Qual a Relação
Entre os Estrategistas e os Slogans Empresariais? Qual é o Papel Fundamental
Exercido Pelos Valores Para a Construção da Cultura de Uma Empresa?
Estrategistas
são profissionais que veem muito além das transações individuais da rotina de
trabalho e enxergam os sistemas que conduzem ao sucesso no longo prazo.
Enquanto a maioria se concentra nos detalhes de suas tarefas, os Estrategistas
procuram aquele valor que define quem são e fornece uma diretriz no que se
refere a todos os demais detalhes.
Alguns
autores descrevem os Estrategistas em termos de seus slogans empresariais, pois
slogans como o da FedEx (“Da Noite Para o Dia”) ou da Mercedes Benz
(“Desenvolvido Como Nenhum Outro Carro do Mundo”) transmitem mensagens comuns
de definem tais organizações em termos de um valor essencial, o qual norteia
suas operações.
Um
ponto importante é que esses valores também desempenham um papel fundamental na
definição da cultura do local de trabalho. Para muitas empresas, a busca do
melhor desempenho em um item específico tem efeitos que vão além do próprio
item em questão e, definitivamente, constitui o alicerce do caminho para se
tornar a melhor empresa do ramo.
A
luta pela excelência tem um impacto que ultrapassa as metas de uma equipe,
afetando valores culturais que podem contaminar todas as outras áreas da
organização. Por exemplo, se você trabalha no setor financeiro de uma grande
empresa aérea, é provável que a cultura seja bem diferente de uma companhia
aérea menos conceituada. E, o mais importante, a estrada para o sucesso no
local de trabalho pode começar com o compromisso de ser o melhor em algumas
coisas.
Como os Sistema
Definem a Cultura – o caso Lenscrafters
Todo
local de trabalho tem seus procedimentos operacionais e, para muitas empresas,
esses procedimentos podem se tornar uma colação de regras e políticas cruéis.
Mas, para os Estrategistas, isso é um microcosmo de valores culturais que, por
sua vez, as tornam bem-sucedidas. Sendo assim, veremos abaixo o “case” de uma
empresa que mudou a maneira de comprar óculos e acessórios.
Houve
uma época em que as pessoas esperavam semanas para conseguir um novo par de
óculos, pois era necessário marcar uma consulta e depois uma visita à ótica
para escolher a armação. A receita era enviada ao laboratório, as lentes eram
feitas e então enviadas de volta para a ótica.
Em
1983, a Lenscrafters teve a ideia de transferir o laboratório ótico – e os
próprios oftalmologistas – para a loja e, dessa forma, fazer os óculos na mesma
hora. Hoje, a empresa tornou-se o maior vendedor de produtos óticos do mundo,
estando entre os 100 melhores empregadores dos EUA e apresenta uma das maiores
taxas de rotatividade de funcionários, entre as maiores cadeia varejistas.
Temos
a tendência de pensar a cultura organizacional como uma habilidade fácil,
separada das operações comerciais. Na verdade, essas operações muitas vezes
definem a cultura e não o inverso. Seu modo de executar seus negócios torna-se
uma filosofia e ela cria valores que norteiam seus relacionamentos pessoais, a
qualidade do serviço e as decisões empresariais tomadas no dia a dia.
Mas,
o maior motivo do sucesso da Lenscrafters é fazer óculos em uma hora
aproximadamente? Não, pois atualmente, quase todos os concorrentes fazem a
mesma coisa. Mas, quando a empresa decidiu romper com os padrões do setor, sua
decisão gerou efeitos colaterais no restante de suas operações e, dessa forma,
em toda a sua cultura. Esses efeitos colaterais criaram um ambiente empresarial
em que os seus concorrentes acharam difícil copiar.
Quando a Lenscrafters
começou, tinha um slogan óbvio – “Óculos em Uma Hora” – e, mais tarde,
esse slogan evoluiu para: “Ajudando o mundo a enxergar melhor, uma pessoa de
cada vez”, o qual continua sendo sua missão. Finalmente, percorremos um
círculo completo até encontrar o lugar em que a empresa começou as suas
operações, criando uma cultura que, por sua vez, conduz as suas operações para
o futuro.
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