Qual o
Principal Postulado da Visão Baseada em Recursos em Uma Organização? Quais as
Três Categorias de Recursos de Uma Empresa? O Que Significa Afirmar Que um
Recurso Tem Demanda?
A Visão Baseada em Recursos (VBR) é uma alternativa às
ideias de Michael Porter sobre estratégias empresariais e, o seu foco
principal, é muito mais voltado para os aspectos internos das organizações. A
VBR postula que as empresas com estruturas superiores são lucrativas não porque
investem em barreiras de entrada – para prevenir menores margens no longo prazo
– ou porque ofereçam produtos diferenciados, mas sim porque elas se apropriam
das rendas provenientes da escassez dos recursos específicos de uma corporação.
De acordo com a VBR, os rendimentos obtidos pela
empresa são em função de seus recursos, que são ativos – insumos únicos da
empresa que não podem ser replicados imediatamente. Assim, pode-se dizer que a
gerência estratégica consiste em concentrar esforços para desenvolver – e
explorar – de forma eficaz esses recursos. O agrupamento de recursos que cada
organização possui é o fator que as diferencia e explica por que estratégias
bem-sucedidas não são imitadas e então anuladas em sua eficácia, sendo os
recursos a “essência da vantagem competitiva sustentável”.
Categorias dos Recursos de
Uma Organização:
·
Ativos
Tangíveis: São os mais fáceis de
avaliar, pois são os mais visíveis de uma empresa. Incluem as propriedades, as
instalações, os estoques, etc. Como podem ser comprados, acrescentam pouco em
termos de vantagens competitivas, embora façam falta se forem inadequados.
·
Ativos
Intangíveis: São elementos como
marca, cultura, conhecimento tecnológico, patentes, experiência acumulada, etc.
São ativos com papel importante para sustentar posições competitivas ou para
valorizar a empresa.
·
Capacitações
Organizacionais: São as habilidades
específicas da empresa, pois nascem de complexas combinações de ativos, pessoas e processos das organizações. Incluem habilidades de saber fazer a baixo custo
(eficiência) e de saber escolher o que fazer (eficácia). Também incluem as
habilidades de fazer avançar o desempenho da empresa em termos de novos
produtos ou de novos processos de produção, venda, financiamento, divulgação,
etc. São recursos-chaves na determinação das vantagens competitivas das
organizações.
A análise da VRB inicia-se com a identificação de
todos os recursos da empresa e, após essa etapa, analisa-se quais recursos
serão valiosos a partir de três (3) critérios como demanda, escassez
e apropriabilidade. Afirmar que um recurso tem demanda
significa dizer que ele contribui para o atendimento das necessidades do
mercado, a um preço que os consumidores estão dispostos a pagar, levando em
conta as alternativas dos concorrentes e/ou produtos substitutos.
Por sua vez, a escassez de um recurso está relacionada
à sua “raridade”; isto é, se só a empresa possui. Quanto mais difícil for para
a concorrência imitar ou reproduzir um recurso, maior será a contribuição deste
último para a vantagem competitiva da organização. Finalmente, um recurso é
aprovado no critério de apropriabilidade quando é inteiramente proprietário da
companhia ou, no caso de um recurso pertencer a fornecedores, os rendimentos
proporcionados por ele correm o risco de serem apropriados pelo dono do
recurso.
O valor será criado na interseção dos três (3)
critérios apresentados; ou seja, se um recurso tem demanda, é escasso e o lucro
proporcionado por ele é de total propriedade da corporação, ele está na área de
criação de valor. Isto é, esse recurso é estratégico e fundamental para a
competitividade da organização, devendo ser preservado e impulsionado por ela.
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