao item principal, ao lhe dar a posse automática sobre ele, também lhes dá a oportunidade de ver como o item adicional poderá agregar valor ao "seu" novo produto.
Frases incorretas: frase interrogativa (É SÓ ISSO, SENHOR?); frase na condicional (O SENHOR GOSTARIA DE VER MAIS ALGUMA COISA?); frase negativa induzindo resposta negativa (E PARA O SENHOR, NÃO VAI NADA NÃO?).
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