Quais São
as Causas das Empresas Não Conseguirem Adquirir Recursos Para Fusões? Por Que
as Organizações Precisam Analisar as Lacunas em Suas Habilidades, na Hora de
Adquirirem Outras Empresas? Quais Foram os Caminhos Estabelecidos Pela Compaq e
Pela Hewlett Packard?
Os negócios mudam constantemente e as oportunidades
vão e vêm com muita rapidez. Dessa forma, a corrida será ganha pelos mais ágeis
e, para competir e crescer, as empresas devem se expandir com regularidade ou
reinventar seus recursos. Alguns exemplos podem ser citados, como é o caso das
empresas de mídia, as quais precisam de novas ofertas digitais; os bancos devem
disponibilizar serviços pela Internet e, as montadoras de automóveis, deveriam
oferecer tecnologias verdes.
Além disso, os clientes de empresas alimentícias
exigem produtos mais saudáveis e as companhias farmacêuticas precisam absorver
os frutos das pesquisas biomédicas. O ritmo dessa competitividade tecnológica e
orientada ao mercado exige que as organizações analisem e preencham as lacunas
em suas habilidades, e no conhecimento que já possuem. Essas lacunas colocam os
líderes diante de escolhas importantes.
Preencher essas lacunas é um desafio sem-fim e as
organizações enfrentam uma diversidade de fontes de conhecimento, além da crescente
concorrência para alcança-las. Essa concorrência abrange o mundo desenvolvido e
os mercados emergentes em rápido crescimento. Daí as empresas se veem navegando
numa expansão global, uma realidade que afeta novos empreendedores e
organizações estabelecidas com bom lastro financeiro.
Mas, independentemente de seu tamanho, as corporações
que querem preencher as lacunas de recursos têm um número limitado de opções.
Elas podem inovar internamente (construir), celebrar contratos ou realizar
alianças (tomar emprestado) ou fundir-se e adquirir. Porém, esse trio de
categorias esconde uma complexa mistura de considerações que tornam difícil a
seleção e, os resultados, incertos. Artigos na imprensa destacam a frequência
com que as organizações não conseguem inovar, fechar contratos ou estabelecer
alianças que permaneçam produtivas.
Estudos revelam que empresas de todos os tipos se
esforçam para encontrar e gerir os recursos críticos de seus futuros sucessos.
Mas, o fato de não obter novos recursos tem duas causas: (a)
as empresas geralmente lutam para implementar os caminhos que escolheram a fim
de obter os recursos; (b) os caminhos escolhidos geralmente
são os errados.
Cada caminho aponta muitas dificuldades. Diante disso,
os executivos precisarão entender quando um caminho faz mais sentido do que
outro, pois a escolha errada tornará a implementação mais difícil e pode levar
a uma armadilha. Nela, a empresa fracassa porque se empenha cada vez mais
implementar o caminho errado para a obtenção dos recursos essenciais.
Nesse texto analisaremos um exemplo de uma empresa que
aprendeu a selecionar o caminho certo para obter novos recursos e, em
consequência disso, ela ganhou uma enorme vantagem competitiva. Por outro lado,
veremos um exemplo de uma grande organização que, em vez de analisar os passos
dos concorrentes, reproduziu um método ultrapassado nesta trajetória.
Um Conto de Dois Negócios
A compra da Compaq Computer pela Hewlett Packard (HP)
ilustra um conto de 2 processos de seleção – um bem-sucedido e outro não. Na
época do negócio a aquisição da Compaq pela HP foi muito controversa e, mesmo
assim, o negócio ajudou a HP a completar sua transformação de empresa de
instrumentos científicos em líder de computadores pessoais.
Menos bem-sucedidas foram duas aquisições anteriores
realizadas pela Compaq que, desde 1982 até os anos 90, cresceu e se tornou uma
das líderes mundiais na fabricação de PC’s para o varejo. Mas, após esse
período, ela passou a enfrentar a pressão do concorrente (Dell) e outros rivais
do setor. Em 1997, a Compaq comprou dois (2) concorrentes – a Tandem Computers
e a Digital Equipament.
A Compaq acreditava que essas duas aquisições lhe
permitiriam competir com as gigantes, como a IBM e outras. Porém, ela não tinha
um projeto para integrar as propriedades adquiridas, avaliar a viabilidade da
integração ou identificar as formas corretas para preencher as lacunas de
recursos complementares. Ela até batalhou para que as peças se encaixassem, mas
fragmentação resultante prejudicou sua capacidade de competir com os grandes
fabricantes mais bem integrados.
Sendo assim, pode-se dizer que a Compaq cometeu dois
(2) erros em sua decisão de adquirir: (a) não avaliou as
dificuldades ao absorver duas aquisições ambiciosas e diferentes; (b)
por não ter analisado as questões de integração, negligenciou os problemas em
potencial que poderiam ter levado à desistência do negócio.
Em contrapartida, em 1990, a HP evoluiu de sua origem
como inovadora de instrumentos científicos, tornando-se forte no segmento de
minicomputadores e líder da indústria de impressoras para PC’s. Dividiu sai
unidade de instrumentos científicos em uma empresa separada e, em 1992, via a
Compaq como uma alavanca para ajudar a expandir sua presença no setor de
computadores.
A Hewlett Packard prestou bastante atenção em
selecionar os recursos necessários para sua estratégia, analisando
cuidadosamente a viabilidade da integração da pós-aquisição e as formas de
completa-la, com o desenvolvimento interno e o apoio da aliança. Antes de
finalizar o negócio, a HP criou uma equipe de integração dos recursos da Compaq
e identificar os da HP, os quais se tornariam redundantes quando as operações
estivessem unidas.
A Hewlett Packard reconheceu as lacunas de recursos
complementares que teriam de preencher através das estratégias de construir e
tomar emprestado. Dessa forma, ela reuniu várias equipes de projeto para
desenvolver pontes entre software e hardware que ligaria, as
partes importantes das empresas recém-integradas – por exemplo, ligando os
computadores da Compaq às linhas de impressoras da HP.
Além, disso, a HP identificou parceiros para ajudá-la
a expandir a integração e, uma dessas iniciativas, foi trabalhar em estreita
interação com a SAP a fim de desenvolver o software que a HP
precisaria para seus serviços expandidos orientados aos negócios. A combinação
das estratégias de construir, tomar emprestado e comprar que se seguiram à
aquisição da Compaq levou a mudanças importantes na Hewlett Packard durante a
década seguinte e, por fim, ao seu sucesso financeiro.
https://www.facebook.com/profigestao
https://www.instagram.com/profigestao/
Nenhum comentário :
Postar um comentário