Qual a Importância da Linguagem Corporal Numa Negociação? Que Tipos de
Frases Devem Ser Evitadas Numa Negociação?
Vivenciamos tempos em que a tecnologia
da informação vem exercendo uma enorme pressão na comunicação entre os indivíduos e,
consequentemente, isso tem reflexos no mundo
empresarial, pois as negociações entre os profissionais de venda e clientes
estão se tornando cada vez mais tensas e contestadoras.
Isso vem ocorrendo porque as
negociações entre muitos fornecedores e os principais varejistas do país vêm
sendo conduzidas por especialistas no assunto. Isto é, trata-se de
profissionais preparados, astutos e que fizeram cursos de técnicas em
negociação, especializando-se nisso.
Porém, quando você negocia com
conhecimento, honra e compreensão técnica seus oponentes reconhecem que não é
apenas o que você diz e, em verdade, é como você
diz que faz a grande diferença numa negociação.
Dessa forma, muitos especialistas
afirmam que, ao negociar com alguém (clientes, esposa ou filhos), a sua
linguagem corporal exerce importante papel, pois estudos indicam que, em
comunicação pessoal, a linguagem gestual corresponde a 97 % da mensagem do
emissor.
Assim, a linguagem gestual passa a
exercer grande importância para os profissionais de atendimento a clientes e,
além disso, ela também pode comunicar sentimentos positivos como:
- PODER: A intensidade de
poder que você acredita ter em uma situação.
- SIMPATIA: Até que ponto você
simpatiza com alguém?
- RECEPTIVIDADE: Em que medida
você é receptivo a alguém?
Muitas vezes a Linguagem Gestual toma a
forma de modulação e entonação da nossa voz e, nesse aspecto, quem quiser se
comunicar com sucesso deve se preocupar – primeiramente – com a proximidade ao
seu interlocutor e com seus gestos imediatos nessa aproximação
(approach).
Daí o profissional de atendimento a
clientes deve cuidar das suas expressões faciais e com o contato
visual com seu interlocutor, devendo lembrar-se sempre que existem
algumas regras básicas da boa comunicação por Linguagem Gestual – conhecidas
pelo acrônimo “SOFTEN” (Suavizar em inglês):
·
Smile
(sorriso)
·
Open (aberto)
·
Forward lean (inclinar-se para frente)
·
Touch (toque)
·
Eye contact (contato visual)
·
Nod (assentir com a cabeça)
Portanto, constata-se que quando o
profissional se comunica com eficácia ele acaba se tornando um negociador
melhor preparado. Para isso, seguem abaixo algumas sugestões para uma melhor
comunicação durante a negociação:
·
Não transmita irritação, insegurança ou agressividade.
·
Mantenha o controle de seus nervos;
·
Não seja rude com seu Cliente;
·
Seja atencioso, mesmo que a opinião de seu Cliente seja diferente da
sua;
·
Seja claro, compreensivo e mantenha-se calmo.
Sendo assim, o profissional de
atendimento deve evitar expressões incitadoras de discórdia a fim de suavizar
as negociações e, por isso mesmo, algumas palavras devem ser evitadas, tais
como:
·
Você / Mas / Não dá / Sempre / Nunca / Deveria / Teria
OBSERVAÇÃO: Elaborar frases com a palavra “eu”,
permite-lhe comunicar suas preferências de modo positivo, levando-o a soluções
de vitória. Aperfeiçoando seu método de comunicação verbal e não verbal, você
melhorará suas chances de sucesso na negociação. Mas, lembre-se que uma
negociação de sucesso exige uma comunicação de sucesso.
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