sábado, 6 de julho de 2019

ESTRATÉGIA Como Identificar Uma Oportunidade de Negócios



Como é Formada Uma Oportunidade de Negócios? Qual a Origem da Palavra Estratégia? Em Que Consiste Uma Estratégia de Negócios?





Para quem pretende iniciar um novo empreendimento, é essencial esgotar ao máximo o entendimento sobre a oportunidade que se apresenta, pois com isso, evita-se que muitos negócios iniciem com chances irreais de sucesso. Uma oportunidade de negócios é formada pela confluência entre uma demanda de mercado identificada e os atributos do empreendedor em reunir as competências, a fim de explorar a oportunidade apresentada.



Dessa forma, identificar a oportunidade é o ponto de partida para a definição dos caminhos que se pretende seguir para dar uma forma real ao negócio. Sendo assim, definir a maneira como será explorada a oportunidade é o objetivo principal como a formulação de uma estratégia empresarial.


Usos e Abusos da Palavra Estratégia


 Amplamente utilizada em nosso cotidiano, a palavra “estratégia” nos remete à ideia da definição de quais caminhos deverão ser trilhados para se atingir um determinado objetivo. Esse também é o sentido dessa palavra em grego, a qual tem origem na organização e na gestão de tropas – e outros instrumentos de guerra – durante uma campanha militar.

Em Administração, a palavra “estratégia” herdou a mesma conotação e dá significado  ao planejamento, a competição, a manipulação consciente e o direcionamento das ações de uma organização a fim de alcançar uma determinada meta. Ou seja, é um plano definido em etapas e ações estruturadas, para se atingir objetivos determinados.

O desenvolvimento de uma estratégia de negócios consiste em analisar a indústria em que o empreendimento está inserido, compreender a natureza da concorrência – e a sua posição no contexto competitivo – traduzindo essa análise em ações que irão constituir a sua estratégia competitiva.





Teorias que relacionam a estratégia como o processo de seleção natural de Darwin pregam que não há espaço no mercado para duas empresas que operam de maneira igual. O Princípio de Gause define que competidores que conseguem seu sustento de forma idêntica, não podem coexistir tanto nos negócios quanto na natureza. Ou seja, espera-se que na formulação de uma estratégia o empreendedor seja capaz de encontrar uma posição distinta no mercado.

Existem muitas maneira pelas quais os competidores podem se diferenciar a fim de atender a características distintas, em relação ao produto e/ou ao mercado: _ o preço, as funções oferecidas, o uso do tempo, a localização do empreendimento ou a percepção do cliente em relação à empresa ou ao produto. Esses fatores podem ser combinados a fim de permitir à empresa posicionar-se também de maneira distinta.

Comparando o ambiente de uma empresa ao ambiente de um país em guerra, pode-se afirmar que o campo de batalha é o mercado, os produtos são as armas, o inimigo é o concorrente e o objetivo a ser conquistado é a preferência do cliente. Alguns discordam dessa comparação, pois muitas vezes a estratégia empresarial exige que nos tornemos – em alguns momentos – aliados dos nossos competidores.

Mas, independentemente dessa discordância, para a formulação de uma estratégia é necessário observar como o “campo de batalha” está configurado, a fim de obter a exata noção das dificuldades que o empreendedor enfrentará, e preparar-se para os possíveis contra-ataques da concorrência. Portanto, uma estratégia nada mais é do que a busca por um plano de ação para desenvolver e ajustar – continuamente – a vantagem competitiva de uma empresa.



www.facebook.com/profigestao
www.profigestaoblog.wordpress.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário