Quais os Principais Conhecimentos Para Gerir Bem Uma Pequena Empresa? Como Criar Um Bom Planejamento? Como Criar um Cronograma de Ações e Estratégias? Como Gerenciar os Colaboradores de Forma Eficaz?
Gerenciar um pequeno negócio é uma tarefa tão desafiadora quanto administrar uma grande empresa, pois envolve coordenar tempo, recursos e do capital humano de forma eficaz. Muitas vezes, as pessoas têm a impressão de que as pequenas empresas são mais fáceis de gerir, pois têm menos processos, funcionários e produtos – ou serviços.
No entanto, ao adotar padrões na sua gestão pode trazer maior rentabilidade, facilitar a expansão dos negócios e garantir a segurança das operações financeiras. Dessa forma, gerenciar uma pequena empresa implica ter uma variedade de conhecimentos relacionados a cada atividade do negócio e as principais atribuições do gestor incluem:
Definir metas de vendas e garantir que a equipe esteja no caminho certo para alcançá-las;
Garantir que as operações diárias sejam concluídas com sucesso;
Gerenciar o inventário e o estoque para tomar decisões de compra;
Lidar com as tarefas relacionadas ao marketing;
Monitorar os ganhos, verificando se o objetivo financeiro do negócio está sendo alcançado;
Projetar e implementar o orçamento da empresa;
Recrutar, contratar e treinar novos colaboradores;
O volume de atividades e responsabilidades sugere que o profissional conte com uma equipe eficiente e, nesse caso, a terceirização de algumas funções — como a financeira e a contábil — pode contribuir para uma boa gestão, otimizando o tempo, os custos e diminuindo erros. Mesmo assim, é importante se manter atualizado sobre o mercado.
Para que uma pequena empresa consiga sobreviver no mercado, ela precisa adotar um sistema de gestão que aumente a sua competitividade e, em função disso, deve-se aprimorar a qualidade dos produtos e serviços, fazer uma gestão de pessoas eficiente e manter os recursos financeiros sob controle são requisitos básicos de um processo administrativo eficiente. Veja como é possível aplicá-los em um negócio.
1) Conte com um bom planejamento
Para criar um planejamento de negócios eficaz, especifique suas metas e objetivos em curto, médio e longo prazos. Inclua os detalhes sobre o mercado em que você está entrando, seus planos para o marketing e o comercial, além de projeções financeiras. O plano de negócios deve ser revisado periodicamente, buscando identificar o que deu certo e o que precisa ser modificado.
2. Controle o desempenho continuamente
Negócios interessados em crescer devem manter a inovação nos produtos e serviços oferecidos, bem como nas metodologias usadas para gerenciar a empresa. Nesse processo, controlar o desempenho é fundamental. Esse controle pode — e deve — ser feito a partir de diversas fontes de informação, incluindo:
Buscar informações sobre o mercado, considerando concorrentes e pesquisas sobre o segmento de atuação, e acompanhando o andamento e as perspectivas da economia em todas as esferas;
Fazer uso de softwares ou contar com empresas de assessoria que facilitem o demonstrativo de resultados para acompanhar o desempenho mensal do negócio;
Ouvir o que os colaboradores têm a dizer sobre o relacionamento com os clientes e suas demandas;
Usar indicadores e métricas.
3. Tenha um cronograma de ações e estratégias
Por conta da concorrência cada vez maior, as pequenas empresas precisam não apenas sair na frente dos concorrentes diretos, mas também se destacar das franquias e das grandes corporações. Para isso, devem entregar uma proposta de valor aos consumidores e fazer com que eles absorvam seu discurso, o que exige um cronograma de ações e estratégias detalhado e eficiente.
4. Faça uma boa gestão financeira
Empresas pequenas podem passar a falsa ideia de que é mais fácil gerenciar suas finanças. Com isso, tarefas como controlar o fluxo de caixa, emitir notas fiscais, cuidar de obrigações tributárias e outras atividades acabam sendo desempenhadas pelo próprio gestor — o que pode ser um risco. Se no passado esse controle era feito com a ajuda das tradicionais planilhas do Excel, hoje há uma série de softwares que facilitam esse processo, aprimorando a gestão financeira e diminuindo riscos.
5. Colete feedback dos clientes
Os clientes esperam que a empresa adote o melhor em tecnologia e ofereça produtos e serviços de qualidade para suprir suas demandas e melhorar a experiência de compra. Se o negócio oferece canais de comunicação fácil e rápida, melhor ainda. Uma das tarefas do gestor é garantir que essas expectativas sejam atendidas.
No caso dos pequenos negócios, esse caminho é um pouco mais fácil. O feedback pode ser coletado diretamente na fonte, ou seja, durante o atendimento e o contato com o cliente. Oriente os profissionais que trabalham com você a questionar se os clientes estão satisfeitos com os serviços oferecidos, se eles têm sugestões sobre o que pode ser melhorado e se há mais alguma coisa que eles gostariam de ver na sua empresa. Esse bate-papo pode ajudar o seu pequeno negócio a abrir uma vantagem competitiva.
6. Gerencie os colaboradores de forma eficaz
Se você deseja ver a sua empresa crescer, é importante contratar as pessoas certas, que estarão dispostas a enfrentar essa caminhada junto com você. Por isso, além de investir em um processo seletivo que atraia pessoas capacitadas, é fundamental que esses colaboradores sejam gerenciados de forma eficaz no dia a dia.
Isso inclui oferecer benefícios inovadores, como horário flexível, um vale-alimentação atrativo, parceria com instituições de ensino, programas de treinamento e desenvolvimento e um plano de carreira que traga boas perspectivas para os profissionais.
Destacamos também a importância de estabelecer uma cultura de transparência na sua organização por meio do feedback construtivo, que pode aumentar o desempenho dos profissionais e das equipes como um todo.
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