segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Dicas Para Uma Boa Gestão de Um Pequeno Negócio

 

Quais os Principais Conhecimentos Para Gerir Bem Uma Pequena Empresa? Como Criar Um Bom Planejamento? Como Criar um Cronograma de Ações e Estratégias? Como Gerenciar os Colaboradores de Forma Eficaz?




Gerenciar um pequeno negócio é uma tarefa tão desafiadora quanto administrar uma grande empresa, pois envolve coordenar tempo, recursos e do capital humano de forma eficaz. Muitas vezes, as pessoas têm a impressão de que as pequenas empresas são mais fáceis de gerir, pois têm menos processos, funcionários e produtos – ou serviços. 

No entanto, ao adotar padrões na sua gestão pode trazer maior rentabilidade, facilitar a expansão dos negócios e garantir a segurança das operações financeiras. Dessa forma, gerenciar uma pequena empresa implica ter uma variedade de conhecimentos relacionados a cada atividade do negócio e as principais atribuições do gestor incluem:


Definir metas de vendas e garantir que a equipe esteja no caminho certo para alcançá-las;

Garantir que as operações diárias sejam concluídas com sucesso;

Gerenciar o inventário e o estoque para tomar decisões de compra;

Lidar com as tarefas relacionadas ao marketing;

Monitorar os ganhos, verificando se o objetivo financeiro do negócio está sendo alcançado;

Projetar e implementar o orçamento da empresa;

Recrutar, contratar e treinar novos colaboradores;


O volume de atividades e responsabilidades sugere que o profissional conte com uma equipe eficiente e, nesse caso, a terceirização de algumas funções — como a financeira e a contábil — pode contribuir para uma boa gestão, otimizando o tempo, os custos e diminuindo erros. Mesmo assim, é importante se manter atualizado sobre o mercado. 

Para que uma pequena empresa consiga sobreviver no mercado, ela precisa adotar um sistema de gestão que aumente a sua competitividade e, em função disso, deve-se aprimorar a qualidade dos produtos e serviços, fazer uma gestão de pessoas eficiente e manter os recursos financeiros sob controle são requisitos básicos de um processo administrativo eficiente. Veja como é possível aplicá-los em um negócio.


1) Conte com um bom planejamento


Para criar um planejamento de negócios eficaz, especifique suas metas e objetivos em curto, médio e longo prazos. Inclua os detalhes sobre o mercado em que você está entrando, seus planos para o marketing e o comercial, além de projeções financeiras. O plano de negócios deve ser revisado periodicamente, buscando identificar o que deu certo e o que precisa ser modificado.


2. Controle o desempenho continuamente


Negócios interessados em crescer devem manter a inovação nos produtos e serviços oferecidos, bem como nas metodologias usadas para gerenciar a empresa. Nesse processo, controlar o desempenho é fundamental. Esse controle pode — e deve — ser feito a partir de diversas fontes de informação, incluindo:


Buscar informações sobre o mercado, considerando concorrentes e pesquisas sobre o segmento de atuação, e acompanhando o andamento e as perspectivas da economia em todas as esferas;

Fazer uso de softwares ou contar com empresas de assessoria que facilitem o demonstrativo de resultados para acompanhar o desempenho mensal do negócio;

Ouvir o que os colaboradores têm a dizer sobre o relacionamento com os clientes e suas demandas;

Usar indicadores e métricas.


3. Tenha um cronograma de ações e estratégias


Por conta da concorrência cada vez maior, as pequenas empresas precisam não apenas sair na frente dos concorrentes diretos, mas também se destacar das franquias e das grandes corporações. Para isso, devem entregar uma proposta de valor aos consumidores e fazer com que eles absorvam seu discurso, o que exige um cronograma de ações e estratégias detalhado e eficiente.


4. Faça uma boa gestão financeira


Empresas pequenas podem passar a falsa ideia de que é mais fácil gerenciar suas finanças. Com isso, tarefas como controlar o fluxo de caixa, emitir notas fiscais, cuidar de obrigações tributárias e outras atividades acabam sendo desempenhadas pelo próprio gestor — o que pode ser um risco. Se no passado esse controle era feito com a ajuda das tradicionais planilhas do Excel, hoje há uma série de softwares que facilitam esse processo, aprimorando a gestão financeira e diminuindo riscos.


5. Colete feedback dos clientes


Os clientes esperam que a empresa adote o melhor em tecnologia e ofereça produtos e serviços de qualidade para suprir suas demandas e melhorar a experiência de compra. Se o negócio oferece canais de comunicação fácil e rápida, melhor ainda. Uma das tarefas do gestor é garantir que essas expectativas sejam atendidas.

No caso dos pequenos negócios, esse caminho é um pouco mais fácil. O feedback pode ser coletado diretamente na fonte, ou seja, durante o atendimento e o contato com o cliente. Oriente os profissionais que trabalham com você a questionar se os clientes estão satisfeitos com os serviços oferecidos, se eles têm sugestões sobre o que pode ser melhorado e se há mais alguma coisa que eles gostariam de ver na sua empresa. Esse bate-papo pode ajudar o seu pequeno negócio a abrir uma vantagem competitiva.


6. Gerencie os colaboradores de forma eficaz


Se você deseja ver a sua empresa crescer, é importante contratar as pessoas certas, que estarão dispostas a enfrentar essa caminhada junto com você. Por isso, além de investir em um processo seletivo que atraia pessoas capacitadas, é fundamental que esses colaboradores sejam gerenciados de forma eficaz no dia a dia.

Isso inclui oferecer benefícios inovadores, como horário flexível, um vale-alimentação atrativo, parceria com instituições de ensino, programas de treinamento e desenvolvimento e um plano de carreira que traga boas perspectivas para os profissionais.

Destacamos também a importância de estabelecer uma cultura de transparência na sua organização por meio do feedback construtivo, que pode aumentar o desempenho dos profissionais e das equipes como um todo.



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