O Que é Planejar? Quais as Etapas de um
Planejamento de Vendas? Quem Deve se Envolver no Planejamento?
Alguns autores afirmam que planejar é
traçar um plano; ou seja, para eles, planejar é traçar uma linha de ação para
atingir um determinado objetivo. O planejamento pode simular o futuro papel e
que permitirá tomar a melhor decisão acerca do que fazer agora e a respeito das
futuras oportunidades. Dessa forma, o primeiro passo é saber o que se quer
alcançar e o passo seguinte é: _ como se obter o que se pretende?
Mas, para um Profissional de
Vendas planejar é uma atividade essencial, através da qual suas
decisões envolverão:
·
Que produtos devem ser vendidos?
·
Em que quantidades?
·
Por qual método?
·
Por quem?
·
Quando?
Através dessas decisões, o tempo e o
orçamento poderão ser usados mais efetivamente para produzir os melhores
resultados possíveis. Diante disso, sem um adequado planejamento as atividades
de vendas perdem a direção e a coesão, os recursos serão seriamente abalados,
as pessoas se tornarão frustradas, os clientes insatisfeitos, os custos
elevados e os resultados serão frustrantes para todos os envolvidos na
atividade comercial.
Apesar de os Planos de Vendas serem
responsabilidade dos Gerentes de Vendas (ou outros cargos similares),
o planejamento deve ser parte de cada atividade e de cada um dentro da
organização, tanto dos Gerentes quanto dos Profissionais de Vendas,
Promotores ou Supervisores, os quais devem planejar cada dia de trabalho.
Daí, pode-se dizer que o planejamento é um processo contínuo que envolve três
(3) fatores principais:
·
Estabelecimento de Objetivos: onde queremos chegar?
·
Definições de Métodos (Ação): como chegaremos ao objetivo?
·
Atribuição de Responsabilidades: quem irá efetuas as ações?
Faltando ainda o controle,
ou seja, como saberemos que atingimos o objetivo.
Cada fator na sequência é totalmente dependente um do outro. As ações não
podem ser ativadas sem o estabelecimento dos objetivos; o controle não
pode ser exercido sem o estabelecimento dos objetivos e
definições de métodos, etc.
1. Objetivo: É na
definição do objetivo que muitos se enganam, pois alguns normalmente confundem
objetivo com propósito (que é uma simples intenção, ou um rumo); ou
confundem-no com as metas que são os passos intermediários para se alcançar o
objetivo. Objetivo não é um resultado qualquer, um resultado entre outros que
se escolheu para ver no que dá. Objetivo é o resultado principal, máximo ou
essencial que se procura numa situação. A definição dos objetivos é a parte
mais difícil e a mais crítica no planejamento e, devem incluir 3 elementos
principais:
1.1. O objeto: - pode ser os
produtos, as atividades ou algum outro aspecto do trabalho de vendas, tais como
novos clientes, material de merchandising, etc.
1.2. A medida: é a definição
qualitativa ou quantitativa do que deve ser alcançada
1.3. O tempo: é o prazo
necessário para a realização da tarefa
OBSERVAÇÃO: os objetivos
somente serão significativos se incluírem todos os três fatores definidos, tão
precisamente quanto possíveis.
Exemplos de Objetivos Para os
Profissionais de Vendas: (A) Vender 400 caixas do Produto A,
ao final do período de vendas; (B) Abrir 75 novos clientes no ano; (C)
Aumentar a participação do Produto B em 20% no ano.
2 Definição dos
Métodos (Ação): Tendo selecionado os objetivos, agora é a hora de planejar as ações
pelas quais atingiremos os objetivos traçados. Essas ações estarão selecionadas
com: (A) Normas e Políticas da Organização; (B) Mercado; (C)
Os Concorrentes; e (D) O Meio Comercial.
2.1. Normas e
Políticas da Organização: Que normas e políticas são aplicáveis para
atingimento dos objetivos? Isto mostrará claramente os limites do planejamento.
Mas, além disso, devemos considerar:
1) A empresa e seus
produtos forças e fraquezas, sua reputação, seus serviços.
2) Finanças: o custo de vendas,
o suporte promocional
3) A equipe: Quem são? Que
conhecimentos e habilidades eles possuem? Que treinamento tem sido dado?
Quantos são?
4) Tempo: quanto tempo será
necessário? Quanto tempo eu disponho?
2.2.O Mercado: Quem são
nossos clientes? Onde eles estão? O que eles compram? Como e por que compram?
Quais são os Clientes potenciais? Onde eles estão? Como podem ser atingidos? O
mercado está crescendo ou encolhendo? Onde estão as principais áreas de
crescimento?
2.3. Os Concorrentes: É essencial
considerar não somente aquelas empresas que possuem produtos similares aos
seus, como também as que, embora diferentes, estejam competindo conosco pelo
mesmo consumidor final. Diante disso, devemos fazer as seguintes perguntas:
Quem são eles? Quais são os seus pontos fortes e fracos? Como reagirão ao nosso
planejamento? Quais são seus preços, seus planos e seus objetivos?
2.4. O Meio Comercial: Qual será o
provável efeito que foge ao nosso controle, mas que tem grande influência nos
resultados de nossa atividade? A economia? O clima? As atividades
governamentais? O suprimento de materiais?
3. Atribuição de Responsabilidades: Sempre que
possível, o Gerente de Vendas deve envolver o Profissional
de Vendas no processo de planejamento. O vendedor deve entender que
está envolvido nos seus objetivos e que somente pelo envolvimento dele que o
compromisso será alcançado.
Ele também deverá saber e entender
precisamente o que é esperado dele na sua participação no planejamento,
incluindo os padrões de controle que serão usados para medir seu progresso em
direção aos objetivos gerais.
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