sábado, 1 de janeiro de 2022

Os Caminhos Para a Obtenção de Recursos Nas Fusões e Aquisições Empresariais

 

Quais São as Causas das Empresas Não Conseguirem Adquirir Recursos Para Fusões? Por Que as Organizações Precisam Analisar as Lacunas em Suas Habilidades, na Hora de Adquirirem Outras Empresas? Quais Foram os Caminhos Estabelecidos Pela Compaq e Pela Hewlett Packard?

 


 

Os negócios mudam constantemente e as oportunidades vão e vêm com muita rapidez. Dessa forma, a corrida será ganha pelos mais ágeis e, para competir e crescer, as empresas devem se expandir com regularidade ou reinventar seus recursos. Alguns exemplos podem ser citados, como é o caso das empresas de mídia, as quais precisam de novas ofertas digitais; os bancos devem disponibilizar serviços pela Internet e, as montadoras de automóveis, deveriam oferecer tecnologias verdes.

Além disso, os clientes de empresas alimentícias exigem produtos mais saudáveis e as companhias farmacêuticas precisam absorver os frutos das pesquisas biomédicas. O ritmo dessa competitividade tecnológica e orientada ao mercado exige que as organizações analisem e preencham as lacunas em suas habilidades, e no conhecimento que já possuem. Essas lacunas colocam os líderes diante de escolhas importantes.

Preencher essas lacunas é um desafio sem-fim e as organizações enfrentam uma diversidade de fontes de conhecimento, além da crescente concorrência para alcança-las. Essa concorrência abrange o mundo desenvolvido e os mercados emergentes em rápido crescimento. Daí as empresas se veem navegando numa expansão global, uma realidade que afeta novos empreendedores e organizações estabelecidas com bom lastro financeiro.

Mas, independentemente de seu tamanho, as corporações que querem preencher as lacunas de recursos têm um número limitado de opções. Elas podem inovar internamente (construir), celebrar contratos ou realizar alianças (tomar emprestado) ou fundir-se e adquirir. Porém, esse trio de categorias esconde uma complexa mistura de considerações que tornam difícil a seleção e, os resultados, incertos. Artigos na imprensa destacam a frequência com que as organizações não conseguem inovar, fechar contratos ou estabelecer alianças que permaneçam produtivas.

Estudos revelam que empresas de todos os tipos se esforçam para encontrar e gerir os recursos críticos de seus futuros sucessos. Mas, o fato de não obter novos recursos tem duas causas: (a) as empresas geralmente lutam para implementar os caminhos que escolheram a fim de obter os recursos; (b) os caminhos escolhidos geralmente são os errados.

Cada caminho aponta muitas dificuldades. Diante disso, os executivos precisarão entender quando um caminho faz mais sentido do que outro, pois a escolha errada tornará a implementação mais difícil e pode levar a uma armadilha. Nela, a empresa fracassa porque se empenha cada vez mais implementar o caminho errado para a obtenção dos recursos essenciais.

Nesse texto analisaremos um exemplo de uma empresa que aprendeu a selecionar o caminho certo para obter novos recursos e, em consequência disso, ela ganhou uma enorme vantagem competitiva. Por outro lado, veremos um exemplo de uma grande organização que, em vez de analisar os passos dos concorrentes, reproduziu um método ultrapassado nesta trajetória.

 

Um Conto de Dois Negócios

 

A compra da Compaq Computer pela Hewlett Packard (HP) ilustra um conto de 2 processos de seleção – um bem-sucedido e outro não. Na época do negócio a aquisição da Compaq pela HP foi muito controversa e, mesmo assim, o negócio ajudou a HP a completar sua transformação de empresa de instrumentos científicos em líder de computadores pessoais.

Menos bem-sucedidas foram duas aquisições anteriores realizadas pela Compaq que, desde 1982 até os anos 90, cresceu e se tornou uma das líderes mundiais na fabricação de PC’s para o varejo. Mas, após esse período, ela passou a enfrentar a pressão do concorrente (Dell) e outros rivais do setor. Em 1997, a Compaq comprou dois (2) concorrentes – a Tandem Computers e a Digital Equipament.

A Compaq acreditava que essas duas aquisições lhe permitiriam competir com as gigantes, como a IBM e outras. Porém, ela não tinha um projeto para integrar as propriedades adquiridas, avaliar a viabilidade da integração ou identificar as formas corretas para preencher as lacunas de recursos complementares. Ela até batalhou para que as peças se encaixassem, mas fragmentação resultante prejudicou sua capacidade de competir com os grandes fabricantes mais bem integrados.

Sendo assim, pode-se dizer que a Compaq cometeu dois (2) erros em sua decisão de adquirir: (a) não avaliou as dificuldades ao absorver duas aquisições ambiciosas e diferentes; (b) por não ter analisado as questões de integração, negligenciou os problemas em potencial que poderiam ter levado à desistência do negócio.

Em contrapartida, em 1990, a HP evoluiu de sua origem como inovadora de instrumentos científicos, tornando-se forte no segmento de minicomputadores e líder da indústria de impressoras para PC’s. Dividiu sai unidade de instrumentos científicos em uma empresa separada e, em 1992, via a Compaq como uma alavanca para ajudar a expandir sua presença no setor de computadores.

A Hewlett Packard prestou bastante atenção em selecionar os recursos necessários para sua estratégia, analisando cuidadosamente a viabilidade da integração da pós-aquisição e as formas de completa-la, com o desenvolvimento interno e o apoio da aliança. Antes de finalizar o negócio, a HP criou uma equipe de integração dos recursos da Compaq e identificar os da HP, os quais se tornariam redundantes quando as operações estivessem unidas.

A Hewlett Packard reconheceu as lacunas de recursos complementares que teriam de preencher através das estratégias de construir e tomar emprestado. Dessa forma, ela reuniu várias equipes de projeto para desenvolver pontes entre software e hardware que ligaria, as partes importantes das empresas recém-integradas – por exemplo, ligando os computadores da Compaq às linhas de impressoras da HP.

Além, disso, a HP identificou parceiros para ajudá-la a expandir a integração e, uma dessas iniciativas, foi trabalhar em estreita interação com a SAP a fim de desenvolver o software que a HP precisaria para seus serviços expandidos orientados aos negócios. A combinação das estratégias de construir, tomar emprestado e comprar que se seguiram à aquisição da Compaq levou a mudanças importantes na Hewlett Packard durante a década seguinte e, por fim, ao seu sucesso financeiro.


https://www.facebook.com/profigestao

https://www.instagram.com/profigestao/

Nenhum comentário :

Postar um comentário