A
Maior Cadeia de Restaurantes Fast-Food do Planeta Deve Seu Sucesso à Visão de Negócios
de Ray Kroc.
Quando
criança, o pai levou de Ray Kroc levou-o a um frenologista ([1])
e, por sorte ou poderes videntes (não se sabe), o profissional em questão
revelou que Raymond Albert Kroc teria um futuro brilhante na indústria de
serviços alimentícios. E a profecia se cumpriu.
Ray
Kroc – como era mais conhecido – se tornou o grande responsável pela expansão e
sucesso do McDonald’s no mundo. A inclinação para área de negócios começou
ainda na adolescência. Ray não teve paciência para continuar na escola,
deixando os estudos para se tornar vendedor numa empresa de
copos de papel.
O
talento para vendas era natural e Ray, jovem e ambicioso, logo conquistou o
posto de vendedor nº 1. Ao conhecer o Multimixer, uma batedeira inovadora capaz
de bater cinco (5) milk-shakes ao mesmo tempo, ele deixou a empresa e passou a
viajar os EUA comercializando o novo produto. Fez isso por 17 anos.
Em
1954, Ray foi surpreendido por um pedido para a compra de oito produtos, feito
por um restaurante em San Bernardino, na Califórnia. Curioso, ele resolveu
visitar o local e ali encontrou um pequeno, mas bem-sucedido estabelecimento,
dirigido pelos irmãos Dick e Mac McDonald.
Com
cardápio conciso e uma espécie de linha de
produção
em que eram preparados os alimentos, a eficiência da operação usada chamou a
atenção de Ray Kroc, que rapidamente calculou as possibilidades financeiras de
espalhar centenas de restaurantes como aquele pelo país.
Os
irmãos não tinham interesse em fazer isso e venderam a Ray os direitos para que
ele comercializasse o método McDonald’s. Sendo assim, em 1955 ele fundou a
McDonald’s Corporation, tornando-se seu presidente.
Cinco
anos depois, o sucesso financeiro das franquias foi tanto que Ray comprou os
direitos exclusivos para o nome McDonald’s, adquirindo ainda a parte que
pertencia aos irmãos Dick e Mac. No ano de 1958, a rede de restaurantes já
havia vendido 100 milhões de hambúrgueres.
Dez
anos depois, esse número já passava de um bilhão. Automação, padronização e
disciplina dos processos foram os
diferenciais introduzidos pelo empreendedor. Ele queria construir um sistema de
restaurantes que fosse famoso pela consistência na comida, alta qualidade e
métodos uniformes de preparação.
Investiu
em treinamentos para os franqueados, assegurando-se de que eles estavam
dispostos a manter o padrão da empresa. Apesar das críticas ao conteúdo
nutricional do que é servido no McDonald’s, o modelo de Kroc provou-se
extremamente lucrativo. A rigidez dos padrões seguidos por todas as franquias
fez com que o restaurante fosse o mesmo em qualquer lugar do mundo, o que o
tornou sucesso global.
Pouco
antes da sua morte, em 1984, Ray trabalhava diligentemente; deixou restaurantes
em 31 países e uma empresa avaliada em US$ 8 bilhões. Da sua paixão por
inovação e eficiência, sua incansável busca por qualidade, até a positiva
agressividade nos negócios, o legado de Ray Kroc continua a ser parte integral
e inspiradora para quem sonha alcançar sucesso como empreendedor.
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