segunda-feira, 6 de julho de 2020

Estratégias Que Conduzem à Excelência Operacional



Qual a Relação Entre os Estrategistas e os Slogans Empresariais? Qual é o Papel Fundamental Exercido Pelos Valores Para a Construção da Cultura de Uma Empresa?




Estrategistas são profissionais que veem muito além das transações individuais da rotina de trabalho e enxergam os sistemas que conduzem ao sucesso no longo prazo. Enquanto a maioria se concentra nos detalhes de suas tarefas, os Estrategistas procuram aquele valor que define quem são e fornece uma diretriz no que se refere a todos os demais detalhes.

Alguns autores descrevem os Estrategistas em termos de seus slogans empresariais, pois slogans como o da FedEx (“Da Noite Para o Dia”) ou da Mercedes Benz (“Desenvolvido Como Nenhum Outro Carro do Mundo”) transmitem mensagens comuns de definem tais organizações em termos de um valor essencial, o qual norteia suas operações.

Um ponto importante é que esses valores também desempenham um papel fundamental na definição da cultura do local de trabalho. Para muitas empresas, a busca do melhor desempenho em um item específico tem efeitos que vão além do próprio item em questão e, definitivamente, constitui o alicerce do caminho para se tornar a melhor empresa do ramo.

A luta pela excelência tem um impacto que ultrapassa as metas de uma equipe, afetando valores culturais que podem contaminar todas as outras áreas da organização. Por exemplo, se você trabalha no setor financeiro de uma grande empresa aérea, é provável que a cultura seja bem diferente de uma companhia aérea menos conceituada. E, o mais importante, a estrada para o sucesso no local de trabalho pode começar com o compromisso de ser o melhor em algumas coisas.


Como os Sistema Definem a Cultura – o caso Lenscrafters


Todo local de trabalho tem seus procedimentos operacionais e, para muitas empresas, esses procedimentos podem se tornar uma colação de regras e políticas cruéis. Mas, para os Estrategistas, isso é um microcosmo de valores culturais que, por sua vez, as tornam bem-sucedidas. Sendo assim, veremos abaixo o “case” de uma empresa que mudou a maneira de comprar óculos e acessórios.

Houve uma época em que as pessoas esperavam semanas para conseguir um novo par de óculos, pois era necessário marcar uma consulta e depois uma visita à ótica para escolher a armação. A receita era enviada ao laboratório, as lentes eram feitas e então enviadas de volta para a ótica.

Em 1983, a Lenscrafters teve a ideia de transferir o laboratório ótico – e os próprios oftalmologistas – para a loja e, dessa forma, fazer os óculos na mesma hora. Hoje, a empresa tornou-se o maior vendedor de produtos óticos do mundo, estando entre os 100 melhores empregadores dos EUA e apresenta uma das maiores taxas de rotatividade de funcionários, entre as maiores cadeia varejistas.

Temos a tendência de pensar a cultura organizacional como uma habilidade fácil, separada das operações comerciais. Na verdade, essas operações muitas vezes definem a cultura e não o inverso. Seu modo de executar seus negócios torna-se uma filosofia e ela cria valores que norteiam seus relacionamentos pessoais, a qualidade do serviço e as decisões empresariais tomadas no dia a dia.

Mas, o maior motivo do sucesso da Lenscrafters é fazer óculos em uma hora aproximadamente? Não, pois atualmente, quase todos os concorrentes fazem a mesma coisa. Mas, quando a empresa decidiu romper com os padrões do setor, sua decisão gerou efeitos colaterais no restante de suas operações e, dessa forma, em toda a sua cultura. Esses efeitos colaterais criaram um ambiente empresarial em que os seus concorrentes acharam difícil copiar. 

Quando a Lenscrafters começou, tinha um slogan óbvio – “Óculos em Uma Hora” – e, mais tarde, esse slogan evoluiu para: “Ajudando o mundo a enxergar melhor, uma pessoa de cada vez”, o qual continua sendo sua missão. Finalmente, percorremos um círculo completo até encontrar o lugar em que a empresa começou as suas operações, criando uma cultura que, por sua vez, conduz as suas operações para o futuro.



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