Como o Profissional de Promoção de Vendas Deve Tratar o Cliente do
Tipo “Impulsivo”? E o “Meticuloso”? Qual a Melhor “Dica” Para Atender a Um
Cliente “Tímido”?
Considerando-se que a função principal
de um Promotor de Vendas de uma indústria de produtos de consumo é prestar
serviços aos varejistas que comercializam suas mercadorias, é preciso saber que
esse tipo de cliente demanda certas ações por parte desse profissional em
atendimento.
Normalmente, os varejistas exigem
receptividade e gostam de ser persuadidos pelos Promotores de Vendas a fazerem
o que eles consideram ideal para suas lojas. Além disso, eles também exigirão
trabalhos que, além de vender mais, apoiem sua imagem perante os consumidores
que frequentam suas lojas.
Diante disso, como prestador de
serviços cabe ao Promotor de Vendas orientá-los, apoiá-los e estimulá-los sobre
as melhores alternativas para prestar-lhes serviços. Dessa forma, a postura
desse profissional deverá ser a seguinte: “se o varejista acredita ter um
problema, ele existe. Se for um problema imaginário ou real, não importa. Seja
como for, deve ser resolvido”.
Mas, nem todos os problemas são resolvidos da mesma forma e após a descoberta desse problema deve-se prever como o varejista irá encarar a solução proposta. Porém, clientes são diferentes, com expectativas diferentes (às vezes até as mesmas) que devem ser tratadas exclusivamente. Para tanto, precisamos primeiramente reconhecer alguns dos vários tipos de clientes varejistas existentes:
·
CLIENTE IMPULSIVO (do tipo “apressadinho”): costuma
interromper seu interlocutor, tendo ações rápidas e por vezes bruscas. Muitas
vezes comete ações inesperadas. (Dicas para atendê-lo): rapidez,
agilidade e objetividade. O Cliente deve notar segurança no modo de agir e
falar do atendente. O profissional de promoção e merchandising deve ter bons
argumentos e conhecimento do assunto tratado.
·
CLIENTE METICULOSO (do tipo
“exigente”): não é apressado; ao contrário, é paciente e minucioso. Repara os
mínimos detalhes e analisa todas as propostas sob vários ângulos. Costuma ser
exigente. (Dicas para atendê-lo): paciência, calma e segurança. O
atendente deve demonstrar alto grau de conhecimento, explicando detalhadamente
o que será realizado.
·
CLIENTE CONVENCIDO: normalmente são
pessoas que gostam de demonstrar “saberem tudo”. Normalmente são ameaçadores e
não aceitam estar errados em absolutamente nada. (Dicas para atendê-lo):
dar opções sem decidir por ele, demonstrando as consequências de cada uma
delas. Não se deve ajudá-lo a pensar qual delas seria a melhor para ele. Ele
confiará no promotor de vendas, pois achará que ele também concorda e a opinião
dele “é sempre a melhor”.
·
CLIENTE TÍMIDO (do tipo “inseguro”): hesita a
cada proposta. Hora quer continuar, outra hora não. Tem muita dificuldade em
decidir e geralmente fala baixo e devagar. (Dicas para atendê-lo):
Deve-se decidir por ele sem que ele perceba que a decisão não foi dele. Devemos
dar-lhe opções prontas, onde ele só terá que escolher uma delas. Trata-se de um
Cliente que se deve dar bastante atenção.
·
CLIENTE DESCONFIADO: Normalmente não dá
a menor atenção às pessoas e faz com que não saibam se ele está gostando ou
entendendo. Ouve tudo sem muita reação e tenta, sempre que possível, testar o
atendente e seus conhecimentos, a fim de analisar se o que ele está falando é
“besteira. (Dicas para atendê-lo): O atendente deve mostre que está
fazendo bem sua função e o bom negócio ele está fazendo. Deve demonstrar
segurança nos argumentos e conhecimentos, pois normalmente são Clientes que já
passaram por experiências negativas anteriormente.
·
CLIENTE NERVOSO: normalmente quando o profissional de
promoção chega lá, ele já está irritado. Normalmente são pessoas que necessitam
falar muito e muitas vezes sobre assuntos que nada têm a ver com o assunto a
tratar. Geralmente é agressivo ao se comunicar, utilizando-se até de palavras
de baixo calão. (Dicas para atendê-lo): Deve-se deixar o Cliente falar
quando seu estado emocional estiver alterado, pois essa é a melhor maneira de
extravasar suas emoções. Após ele ter esgotado o que necessitava falar deve-se
conversar equilibradamente sobre “o real problema dele”. Para esse tipo de
Cliente é essencial que o atendente mantenha a calma e o equilíbrio.
·
CLIENTE SIMPÁTICO E
CONVERSADOR: normalmente conta muitas histórias e
é muito bom nisso. Por esse motivo leva mais tempo para responder as
indagações, atrapalhando o andamento do trabalho a ser realizado, (Dicas
para atendê-lo): Deve-se atendê-lo com objetividade, rapidez e educação,
pois dessa forma ele entenderá que o tempo é curto para atender a todos os
Clientes.
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