sábado, 25 de dezembro de 2021

A Nova Realidade dos Supermercados Pós-Pandemia

 

Qual Foi o Maior Impacto da Pandemia no Setor de Supermercados? De Que Forma Mudou a Relação dos Consumidores Com o Varejo? Qual é a Maior Demanda do Setor Pós-Pandemia?

 


 

Os supermercados já não são mais apenas lugares para fazer compras e abastecer a casa. Eles passaram a agregar lojas, restaurantes, serviços variados, agências bancárias e opções de entretenimento, criando em torno de si centros comerciais focados em conveniência.

O movimento é resultado de mudanças significativas no comportamento dos clientes, que após o controle da inflação substituíram as compras de mês por visitas recorrentes aos empreendimentos, chegando até a abrir mão de dispensas cheias em favor de produtos frescos.

A diversificação da oferta de produtos e serviços nesses locais permitiu aos consumidores acrescentarem à ida ao supermercado outras tarefas cotidianas, como lavar roupas, fazer as unhas, frequentar academias de ginástica e pagar contas em bancos.

O maior atrativo é a possibilidade de resolver diversas pendências em um único lugar. A chegada do Corona vírus, no entanto, mudou a relação do consumidor com o varejo e traz o setor mais para perto de si.

A nova rotina de pandemia ampliou a possibilidade de fazer as compras de supermercado sem precisar sair de casa. Esse tipo de serviço oferece mais comodidade, economia de tempo e preços menores, já que os custos com espaço físico são reduzidos, permitindo melhorar o valor final dos produtos para a população. As novas práticas de isolamento devido ao Covid-19 impuseram a muitas empresas a necessidade de adaptação no modelo de negócios.

Os supermercados apresentaram forte demanda por loja virtual. Houve um aumento de 80% no consumo online em supermercados nos meses de fevereiro e março deste ano (2020), sendo o crescimento de março já relacionado à crise do corona vírus, segundo uma recente pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em parceria com a empresa focada em e-commerce Compre & Confie. Esse crescimento agudo, claro, exigiu das empresas um trabalho de estruturação e posicionamento no ambiente digital.

Se antes, os supermercados eram tendência como centros de compras na rotina do brasileiro, agora ele se torna essencial – para evitar passeios desnecessários, é preciso que o local concentre tudo que o consumidor precise para que em uma única saída ele resolva tudo.

Além disso, o e-commerce do setor deverá obter um dos maiores crescimentos da categoria. Investimentos em tecnologia são fundamentais para alavancar vendas e fidelizar nesse momento, além de fomentar novos empregos.

O pós-pandemia trará um cenário totalmente novo ao setor supermercadista, que em pouco tempo terá evoluído muito e já não reconhecerá como era comprar antes da pandemia.

Para atender a demanda por diversos segmentos dentro do mesmo local, o grupo GPA – por exemplo – passou a investir nos shoppings de vizinhança, com a bandeira Conviva.

Nesse modelo, uma loja Pão de Açúcar é o centro da operação, que agrega ao seu redor serviços típicos de um shopping, em menores proporções e de forma mais despojada. A intenção é atrair os moradores do entorno, agregando as funcionalidades de um centro comercial à simplicidade de um supermercado.


https://www.instagram.com/profigestao/

Nenhum comentário :

Postar um comentário