terça-feira, 9 de novembro de 2021

Gerência Estratégica Uma Visão Baseada em Recursos

 

Qual o Principal Postulado da Visão Baseada em Recursos em Uma Organização? Quais as Três Categorias de Recursos de Uma Empresa? O Que Significa Afirmar Que um Recurso Tem Demanda?

 


 

A Visão Baseada em Recursos (VBR) é uma alternativa às ideias de Michael Porter sobre estratégias empresariais e, o seu foco principal, é muito mais voltado para os aspectos internos das organizações. A VBR postula que as empresas com estruturas superiores são lucrativas não porque investem em barreiras de entrada – para prevenir menores margens no longo prazo – ou porque ofereçam produtos diferenciados, mas sim porque elas se apropriam das rendas provenientes da escassez dos recursos específicos de uma corporação.

De acordo com a VBR, os rendimentos obtidos pela empresa são em função de seus recursos, que são ativos – insumos únicos da empresa que não podem ser replicados imediatamente. Assim, pode-se dizer que a gerência estratégica consiste em concentrar esforços para desenvolver – e explorar – de forma eficaz esses recursos. O agrupamento de recursos que cada organização possui é o fator que as diferencia e explica por que estratégias bem-sucedidas não são imitadas e então anuladas em sua eficácia, sendo os recursos a “essência da vantagem competitiva sustentável”.

 

 

Categorias dos Recursos de Uma Organização:

 

 

·        Ativos Tangíveis: São os mais fáceis de avaliar, pois são os mais visíveis de uma empresa. Incluem as propriedades, as instalações, os estoques, etc. Como podem ser comprados, acrescentam pouco em termos de vantagens competitivas, embora façam falta se forem inadequados.

·        Ativos Intangíveis: São elementos como marca, cultura, conhecimento tecnológico, patentes, experiência acumulada, etc. São ativos com papel importante para sustentar posições competitivas ou para valorizar a empresa.

·        Capacitações Organizacionais: São as habilidades específicas da empresa, pois nascem de complexas combinações de ativos, pessoas e processos das organizações. Incluem habilidades de saber fazer a baixo custo (eficiência) e de saber escolher o que fazer (eficácia). Também incluem as habilidades de fazer avançar o desempenho da empresa em termos de novos produtos ou de novos processos de produção, venda, financiamento, divulgação, etc. São recursos-chaves na determinação das vantagens competitivas das organizações.

 

A análise da VRB inicia-se com a identificação de todos os recursos da empresa e, após essa etapa, analisa-se quais recursos serão valiosos a partir de três (3) critérios como demanda, escassez e apropriabilidade. Afirmar que um recurso tem demanda significa dizer que ele contribui para o atendimento das necessidades do mercado, a um preço que os consumidores estão dispostos a pagar, levando em conta as alternativas dos concorrentes e/ou produtos substitutos.

Por sua vez, a escassez de um recurso está relacionada à sua “raridade”; isto é, se só a empresa possui. Quanto mais difícil for para a concorrência imitar ou reproduzir um recurso, maior será a contribuição deste último para a vantagem competitiva da organização. Finalmente, um recurso é aprovado no critério de apropriabilidade quando é inteiramente proprietário da companhia ou, no caso de um recurso pertencer a fornecedores, os rendimentos proporcionados por ele correm o risco de serem apropriados pelo dono do recurso.

O valor será criado na interseção dos três (3) critérios apresentados; ou seja, se um recurso tem demanda, é escasso e o lucro proporcionado por ele é de total propriedade da corporação, ele está na área de criação de valor. Isto é, esse recurso é estratégico e fundamental para a competitividade da organização, devendo ser preservado e impulsionado por ela.


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