De
Uma Fábrica Têxtil a Uma Gigante Montadora de Automóveis Que se Tornou
Referência no Management, a História da Toyota Passa por Eiji.
Embora
não tenha fundado a Toyota Motor Company –
mérito do seu primo mais velho, Kiichiro – Eiji Toyoda foi o responsável por
colocar a empresa da família no top três das principais fabricantes de
automóveis do planeta.
O
mercado automobilístico japonês, que até o fim dos anos 1920 era dominado por
montadoras estrangeiras, começou a ceder espaço para os fabricantes domésticos.
O primo Kiichiro, diante da oportunidade, fundou o embrião da maior montadora
de automóveis, então uma mera subsidiária da fábrica têxtil de seu pai.
Assim,
em 1937, nascia a Toyota Motors, palco da atuação do espírito inovador de Eiji
Toyoda. Toyoda já manifestava interesse por máquinas desde o tempo em que
trabalhava no ramo têxtil. Formou-se em Engenharia Mecânica em 1936 e, no ano
seguinte, ao ser fundada a Toyota Motor, foi levado por seu primo para supervisionar a produção da
nova fábrica.
Assumiu
a presidência da companhia após a morte de Kiichiro e no ano de 1982 atuou como
presidente do conselho de administração e como consultor. Eiji Toyoda, cuja
atuação foi marcante no desenvolvimento de produtos e no relacionamento com os
fornecedores, liderou o período mais importante de crescimento da montadora e
teve um papel central na seleção e na colocação de líderes que criaram o
sistema de gestão e o de vendas e marketing da empresa, destacando-se o
conhecido Sistema Toyota de Produção.
No
ano de 1950, ele realizou um tour pela fábrica da Ford, com o intuito de
observar o modelo de produção da concorrência. Nessa ocasião, ao mesmo tempo em
que reconheceu as qualidades dos “ensinamentos de Ford”, consolidou a concepção
de que ainda havia algo para ser melhorado, visto no conceito do kaizen,
que é traduzido como aperfeiçoamento contínuo.
Daí
passou a adotar na empresa os métodos de produção que hoje podem ser
minuciosamente descritos nos compêndios da Administração sob o nome de “toyotismo”.
O grande legado da Toyota é seu método enxuto de produção, o Just in time, que surgiu da
falta de recursos e é baseado no mínimo de estoque possível.
Para
concorrer com rivais como as alemãs Mercedes Benz e BMW, Toyoda investiu no
desenvolvimento de modelos de luxo, culminando na criação da marca Lexus, em
1989.
Cinco
anos mais tarde, ele entrou no Hall da Fama Automotivo de Dearborn, em
Michigan, sendo o segundo japonês a receber essa honra, depois de Soichiro
Honda, fundador da Honda Motor. Viúvo e pai de três filhos e uma filha, Eiji
faleceu cinco dias depois de seu aniversário de 100 anos, no Hospital Memorial
Toyota, no Japão, por insuficiência cardíaca.
Nenhum comentário :
Postar um comentário