Quais São as Fases do Processo de
Avaliação do Treinamento? Quais São os Dois Aspectos Fundamentais a Serem
Considerados Numa Avaliação? Por Que é Necessário Determinar se a Efetividade
das Técnicas Empregadas?
A
avaliação do treinamento nas organizações deve ser estudada dentro de um
processo global, uma vez que, em um determinado Processo de
Treinamento, cada uma das cinco (5) fases está intimamente relacionada à
outra. Senão vejamos:
1ª
Fase: Dinâmica do Treinamento.
·
INDÍCIOS – São os fatos que – formal ou informalmente – chegam
ao conhecimento dos especialistas, tais como: acidentes; reclamações; baixa
produção; baixa qualidade; problemas humanos; dificuldades de recrutamento;
alto “turnover”; custos elevados e
outros.
·
LEVANTAMENTO
DE NECESSIDADES DE TREINAMENTO – os indícios, citados acima, normalmente
levarão a um “levantamento” racional (e criterioso) das necessidades
individuais (e/ou coletivas), a fim de se verificar problemas específicos de
treinamento, embora se saiba que nem toda discrepância no desempenho poderá ser
eliminada com treinamento.
·
FIXAÇÃO DOS
OBJETIVOS – podem ser estabelecidos em
termos de:
- Comportamento: toda atividade humana responsável por alguma alteração no ambiente ou
nas pessoas.
- Condições: todos os fatores que
condicionam o comportamento como os métodos, as ferramentas, os equipamentos, o
ambiente físico e social, etc.
- Avaliação Subjetiva: reação dos
treinandos / grau de aceitação / opiniões / pontos de vistas / não mede o grau
de aprendizagem. Normalmente, a “avaliação subjetiva” é de fácil tabulação e é
realizada através de “múltipla escolha”. Embora as manifestações de entusiasmo
não garantam o aprendizado, quanto maior o número de reações contrárias,
menores serão as possibilidades de interesse (fator motivacional) e de
aprendizado. O avaliador deve ter o cuidado de não medir apenas a eficiência,
mas também a eficácia. O apresentador exerce importante papel na aceitação e no sucesso de um determinado curso e, dessa forma, ele deve possuir boa liderança
(recursos pedagógicos), entusiasmo (segurança para transmitir) e capacidade de
se comunicar.
- Avaliação Objetiva: refere-se ao
aprendizado, à modificações de comportamentos e ao desenvolvimento de aptidões
e capacidades. Alguns autores indicam que a “avaliação objetiva” só poderá ser
realizada pelos “supervisores”, porque são eles que planejam, organizam e controlam
o cotidiano dos funcionários, mas nós acreditamos ser necessário colher essa
informação de ambos (funcionário e supervisor).
OBSERVAÇÃO 1: A avaliação deve
considerar dois (2) aspectos fundamentais: (1º) determinar até que ponto o
treinamento realmente produziu as modificações necessárias no comportamento dos
empregados; e (2º) demonstrar se os resultados do treinamento apresentam
relação com a consecução das metas da empresa.
Além
dessas duas questões básicas, é necessário determinar se as técnicas empregadas
são mais efetivas que outras, as quais poderiam ser consideradas. Poderá ainda
ser comparado com outras abordagens para desenvolver os recursos humanos, tais
como o aprimoramento das técnicas de seleção e o reestudo das operações, de
forma a facilitar sua execução.
Como
um dos meios de aumentar a eficácia organizacional, as áreas a serem avaliadas
podem ser divididas nas seguintes categorias:
·
Propósito e
objetivos.
·
Práticas,
desempenho e métodos.
·
Programas.
·
Produto.
2ª
Fase: Propósito e Objetivos do Treinamento:
·
Obtenção de
mudanças nos pontos de vista.
·
Desenvolvimento
de habilidades.
·
Disseminação de
conhecimentos.
·
Criação de atmosfera
organizacional.
·
Influência sobre
as relações.
·
Desenvolvimento
individual.
3ª
Fase: Práticas, Desempenho e Métodos:
·
Desempenho do
Instrutor.
·
Desempenho do
Treinamento (antes e depois).
·
Valor do Método;
Solidez dos Processos de Instrução.
·
Aplicações dos
Auxiliares de Ensino.
·
Velocidade de
aprendizado; progresso dos Treinamentos;
·
Comportamento das
Pessoas com que os Treinandos Entram em Contato.
4ª
Fase: Programas:
·
Aplicabilidade do
Conteúdo a Uma Necessidade particular.
·
Tipos de
Habilidades Requeridas.
·
Espécie de
Conhecimentos Procurados.
5ª
Fase: Produtos:
·
Qualidade:
Melhora ou Piora.
·
Quantidade:
Aumento ou Diminuição.
·
Tempo: Velocidade
ou Ritmo de Produção.
·
Custo: Método de
Determinação.
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