terça-feira, 4 de janeiro de 2022

A Escolha do Local Para a Instalação de Uma Empresa




Um tema para ser considerado é o estudo de viabilidade para a instalação de uma organização. Certamente esse processo envolve um grau de complexidade considerável para se planejar, pois traz no seu conteúdo uma ilustração de dificuldades, enquanto busca-se a possibilidade de se concluir que um determinado local é o perfeito – ou não – para a localização da referida empresa.
Dependendo do tipo de empresa, das pretensões organizacionais e de uma série de critérios, esse tipo de estudo (ou plano) envolve inúmeras variáveis e características a serem contempladas e que, portanto, não podem ser ignoradas sob pena de correr riscos de se chegar a conclusões desastrosas quanto à escolha do “melhor local”.
Nos dias atuais, observa-se uma dinâmica importante no que diz respeito à busca de mercado por parte das organizações, resultando em constantes investimentos nos mais variados locais do planeta (globalização). Esse fenômeno tem induzido países, cidades e estados a buscarem atrair estes investimentos embasando-se nos mais inusitados artifícios. 
Neste contexto, estudos de localização têm estado cada vez mais presentes no cotidiano socioeconômico mundial, e vêm assumindo um caráter estratégico muito importante no âmbito das organizações. Outro aspecto importante diz respeito a quem deve fazer tal estudo: equipe externa? Equipe interna da empresa? Ou equipe mista?
A equipe interna, mesmo às vezes não tendo conhecimento específico no assunto, conhece a realidade e a cultura da empresa. Já a equipe externa tem este conhecimento específico sobre estudos de localização, porém desconhece a cultura da organização. Utilizado uma equipe mista, pode-se agregar as vantagens das duas anteriores e amenizar as fragilidades das mesmas, ou seja, encontrar um equilíbrio de conhecimento.
Quanto à dificuldade no estudo (flexibilidade), pode-se fazer um comparativo entre organizações produtoras de bens e serviço. No caso de bens, estes podem ser produzidos, armazenados e transportados até os clientes. Já os serviços são consumidos no ato, ou seja, produzidos e consumidos simultaneamente e, portanto, parecem ser mais sensíveis à localização.


Decidindo o Melhor Local Para Instalação


Sob o critério econômico, a finalidade do estudo de localização é encontrar o lugar que permita, pelo menor custo total, transformar as matérias-primas em produtos acabados (ou serviços) e transportá-los aos consumidores. Assim, o critério decisivo é o critério comparativo entre as diversas localidades sob o ponto de vista econômico, além desta finalidade sugerir uma limitação ao nível de manufatura de bens.
No entanto, outros critérios podem ser relevantes dependendo das especificidades da organização. Assim sendo, a decisão em termos de escolha de uma nova localização organizacional é marcada por um nível de dificuldade importante, envolvendo a avaliação de inúmeros fatores, conduzindo a reflexões eternas nos custos de produção, fonte de matéria-prima, desperdício e qualificação de mão de obra, custo da expansão, aparecimento de novos mercados, atração por isenção de impostos, políticas internas e tendências econômicas, entre outras variáveis.
Referente à influência quanto ao fornecimento de insumos (influência sobre os custos), pode-se considerar fatores como custos de mão de obra, em que se deve considerar a produtividade da mesma, bem como taxas de câmbio quando se avalia diferentes países, custos da terra, custos de energia, sobretudo no caso de organizações que usam grande quantidade de energia, como produtoras de alumínio, custo de transporte, no caso de transporte de insumos e bens produzidos, e fatores de comunidade, que são os que influenciam os custos de uma operação e que derivam do ambiente social, político e econômico do local, como impostos locais, restrições de movimentação de capital, assistência financeira do governo, estabilidade política, assistência de planejamento do governo, atividades locais em relação a investimentos estrangeiros, língua, disponibilidade de serviços, histórico de relações trabalhistas, absenteísmo da mão de obra, restrições ambientais, entre outros do gênero.
Quanto a demanda (influência sobre a receita), pode-se citar fatores como a habilidade da mão de obra, como no caso de parques tecnológicos/incubadoras, que se recomenda posicionar próximo de universidades em função da qualificação dos recursos humanos destas organizações e da demanda de clientes potenciais (universitários); a imagem do local em si, citando o caso dos ternos de Savile Row (famosa rua de Londres notabilizada por ternos de qualidade) ou roupas de Milão, a adequação do local ao tipo de negócio pretendido, como no caso da instalação de um hotel luxuoso focado no turismo, o qual logicamente deve ser pensado em local paradisíaco; e a conveniência para clientes, citando o caso típico da instalação de um hospital, que deve posicionar-se próximo ao público a ser atendido.
Referindo-se a razões que sugerem mudanças de local, pode-se segmentar tais razões em alterações na demanda de bens e serviços e alterações na oferta de recursos para a operação. No caso de alterações na demanda de bens e serviços, surgem três opções para o caso de manufatura: aumentar a estrutura existente, construir nova unidade desativando a original e construir nova unidade mantendo a original.
Para o processamento de clientes é mais complicado, pois, em geral, operações desta natureza não podem escolher expandir-se no mesmo local, posto que praticamente não estariam agregando maior potencial mercadológico com uma nova estrutura no local original. Já em se tratando de alterações na oferta de recursos para a operação, pode-se citar aspectos como o esgotamento de matéria-prima (mineração), custo de mão de obra e terreno atual muito caro.
Por fim, pode-se afirmar que razões como o aparecimento de novos mercados, a concorrência entre manufaturas locais e o produto transportado de fonte afastada, a limitação ou esgotamento da matéria-prima no local atual, o custo exagerado da expansão local, a atração exercida por matérias-primas pouco dispendiosas, a atração exercida pela isenção de impostos e obtenção de financiamentos a longo prazo, são potenciais fontes de mudanças de localização. A seguir um exemplo prático dos passos a seguir no processo de decisão de escolha do melhor local para instalação:

a) Definir o objetivo da localização e as variáveis a ele ligadas;
b) Identificar o critério de escolha importante;
c) Quantitativo: econômico;
d) Qualitativo: menos tangível;
e) Descrever os objetivos para o critério na forma de um modelo: ponto de equilíbrio, programação linear e análise de fator qualitativo, entre outros;
f) Criar os dados necessários e usar os modelos para avaliar os locais alternativos;
g) Escolher o local que melhor satisfaça ao critério.

 

https://www.instagram.com/profigestao/
https://www.facebook.com/profigestao

Nenhum comentário :

Postar um comentário