Quais São as
Etapas de Uma Venda? Por Que um Vendedor Deve Saber Despertar a Atenção de Um
Cliente? Como Persuadir Alguém?
No decorrer dos anos muitos
estudiosos do assunto vêm afirmando que o processo de venda é dividido em (A) Atenção;
(B) Interesse; (C) Convicção; (D) Desejo; e (E) Conclusão (ou Fechamento).
Entretanto, outros autores têm rotulado as etapas de uma venda com a sigla AIDA
(Atenção, Interesse, Desejo e Ação).
Porém, a venda de qualquer artigo
mais importante do que uma caixa de chicletes ou um maço de cigarros deve
passar por algumas etapas para ser concretizada. Talvez você até conheça outras
denominações para tais etapas, mas realmente os nomes não têm tanta importância
assim, pois existem alguns processos que devem ser considerados:
·
Se o
vendedor não conseguiu despertar a atenção de seu Cliente e nem conseguiu que
ele o escutasse, então por que ele não desiste logo da entrevista?
·
O
vendedor deseja que seu Cliente continue a ouvi-lo e, por isso, ele deve
despertar seu interesse. Se o Cliente estiver realmente persuadido de que
o produto lhe trará benefícios, de qualquer modo ele ouvirá o Cliente de boa
vontade.
·
Em
seguida o profissional de vendas deve persuadi-lo de que ele fará um gesto
sensato se comprar o produto ofertado. (Uma coisa inteligente porque ele terá
vantagens em possuir esses produtos).
·
O Cliente
poderá estar interessado nos produtos e talvez até esteja convencido de que se
trata de um bom artigo. Entretanto, ainda não foi atingido na
"carteira". Sendo assim, depois de interessar seu Cliente pelo
produto, e depois de tê-lo persuadido de suas vantagens, o vendedor deverá
fazer com que ele deseje possuí-lo, antes de concluir a venda. Isto é, deve
despertar o desejo do cliente.
·
Mas,
mesmo que o Cliente esteja convencido de que o produto é tão bom quanto o
vendedor afirma e, mesmo que ele deseje possuir o tal produto, ele poderá não
assinar o pedido. Portanto, a etapa seguinte é a Conclusão ou – como dizem
alguns – o Fechamento da Venda.
Frequentemente, haverá ocasiões
em que deverá combinar duas etapas em uma só – principalmente as etapas da
ATENÇÃO e do INTERESSE. Pois, o vendedor não é obrigado a seguir as etapas na
ordem apresentada, uma vez que um vendedor experiente poderá tentar a CONCLUSÃO
várias vezes, na etapa CONVICÇÃO.
Ele não precisará atravessar sempre as cinco
etapas. Exemplo: se o Cliente conhece bem seu produto e o considerar o melhor
da praça. E neste caso a etapa CONVICÇÃO poderá será omitida.
Portanto, quando falamos como o
vendedor deve proceder para aumentar suas vendas, nossa suposição é de que uma
venda se desenvolva em 5 (cinco) etapas: Atenção, Interesse, Convicção, Desejo
e Conclusão.
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