Qual Foi o Maior
Impacto da Pandemia no Setor de Supermercados? De Que Forma Mudou a Relação dos
Consumidores Com o Varejo? Qual é a Maior Demanda do Setor Pós-Pandemia?
Os
supermercados já não são mais apenas lugares para fazer compras e abastecer a
casa. Eles passaram a agregar lojas, restaurantes, serviços variados, agências bancárias e opções de entretenimento, criando em torno de si centros comerciais
focados em conveniência.
O
movimento é resultado de mudanças significativas no comportamento dos clientes,
que após o controle da inflação substituíram as compras de mês por visitas
recorrentes aos empreendimentos, chegando até a abrir mão de dispensas cheias
em favor de produtos frescos.
A
diversificação da oferta de produtos e serviços nesses locais permitiu aos
consumidores acrescentarem à ida ao supermercado outras tarefas cotidianas,
como lavar roupas, fazer as unhas, frequentar academias de ginástica e pagar
contas em bancos.
O
maior atrativo é a possibilidade de resolver diversas pendências em um único
lugar. A chegada do Corona vírus, no entanto, mudou a relação do consumidor com
o varejo e traz o setor mais para perto de si.
A
nova rotina de pandemia ampliou a possibilidade de fazer as compras de supermercado sem precisar sair de casa. Esse tipo de serviço oferece mais
comodidade, economia de tempo e preços menores, já que os custos com espaço
físico são reduzidos, permitindo melhorar o valor final dos produtos para a
população. As novas práticas de isolamento devido ao Covid-19 impuseram a
muitas empresas a necessidade de adaptação no modelo de negócios.
Os
supermercados apresentaram forte demanda por loja virtual. Houve um aumento de
80% no consumo online em supermercados nos meses de fevereiro e março deste ano
(2020), sendo o crescimento de março já relacionado à crise do corona vírus,
segundo uma recente pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio
Eletrônico (ABComm) em parceria com a empresa focada em e-commerce Compre &
Confie. Esse crescimento agudo, claro, exigiu das empresas um trabalho de
estruturação e posicionamento no ambiente digital.
Se
antes, os supermercados eram tendência como centros de compras na rotina do
brasileiro, agora ele se torna essencial – para evitar passeios desnecessários,
é preciso que o local concentre tudo que o consumidor precise para que em uma
única saída ele resolva tudo.
Além
disso, o e-commerce do setor deverá obter um dos maiores crescimentos da
categoria. Investimentos em tecnologia são fundamentais para alavancar vendas e
fidelizar nesse momento, além de fomentar novos empregos.
O
pós-pandemia trará um cenário totalmente novo ao setor supermercadista, que em
pouco tempo terá evoluído muito e já não reconhecerá como era comprar antes da
pandemia.
Para
atender a demanda por diversos segmentos dentro do mesmo local, o grupo GPA –
por exemplo – passou a investir nos shoppings de vizinhança, com a bandeira
Conviva.
Nesse
modelo, uma loja Pão de Açúcar é o centro da operação, que agrega ao seu redor
serviços típicos de um shopping, em menores proporções e de forma mais
despojada. A intenção é atrair os moradores do entorno, agregando as
funcionalidades de um centro comercial à simplicidade de um supermercado.
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