Quais
as Principais Etapas na Implantação de Um Projeto de Informática Educativa?
Para implantar – ou reformular – um projeto de informática educativa é preciso fazer um planejamento, levando em consideração alguns itens importantes que podem garantir um melhor resultado na execução do projeto. Algumas etapas podem ser seguidas, conforme descritas a seguir.
·
Diagnóstico do Aluno: O primeiro passo para um projeto
de informática educativa é a realização de um diagnóstico do contato do aluno
com a tecnologia educacional. Esse diagnóstico é realizado por meio de um
questionário respondido pelo próprio aluno.
·
Plano de Ação: Depois de coletados os dados do
diagnóstico, elabore um plano de ação, definindo as atividades que serão
desenvolvidas, os responsáveis pelo seu desenvolvimento, o prazo para sua
execução e os custos envolvidos. Caso não seja possível elaborar um plano de
ação completo, planeje algumas atividades que possam ser desenvolvidas de
acordo com a realidade da escola em que você atua.
·
Capacitação dos Profissionais da Educação: É preciso criar
condições para que os (as) professores (as) e os funcionários possam ser
capacitados nos aspectos que vão afetar diretamente a implantação da
informática na educação. Os funcionários precisam estar preparados para
executar o projeto de informática.
·
Conhecimento e Pesquisa de Softwares: É o momento de
definir quais softwares serão utilizados, conforme a modalidade de utilização da
informática escolhida pela escola e de acordo com a indicação dos
profissionais, que devem optar pelo que mais se adapte às necessidades, aos
interesses dos alunos e ao desenvolvimento do projeto pedagógico.
·
Elaboração do Projeto Pedagógico Com o Uso da
Informática Educativa:
A elaboração do projeto pedagógico é fundamental na definição da linha mestra
da informática educativa e deve ser discutida por todos os interessados,
envolvendo toda a comunidade escolar. A informática poderá ser utilizada como
fim, como apoio para as atuais disciplinas ou para os projetos educacionais.
O
uso da informática como fim é baseado no estudo das ferramentas disponíveis nos
programas, sem nenhuma relação com os assuntos e temas estudados na escola. É o
caso das aulas exclusivas de informática. A informática como apoio às disciplinas
se limita, em muitos casos, à utilização dos softwares educacionais de forma
isolada para as produções específicas de cada disciplina.
No
uso da informática como apoio aos projetos educacionais, prevalecem as visões
integrada e sistêmica. Os projetos educativos têm como objetivo contemplar as
diversas áreas do conhecimento de forma interdisciplinar, proporcionando a
formação de um conhecimento sistêmico, no qual cada disciplina passa a ser um
elemento interdependente de todo um sistema.
Nessa
modalidade, os softwares educacionais podem ser utilizados como fonte de
pesquisa, de simulação, tutorial, exercitação ou qualquer outra atividade
complementar. Para uma melhor integração das atividades entre as disciplinas,
os professores devem planejar as abordagens interdisciplinares a partir de
determinado tema, inclusive a partir de sugestões dos próprios alunos.
Exemplo:
Tema Gerador: Desmatamento
Objetivo: Despertar nos alunos a consciência em relação ao meio ambiente, descobrir e discutir as consequências do desmatamento para o meio ambiente e para o homem.
Abordagens Interdisciplinares
Matemática: Levantamentos estatísticos das áreas desmatadas em todas as regiões brasileiras.
Geografia: Estudo das áreas e das regiões desmatadas com a produção de mapas indicando a localização das áreas atingidas pelo desmatamento em todo o Brasil.
Ciências: Consequências do desmatamento para o meio ambiente e para o homem.
Língua Portuguesa: elaboração de entrevistas com especialistas no assunto para produção de textos, como transcrição das entrevistas, dos relatórios, das redações, dos artigos etc.
A estruturação de projetos educacionais com a utilização do computador como ferramenta pedagógica pode ocorrer a partir dos seguintes passos:
Apresentação e uma breve explanação do tema do projeto para os alunos.
Levantamento, com os alunos, de temas geradores.
Aceitação ou reformulação do tema proposto.
Discussão, com os alunos, sobre os conhecimentos já acumulados no cotidiano sobre o tema escolhido.
Elaboração, por parte de cada aluno, de um roteiro para o estudo e pesquisa do tema escolhido.
Localização de bibliografia para a pesquisa.
Apresentação dos roteiros individuais e, em seguida, construção de um roteiro coletivo da equipe/turma.
Hierarquização dos tópicos do roteiro coletivo.
Revisão da bibliografia.
Elaboração da pesquisa sobre todos os tópicos do projeto.
Construção de um dossiê sobre o projeto.
Apresentação da pesquisa.
O uso do computador, nessa metodologia, ocorre durante toda a construção da pesquisa, seja para fazer uma busca de informações na internet e ou em CDs, seja para rever alguns conteúdos disciplinares básicos para o desenvolvimento do projeto ou para elaborar rascunhos, textos, apresentações e gráficos como forma de apresentação dos resultados das pesquisas.
Implantação: É a execução das atividades previamente planejadas, momento no qual alunos e professores colocarão em prática as atividades propostas com o uso do computador e das ferramentas de informática.
Avaliação: Momento de reunir alunos, professores, orientadores educacionais, coordenadores, funcionários, técnicos em informática, diretores e demais segmentos envolvidos no processo para avaliar os resultados das ações da informática educativa.
Replanejamento: A partir das demandas e da realidade da escola onde você trabalha, sugira algumas ações que possam ser postas em prática com o uso da informática como apoio aos projetos educacionais da escola. Essa atividade pode compor sua prática profissional supervisionada.
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