domingo, 18 de abril de 2021

Como Tomar Boas Decisões Financeiras

 

Que Perguntas Devem Ser Feitas Para se Tomar Uma Decisão Financeira Ótima? Após Decidir Onde Investir o Que o Administrador Financeiro Deve Avaliar? Como Financiar Um Investimento?

 


Quando tratamos de finanças e, portanto, de criar valor e maximizar a riqueza, o alcance de nossos objetivos depende sempre de nossa capacidade de tomar decisões financeiras ótimas. Decisão financeira ótima não é tomar uma decisão qualquer, tem de ser a melhor decisão possível. Para tanto, precisamos buscar respostas a quatro (4) perguntas fundamentais:

 

Onde investir?

Quanto investir?

Como financiar o investimento?

Como distribuir os resultados?

 

Como exemplo, vamos supor um administrador financeiro de uma empresa que tenha recursos a sua disposição para investir. Como tomar a melhor decisão? É necessário saber responder a essas quatro questões fundamentais. Caso contrário, o administrador financeiro, dificilmente, terá subsídios para tomar as melhores decisões.

 

Onde investir: Dentre as várias opções disponíveis para investimento, qual seria a melhor? Podemos optar por diversas situações:

 

Ampliar instalações;

Adquirir um concorrente;

Investir no mercado financeiro;

Investir em estoque;

Construir uma nova fábrica.

 

O executivo financeiro deve ser capaz de analisar e, portanto, escolher e recomendar o melhor investimento.

 

Quanto investir: Quanto investir em um negócio? Uma vez tomada a decisão de onde investir, devemos ser capazes de saber avaliar o investimento. Avaliar é importante para saber quanto poderemos pagar ou investir em um negócio.

Por exemplo, para adquirir um concorrente, temos de saber avaliar o valor desse negócio. Esse valor é determinado pelo concorrente para fechar o negócio. Como não devemos pagar mais do que vale o negócio, temos de conhecer seu valor antes de tomar qualquer decisão.

 

Como financiar o investimento: Como financiar o investimento para fechar o negócio? Uma vez definido onde e quanto investir, é necessário agora saber como financiar o negócio – definir o montante de capital próprio e o montante de capital de terceiros. É importante frisar neste ponto que as empresas dispõem de apenas duas (2) fontes primárias de capital. São elas:

 

Capital próprio – capital dos sócios;

Capital de terceiros – capital dos credores.

 

Pode ser até que tenhamos os recursos com capital próprio necessários para fechar um negócio. No entanto, pode ser que não queiramos utilizá-los totalmente, e que seja melhor aproveitar uma boa oportunidade de financiamento barato disponível naquele momento – essa é a decisão de financiamento.

 

Como Distribuição de resultados: Como distribuir os resultados do negócio? Das operações de um projeto – ou de uma empresa –, decorre um determinado faturamento. Contudo, para custear suas operações, a empresa incorre em custos operacionais fixos e variáveis – salários, matéria-prima, embalagens e despesas com a logística.

Subtraindo do faturamento os custos operacionais, obtemos o resultado operacional bruto. Com o resultado operacional bruto, devemos agir da seguinte forma:

 

Pagar aos credores pelo uso do capital de terceiros;

Recolher os impostos;

Realizar os reinvestimentos necessários;

Pagar dividendos aos sócios.

 

O faturamento pode ou não ser suficiente para a realização desses pagamentos. Se a empresa – ou o projeto – for capaz de distribuir os resultados esperados pelos credores e sócios, haverá lucro. Se ocorrer o contrário, não.

 

 

EXEMPLO de INVESTIMENTO:

 

 

Uma microempresa, fabricante de pães de queijo, decide comprar um veículo para ampliar seu transporte rodoviário e, para tal, ela terá de definir as seguintes diretrizes:

 

Qual veículo atenderá melhor a suas necessidades – furgão, automóvel, van, ônibus ou caminhão;

A faixa de preço para fechar esse negócio;

Qual o melhor negócio – saber quanto vale cada veículo para não pagar mais do que ele vale.

 

A empresa que produz pães de queijo tem de decidir agora se vai pagar à vista – capital próprio – ou se vai financiar – capital de terceiros – parte da compra. O capital dos sócios de que a empresa dispõe é o capital próprio. O valor que a empresa precisa financiar constitui o capital de terceiros. Ambos os recursos – o capital próprio e o de terceiros – possibilitarão a aquisição do veículo. Efetuada a compra do veículo, caberá à empresa:

 

Arcar com os custos operacionais relativos a combustível;

Custear sua manutenção;

Recolher impostos;

Pagar as prestações aos credores – capital de terceiros.

 

Portanto, depois de arcar com esses custos, a empresa espera ficar com parte de seu resultado.

 

https://jcsssc.wixsite.com/website

https://www.instagram.com/poloeducacionaldomeier/

Nenhum comentário :

Postar um comentário