O Que é Uma Estratégia? Qual a Melhor Definição de
Estratégia? O Que é Uma Estratégia Corporativa? E Uma Estratégia Competitiva?
A definição e a aplicação da
estratégia são consideradas um dos pontos mais importantes da atividade dos
executivos. Mas, a questão fundamental com que os pensadores do campo da Gestão
Empresarial buscam responder é: _ o que é estratégia? Essa palavra vem do grego
(“strategós”, de “stratos” = exército; e “ago” = liderança), tendo significado
inicialmente “a arte do general” e designava “o comandante militar”.
Pela origem apresentada a
literatura relaciona estratégia com situações políticas, guerras ou jogos e,
dessa perspectiva, é fácil compreender uma característica da estratégia em
qualquer campo. Ou seja, alcançar um determinado desempenho competitivo. Dessa
forma, devemos refletir a seguir sobre como alguns pensadores definem o que é
“Estratégia”.
Segundo Ghemawat ([1])
a estratégia é um termo criado pelos antigos gregos, para os quais significava
um magistrado ou um comandante-chefe militar. A estratégia era a “arte do
general” e, a partir daí, o pensamento estratégico passou a ser apropriado pelo
ambiente de negócios, tendo o seu desenvolvimento relacionado com o ritmo das
transformações – tanto na sociedade, quanto no mundo empresarial. A abordagem
de descrever o que é estratégia nos é apresentada por Mintzberg ([2]),
o qual conceitua os chamados 5 S’s
para estratégia que são as cinco diferentes maneiras de pensar o conceito de
estratégia:
·
A Estratégia é um plano (plan), uma direção, um curso de ação para o futuro; ou seja, um
caminho a ser seguido para levar uma empresa de um estado atual para um futuro
desejado. Vale lembrar que, na prática, as estratégias pretendidas nem sempre
são realizadas, pois o mundo real exige adaptações da estratégia durante sua
implementação.
·
A Estratégia é um padrão (pattern); isto é, consistência de comportamento ao longo do tempo.
Uma organização que sempre trabalhou focada nos segmentos de maior valor
agregado, segue um determinado padrão de estratégia.
·
A Estratégia é uma posição (position); ou seja, a localização de certos produtos em
determinados mercados. Ansoff utiliza esse conceito na sua clássica matriz
“produto X mercado”. A partir das posições de mercado existente era possível compreender
as estratégias factíveis.
·
A Estratégia é uma perspectiva (perspective); isto é, uma maneira de a
organização fazer as coisas. A estratégia apresenta uma perspectiva da visão de
negócios em termos de interação com o cliente, ou as maneiras como bens e
serviços serão ofertados ao mercado.
·
A Estratégia é um estratagema (ploy) – nessa definição, a estratégia é
uma manobra para vencer (com um ardil) seus concorrentes. Estratégia é um
artifício para ganhar participação de mercado com um estratagema. Como por
exemplo: uma empresa pode adquirir terras para dar a impressão de que planeja
expandir seus negócios, a fim de desencorajar um concorrente a construir uma
nova fábrica.
A estratégia não deve se
restringir ao âmbito gerencial, mas sim distribuir-se por toda empresa,
considerando-se os diferentes graus de importância de cada nível hierárquico
para o alcance dos objetivos organizacionais. Segundo Mintzberg e Quinn existem três (3) níveis de estratégia na
organização e, sendo assim, pode-se classificar a Estratégia na estrutura
organizacional da seguinte forma:
·
Estratégia Corporativa: É o nível mais
elevado da estratégia empresarial e abrange as questões relacionadas aos
negócios nos quais se decide competir, determinando a diversificação das
unidades de negócios da empresa. Corresponde à decisão de “onde competir”.
·
Estratégia Competitiva (ou de Negócios):
Envolve a escolha de uma estratégia de competição para a unidade de negócios. Corresponde
à decisão de “como competir”.
·
Estratégia Funcional: Corresponde à forma
de atuação de uma determinada área funcional da organização, normalmente
relacionada ao nível tático da empresa. Para maior sustentabilidade da Gestão
Estratégica, as estratégias funcionais devem cobrir todos os ângulos da
empresa.
Nas várias definições e
classificações de estratégias expostas, podemos verificar que a essência as
estratégia é complexa e envolve vários processos de pensamento. Mas, conforme
Mintzberg, existem concordâncias a respeito de vários aspectos positivos e
negativos associados à estratégia:
·
A estratégia determina a direção, o que é
benefício, pois mapeia o curso de uma empresa para que ela navegue em seu
ambiente. O problema é tornar-se pouco flexível ou perder a capacidade de
apreciar novas oportunidades, assim que elas apareçam.
·
A estratégia foca os esforços da empresa e,
nesse caso, promove a coordenação das atividades a fim de que os esforços
tenham sinergia. O risco surge quando o esforço é excessivamente focalizado,
pois os gerentes podem perder a capacidade de aproveitar as oportunidades de
negócio.
·
A estratégia define a organização, proporcionando
às pessoas diferenciá-las das outras. A vantagem é que a estratégia provê
significado para o que faz a organização com excesso de exatidão, também
pode-se chegar ao excesso de simplicidade, perdendo a complexidade do sistema.
·
A estratégia provê consistência nas ações da
empresa, é preciso reduzir a ambiguidade e oferecer ordem. O desafio é manter a
criatividade, descobrindo novas combinações de fenômenos até então separados. É
preciso compreender que toda estratégia é uma simplificação da realidade que facilita
a ação.
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