Como é
Formada Uma Oportunidade de Negócios? Qual a Origem da Palavra Estratégia? Em
Que Consiste Uma Estratégia de Negócios?
Para quem pretende
iniciar um novo empreendimento, é essencial esgotar ao máximo o entendimento
sobre a oportunidade que se apresenta, pois com isso, evita-se que muitos
negócios iniciem com chances irreais de sucesso. Uma oportunidade de negócios é
formada pela confluência entre uma demanda de mercado identificada e os
atributos do empreendedor em reunir as competências, a fim de explorar a
oportunidade apresentada.
Dessa forma,
identificar a oportunidade é o ponto de partida para a definição dos caminhos
que se pretende seguir para dar uma forma real ao negócio. Sendo assim, definir
a maneira como será explorada a oportunidade é o objetivo principal como a
formulação de uma estratégia empresarial.
Usos e Abusos da Palavra Estratégia
Amplamente
utilizada em nosso cotidiano, a palavra “estratégia” nos remete à ideia da
definição de quais caminhos deverão ser trilhados para se atingir um
determinado objetivo. Esse também é o sentido dessa palavra em grego, a qual
tem origem na organização e na gestão de tropas – e outros instrumentos de
guerra – durante uma campanha militar.
Em Administração,
a palavra “estratégia” herdou a mesma conotação e dá significado ao
planejamento, a competição, a manipulação consciente e o direcionamento das
ações de uma organização a fim de alcançar uma determinada meta. Ou seja, é um
plano definido em etapas e ações estruturadas, para se atingir objetivos
determinados.
O desenvolvimento
de uma estratégia de negócios consiste em analisar a indústria em que o
empreendimento está inserido, compreender a natureza da concorrência – e a sua
posição no contexto competitivo – traduzindo essa análise em ações que irão
constituir a sua estratégia competitiva.
Teorias que
relacionam a estratégia como o processo de seleção natural de Darwin pregam que
não há espaço no mercado para duas empresas que operam de maneira igual. O
Princípio de Gause define que competidores que conseguem seu sustento de forma
idêntica, não podem coexistir tanto nos negócios quanto na natureza. Ou seja,
espera-se que na formulação de uma estratégia o empreendedor seja capaz de encontrar
uma posição distinta no mercado.
Existem muitas
maneira pelas quais os competidores podem se diferenciar a fim de atender a
características distintas, em relação ao produto e/ou ao mercado: _ o preço, as
funções oferecidas, o uso do tempo, a localização do empreendimento ou a
percepção do cliente em relação à empresa ou ao produto. Esses fatores podem
ser combinados a fim de permitir à empresa posicionar-se também de maneira
distinta.
Comparando o
ambiente de uma empresa ao ambiente de um país em guerra, pode-se afirmar que o
campo de batalha é o mercado, os produtos são as armas, o inimigo é o
concorrente e o objetivo a ser conquistado é a preferência do cliente. Alguns
discordam dessa comparação, pois muitas vezes a estratégia empresarial exige
que nos tornemos – em alguns momentos – aliados dos nossos competidores.
Mas,
independentemente dessa discordância, para a formulação de uma estratégia é
necessário observar como o “campo de batalha” está configurado, a fim de obter
a exata noção das dificuldades que o empreendedor enfrentará, e preparar-se
para os possíveis contra-ataques da concorrência. Portanto, uma estratégia nada
mais é do que a busca por um plano de ação para desenvolver e
ajustar – continuamente – a vantagem competitiva de uma empresa.
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