quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

A Padronização e a Melhoria na Gestão da Qualidade



Como Ocorreu a Passagem da Produção Artesanal Para a Produção em Série? Por Que se Fez Necessário a Filosofia de Melhoramento Contínuo? Quais os primeiros Caminhos Para a Padronização de Peças e Componentes? Quais São os Três Processos Gerenciais Conhecidos Como a Trilogia Juran?




Um dos maiores sucessos da produção em série – caracterizada pelo desenvolvimento da linha de montagem da Ford e pela Administração Científica da produção – foi a padronização de peças e componentes. A passagem da produção artesanal para a produção em série somente foi possível devido ao desenvolvimento de sistemas e padrões que tornaram as peças e componentes intercambiáveis, podendo ser utilizadas em processos seriados. Mas não basta padronizar processos, métodos e componentes, pois é preciso melhorá-los continuamente. A gestão da qualidade inclui sistema de gestão composto por princípios, técnicas, métodos e ferramentas.


A promoção da padronização e da melhoria de processos de bens e serviços se dá através da participação de todos os colaboradores, os quais devem estar imbuídos de uma filosofia de melhoramento contínuo. Este é representado pelo ciclo PDCA e seus desdobramentos, a fim de se alcançar a satisfação das expectativas de todas as partes como clientes, acionistas, fornecedores, sociedade e colaboradores. Dessa forma, a adoção de um sistema de gestão implica a padronização dos métodos e das práticas de uma organização.
Um bom caminho para o início da padronização de uma empresa pode ser a implementação das normas ISO 9000 ou das diretrizes da ISO 9004, os quais contém uma série de tópicos que exigem a padronização das operações críticas da empresa. A ISO 9000 não é a única forma de se buscar a padronização, pois existem outros caminhos como normas para as áreas de telecomunicações e automobilísticas entre outras.
Seja qual for o caminho adotado, a padronização é importante para a organização porque permite, entre outros objetivos, demonstrar para os clientes – através de evidências objetivas como documentos e registros – que os requisitos contratuais especificados entre ambos podem ser plenamente alcançados. A padronização também permite a análise crítica e a consequente melhoria dos procedimentos e métodos da organização, pois propicia uma perspectiva concreta do que analisar melhor.


A Trilogia Juran


Conforme Joseph Juran o gerenciamento da qualidade pode ser obtido utilizando-se três (3) processos gerenciais conhecidos como a “trilogia Juran”:

1) Planejamento da Qualidade: É o processo de preparação para a obtenção de objetivos; ou seja, é o conjunto de atividades que visam desenvolver os produtos e processos a fim de atender às necessidades dos clientes. Envolve as seguintes etapas:

·        Identificar os clientes
·        Determinar suas necessidades
·        Definir as características dos produtos que respondem às necessidades dos clientes.
·        Elaborar processos capazes de reproduzir essas características .
·        Capacitar os colaboradores à implementação do plano

2) Controle da Qualidade: É o processo que visa assegurar o cumprimento dos objetivos definidos no planejamento, o qual consiste nos seguintes passos:

·        Avaliar o desempenho.
·        Comparar o desempenho obtido com as metas.
·        Atuar a partir das diferenças.

3) Melhoria da Qualidade: É o processo para produzir com níveis superiores de execução, visando elevar os resultados a novos níveis de desempenho, seja incremental (melhoria contínua) ou inovador (melhoria radical). Envolve:

·        Estabelecer a infraestrutura necessária para assegurar uma melhoria constante.
·        Identificar as necessidades para a criação de projetos de melhoria.
·        Criar – para cada projeto – uma equipe com a responsabilidade de torna-lo bem sucedido.
·        Fornecer os recursos às equipes a fim de diagnosticar as causas, estimular o estabelecimento de uma solução e implementar controles para manter os resultados.


O Ciclo PDCA



A filosofia do melhoramento contínuo (kaizen) possui como sua representação principal o ciclo PDCA, ou ciclo de Deming – o  responsável pelo seu reconhecimento e desenvolvimento. Trata-se de um método gerencial para a promoção da melhoria contínua e reflete – em suas quatro fases – a base da filosofia do melhoramento contínuo. Praticando-se de forma cíclica, acaba-se por promover a melhoria contínua na organização, consolidando a padronização de práticas. As quatro (4) fases são:

·        Plan (Planejamento): Deve-se estabelecer os objetivos e metas para que sejam desenvolvidos métodos, procedimentos e padrões para alcança-los. As metas são desdobradas do Planejamento Estratégico e representam requisitos do cliente e características de produtos, serviços ou processos. Os métodos contemplam os procedimentos e as orientações técnicas necessárias para se atingirem as metas.
·        Do (Execução): É a fase de implementação do planejamento, sendo preciso fornecer educação e treinamento para a execução dos métodos. Ao longo da execução devem-se coletar os dados que serão utilizados na fase de verificação, mas quando os envolvidos vêm participando desde a fase de planejamento, isso deixa de ser necessário.
·        Check (Verificação): Verifica-se se o planejado foi alcançado, através da comparação entre as metas desejadas e os resultados obtidos. Para isso, usam-se ferramentas de controle como histogramas, folhas de verificação e outras. Essa comparação deve ser baseada em fatos e não em opiniões ou intuição.
·        Act (Agir Corretivamente): Nessa fase tem-se duas alternativas; a primeira consiste em buscar as causas a fim de prevenir a repetição dos efeitos indesejados – no caso de não terem sido alcançadas as metas planejadas. A 2ª, em adotar como padrão o planejado na 1ª fase – já que as metas planejadas foram alcançadas.

Portanto, girar o ciclo PDCA significa obter previsibilidade nos processos e aumento da competitividade organizacional. A previsibilidade acontece pela obediência aos padrões, pois quando a melhoria é bem sucedida, adota-se o método planejado, padronizando-o e, caso contrário, volta-se ao padrão anterior e recomeça-se a girar o PDCA.




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