Sua Empresa Tem
Clientes Especiais? Como São Tratados os Clientes Não-Especiais? Sua Empresa
Conhece as Necessidades e os Desejos de Todos os Seus Clientes?
Para
algumas empresas você pode ser um cliente especial,
para outras você poderá ser considerado um cliente normal e, certamente, para muitas organizações talvez você deva ser
classificado como um cliente qualquer.
Você
– caro leitor – é cliente especial de alguma empresa? Provavelmente sim, não é?
E a sua empresa? Ela tem clientes especiais? Também tem?
Então,
por favor, me responda: _ E os outros clientes da sua empresa? São
classificados como o quê? “Como Clientes Não Especiais”? “Como Clientes
Simples”? Ou “Clientes Piores”?
Quando
paramos para analisar a complexa relação existente entre empresas e
consumidores podemos afirmar que não existem clientes piores ou melhores e, na verdade,
existem sim clientes diferentes uns
dos outros.
Com
certeza alguns compram mais do que outros, uns querem pagar mais caro por um
serviço de luxo e outros preferem artigos mais modestos – e, com o passar do
tempo, isso talvez possa mudar.
Porém,
todos são clientes especiais pelo
simples fato de terem se tornado a razão
da existência de qualquer empresa. Isto é, são eles que compram seus
produtos – ou serviços – e quem determina o tipo de cliente é você.
Dessa
forma, aconselhamos às pessoas a não abrirem um bar se não forem capazes de
aturar um bêbado ou se tornarem obstetras se não forem capazes de acordar de
madrugada. Não se tornem técnicos de futebol se não forem capazes de suportar a
crítica de milhares de colegas de profissão.
Pode-se
afirmar que todos os consumidores do seu comércio – ou do seu serviço – são seus
clientes e, diante disso, resta saber o que cada um deles necessita ou deseja. Entenda
seus motivos, comunique-se abertamente com eles e garanta que eles entenderam
perfeitamente qual é o seu negócio.
Avalie
bem quando – e como – eles julgam seus produtos, seus serviços ou seu
atendimento. Verifique se, em cada um desses momentos, os critérios abaixo
estão sendo seguidos:
·
Presteza: Atender seus clientes no tempo adequado;
·
Cortesia: Boa educação, respeito e sorriso;
·
Competência: É a demonstração de somos capazes de
realizar o que nos propomos fazer;
·
Segurança: Garantir que não haverá nenhum dano aos
clientes;
·
Acessibilidade: Todas as vezes que eles quiserem deverão
ter acesso à empresa rápida e facilmente;
·
Aparência, Elegância e Harmonia: Para não ferir
os padrões de estética e higiene dos seus clientes;
·
Custos: O preço que eles percebem ser juto
pagarem por um produto (ou serviço) à altura de seus desejos ou necessidades.
Somente
assim as empresas conseguirão transmitir confiabilidade – habilidade de cumprir
o que foi prometido – e, com o tempo, elas construirão o maior patrimônio das
organizações: _ a credibilidade.
Portanto,
se a sua empresa está julgando seus clientes como bons, maus, chatos,
simpáticos, certos, errados, pobre, ricos, especiais ou normais.........
desculpe-me; mas, sua organização está convivendo com sérios problemas de
qualidade, pois o cliente sempre tem razão......mesmo que ele não tenha
nenhuma.
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