O Que é Network? O
Que Isso Tem a Ver Com os Jovens Iniciantes? Como Ser Ajudado Por Pessoas
Influentes? Como Ter Expectativas em Relação aos Outros?
Durante toda a história da
sociedade capitalista, o trabalho é um meio necessário para o homem promover o auto
sustento e amparar financeiramente uma família inteira. Nesse contexto, o jovem
se vê obrigado a entrar no mercado de trabalho precocemente por necessidade de
sobrevivência.
Para piorar esse cenário muitos
jovens brasileiros não estão preparados para lidar com essas expectativas, pois
a maioria é tímida, sem qualquer experiência profissional e uma escolaridade
que não lhes qualificam a assumirem funções nas organizações.
Diante disso, alguns
especialistas enxergam o network como sendo uma solução palpável a esse
contingente de pessoas. Então cabe perguntar: - o que é network? O que o
network tem a ver com os jovens na situação descrita acima?
Para Darling ([1])
networking é a arte de construir e manter relacionamentos vantajosos e, em
função disso, todos têm uma boa razão para participar – mesmo aqueles que já não são tão jovens assim. Para
ela, networking se faz em casa, no trabalho, na comunidade; isto é, networking
se faz em toda parte. “Da primeira à última
conversa do dia, você está o tempo todo fazendo networking”.
A ideia dessa série de textos é
relacionar várias dicas para que os jovens possam superar sua timidez e ampliar
seus contatos. Os textos não tentarão te ensinar técnicas de venda eficazes e,
muito menos, técnicas para arrumar emprego. Na verdade, os textos te ajudarão a
ter expectativas em relação aos outros e a lidar com as expectativas que eles
têm de nós.
Além disso, os textos te
ensinarão que o ideal é construir relacionamentos de forma desinteressada, pois
dessa forma ao precisar de ajuda você poderá contar com pessoas dispostas e
capazes de socorrê-lo. Você também encontrará sugestões de como superar a
timidez, medos e como se manter estimulado para enfrentar as oportunidades que
surgirão.
Então, o primeiro passo é fazer
um inventário de seus contatos e avalia-los, a fim de estabelecer prioridades e
criar um método de trabalho que leve a um aumento da rede de relacionamentos. O
segundo passo é reconhecer a importância de contar com o apoio de um grupo de
especialistas para ajudá-lo a desenvolver relacionamentos com mais eficiência –
seja melhorando a impressão que você deixa, ampliando suas aptidões
profissionais ou planejando estratégias de sucesso para sua carreira.
O terceiro passo é saber
encontrar, interagir e se comunicar com as pessoas, incluindo aspectos práticos
de comportamento e até kits de sobrevivência para situações que envolvam
processos de networking. Nesses textos você também encontrará lições que
abordam desde o aperto de mão correto a como lembrar os nomes das pessoas e
como comer e beber. Mas, a pergunta que muitos jovens fazem é: - “Onde e quando
entrar em ação”?
Basicamente reconhecendo as
oportunidades de encontrar as pessoas certas, conservando e ampliando seus
contatos. Dessa forma, pode-se afirmar que fazer networking pressupõe atender
aos seus interesses e ajudar os outros a satisfazerem os deles. E, diante disso,
reputação
e confiança
são essenciais para consolidar esse tipo de relacionamento que beneficia ambos
os lados.
Reputação é o conceito que os
outros têm de você. Ela nasce com a primeira impressão e cresce à medida que as
pessoas o conhecem melhor – se você é sincero, eficaz, se trabalha bem em
equipe, etc. Confiança é decorrente do seu comportamento; ou seja, agir de
maneira inconsistente ou imprevisível podem acabar com a sua reputação.
Portanto, trate de causar a
melhor primeira impressão que puder, mostre que se importa com os outros e
trabalhe para construir uma boa imagem. Assim, todo mundo vai querer entrar na
sua rede de relacionamentos. Veja abaixo três (3) das principais técnicas de
fazer networking:
·
Procure se aproximar de quem mais vale a pena:
quem você conhece – ou precisa conhecer – que pode te ajudar a alcançar o que
deseja? Projetos diferentes exigem que você entre em contato com diferentes
pessoas.
·
Escolha o melhor método: como você pode
obter ajuda? O que o seu contato precisa saber? A pessoa em questão prefere se
comunicar por e-mail, telefone ou por escrito?
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