Por Que o Treinamento é
Uma das Funções administrativa Mais Negligenciada nas Organizações? Por Que
Alguns Gerentes Acreditam Que o
Treinamento Não é Necessário?
A possibilidade de
um Gerente obter sucesso na sua área de atuação depende, em grande parte, da
sua própria capacidade de fazer com que seus colaboradores façam aquilo que
deve ser feito.
Se um gestor
espera dos outros um trabalho de qualidade, certamente ele precisará treinar e
desenvolver continuamente seus funcionários. Do contrário, ele passará a maior
parte do seu tempo corrigindo erros e realizando ele mesmo as tarefas.
Mas, o treinamento
talvez seja a função administrativa mais negligenciada nas organizações, pois
muitos executivos o enxergam como despesas e outros o veem como uma “chatice” e
“perda de tempo”.
Sendo assim,
muitos Gerentes procuram encurtar o caminho e, quando são perguntados por que
não oferecem treinamento à sua equipe, respondem que “não é necessário” porque
a empresa já contrata pessoas qualificadas e experientes.
Existem outros
gestores que não adotam o treinamento formal porque “seu pessoal aprende no
exercício das suas funções”. Eles afirmam que “a experiência é o melhor
professor”. Porém, se esquecem de que é também um professor muito caro.
Na verdade nada
substitui o treinamento, pois um funcionário pode até ter inúmeras qualidades e
experiências profissionais e, ainda assim, precisará ser treinada nos padrões
da organização.
Os futuros
colaboradores precisarão compreender os valores, a filosofia, as políticas da
companhia e os procedimentos relacionados à sua futura função. Pois, se uma
pessoa não receber essas informações sua capacidade de utilizar suas aptidões e
experiência fica limitada.
Quando as pessoas
são obrigadas a aprender através do processo de tentativa e erro, todos sofrem:
_ o funcionário se sente fracassado, apesar de não ter cometido nenhuma falta.
Os clientes se decepcionam com os erros que poderiam ser evitados e a empresa
perde dinheiro.
Pode-se afirmar
que o treinamento corporativo é o caminho para o crescimento e, se os
colaboradores quiserem superar os padrões de excelência e galgar degraus na hierarquia
profissional, certamente precisarão ser treinadas.
Portanto, os Gerentes modernos sabem que ao
transmitir seus conhecimentos e aptidões aos seus funcionários, ele estará
multiplicando sua própria eficácia pelo número de pessoas que treina. Ele estará
disposto a sacrificar-se em curto prazo, a fim de receber benefícios em médio e
longo prazo.
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