Em Que Consiste
Exatamente Uma Cultura Empresarial? Que Fatores Formam Uma Cultura
Organizacional? Quais São os Mitos Que Envolvem a Formação de Uma Cultura
Empresarial?
Alguns
estudiosos em Administração vêm afirmando que, dentro das organizações, todos
são influenciados pelo sentido tácito da sua cultura e, embora raramente a
cultura seja algo que possa ser discutido abertamente, ela exerce um poder
extraordinário sobre as pessoas.
Seus
valores essenciais são uma influência harmoniosa e eles mudam apenas com grande
esforço e consenso; além disso, se autoperpetuam mesmo quando as empresas
crescem e passam a incluir milhares de pessoas espalhadas em escritórios pelo
mundo.
Porém,
por mais importante que seja a cultura de uma empresa, ela continua sendo um
dos conceitos mais mal compreendidos de hoje.
Muitas pessoas acabam confundindo
com elementos mais específicos como políticas, procedimentos internos ou a
deixam de lado por considera-la uma “ciência inexata”. Por isso, as culturas
fortes podem estra presentes nas empresas líderes, mas continuam sendo raras
entre as organizações em geral. Sendo assim, veremos a seguir algumas
percepções equivocadas mais comuns que cercam esse assunto:
Mito 1: Cultura
Significa Colocar Seus Valores Numa Declaração de Missão
Como
experiência, faça uma lista das empresas que o atenderam mal no ano passado e,
depois disso, examine suas declarações de missão. Certamente, a maioria delas
expressa valores que estão em conflito com a experiência pela qual você passou.
No
livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, Stephen
Covery pretendia ajudar as empresas a desenvolver um propósito e um escopo para
suas ações diárias e, para algumas delas que praticavam o que ele pregava, o
desenvolvimento de uma declaração de missão cumpriu seus objetivos.
Mas,
quando o conceito foi elevado à condição de um astro de rock, todas as
organizações tinham de ter uma declaração de missão. E, se compararmos essas
declarações com o comportamento real, nós veremos que muitas se tornaram casos
notórios de gestão por slogan com pouco – ou nenhum – efeito sobre a realidade
empresarial em suas trincheiras. Dessa forma, jamais cometa o erro de pensar
que uma declaração de missão em si, será capaz de definir – ou mudar – sua
cultura.
Mito 2: A Questão da Cultura Diz Respeito
às Maiores Empresas
Muitas
vezes, o termo “cultura organizacional” envolve o ambiente de uma grande
empresa e, consequentemente, talvez muitas pequenas organizações não parem para
perceber que têm uma cultura empresarial, e o efeito que ela tem sobre seus
resultados financeiros.
Infelizmente,
a cultura vem atuando contra as pequenas organizações com mais frequência do
que a seu favor. As de grande porte, muitas vezes investem no treinamento de
pessoal para reforçar a sensação comum de identidade. Assim, enquanto o
proprietário de uma pequena empresa pode hesitar em dar ao cliente um reembolso
quando ocorrer um problema, uma pessoa com pouca experiência no McDonald’s
provavelmente cuidaria do mesmo problema sem qualquer hesitação.
Sendo
assim, as pequenas empresas devem entender que, os mais humildes funcionários
da linha de frente de muitas cadeias nacionais, sabem muito mais sobre o
serviço do que o próprio dono.
Mito 3: As Boas Culturas
São Invariavelmente Bem Sucedidas
Você
pode dizer que uma cultura empresarial forte é um dos fatores mais importantes
para a empresa, mas se você decidir abrir um restaurante especializado em gambá
frito – por exemplo – nenhum tipo de cultura irá garantir o seu sucesso. Por
outro lado, se você oferecer um produto – ou serviço – que “incendeie” o mercado,
você poderá até ser bem-sucedido sem os melhores valores do mundo – pelo menos
no curto prazo.
Mito 4: A Cultura
Empresarial é Uma “Habilidade Fácil”
Ainda
existem líderes que acreditam que a cultura organizacional é um daqueles
conceitos “fáceis” que tem pouca influência nos resultados financeiros. Algumas
dessas empresas preferem mandar seus funcionários para um retiro espiritual do
que analisar sua cultura empresarial e, o resultado disso, é que elas dão pouca
atenção ao que muitas vezes é uma das forças mais poderosas que modelam o
destino de um negócio. Por outro lado, para muitas empresas líderes, a cultura
é o lugar em que começam.
Mito 5: A Cultura
Empresarial é Relativamente Estática
Tendemos
a pensar na maioria das empresas como entidades monolíticas. Na verdade. As
empresas muitas vezes envolvem grupos de culturas e subculturas que podem – ou
não – agir de acordo com princípios maiores. No dia-a-dia, o que se percebe
sobre a empresa pode variar de pessoa para pessoa, de equipe para equipe ou de
lugar para lugar.
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