sábado, 6 de junho de 2020

As Normas ISO e os Sistemas Integrados de Gestão



O Que Significa a Palavra ISO? Quais São os Objetivos de Uma Normalização? Por Que a Necessidade de Certificações de Produtos e Serviços?



Em 1946, em uma reunião em Londres, representantes de 25 países decidiram criar uma organização com o objetivo de facilitar a coordenação e a unificação de normas industriais. Essa organização, com sede em Genebra (Suíça) começou a funcionar em fevereiro de 1947 com a denominação de International Organization for Standardization (ISO) – ou Organização Internacional de Normalização. ISO é uma palavra derivada do grego “isos”, significando “igual”, que deu origem ao prefixo “iso” – utilizado em muitos termos como “isonomia” ou “isométrico”.  

A ISO é uma organização não-governamental internacional que reúne mais de uma centena de organismos nacionais de normalização. Representando países que respondem por 95% do PIB mundial, cujo objetivo é promover o desenvolvimento da padronização de forma a possibilitar o intercâmbio econômico, científico e tecnológico. Seu escopo está estabelecido em todos os campos do conhecimento.

A ISO concilia interesses de produtores, usuários, governos e comunidade científica na preparação de normas internacionais. Seu trabalho é desenvolvido por intermédio de mais de 2.600 grupos técnicos, compostos por mais de 20 mil especialistas de todo o mundo. A normalização é uma atividade que estabelece prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva, com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem em um dado contexto. Os objetivos da normalização são:

·        Economia: Proporcionar a redução da crescente variedade de produtos e procedimentos.
·        Comunicação: Proporcionar meios mais eficazes de troca de informações entre o fabricante e o cliente, melhorando a confiabilidade das relações comerciais.
·        Segurança: Proteger a vida e a saúde.
·        Proteção ao Consumidor: Prover a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade dos bens e serviços.
·        Eliminação de Barreiras Técnicas e Comerciais: Evitar a existência de regulamentos conflitantes sobre bens e serviços em diferentes países, facilitando o intercâmbio comercial.

A normalização está presente na fabricação dos produtos, na transferência de tecnologias e na melhoria da qualidade de vida, através de normas relativas à saúde, à segurança e à preservação do meio ambiente. Sendo assim, em 1987 a ISO lançou a família de normas ISO 9000, baseadas nas normas britânicas da qualidade e nas experiências de especialistas de diversos países e que conseguiram superar divergências quanto à terminologia, conceitos e práticas e chegar a um resultado que pode ser considerado um marco na evolução da garantia e da gestão da qualidade. A partir desse momento, essas normas começaram a evoluir.

 Em 1994 foi realizada a 1ª revisão a fim de melhorar sua interpretação, garantindo a inclusão dos aspectos preventivos da garantia da qualidade e, em 2000, ocorreu a 2ª revisão com maior ênfase não apenas nos aspectos industriais, como também nos serviços. De forma geral, grande parte das normas requer revisões periódicas, pois vários fatores provocam sua obsolescência como a evolução tecnológica, os novos métodos e matérias e os novos requisitos de qualidade e segurança. Essas revisões periódicas provocam uma constante adaptação nas atividades de certificação, pois as empresas certificadas precisam adaptar e melhorar seus sistemas de gestão para incluir os novos requisitos que são inseridos nas normas de referência.


Certificação




A necessidade de as empresas comunicarem aos seus clientes e ao mercado a adequação de seu sistema de qualidade às normas de referência originou a atividade de certificação. Trata-se de um conjunto de atividades desenvolvidas por um organismo independente, cujo objetivo é atestar publicamente que determinado produto – ou processo – está em conformidade com os requisitos especificados, os quais podem ser nacionais ou internacionais.

As atividades de certificação podem envolver análise de documentação; auditorias e inspeção na empresa; coleta e ensaios de produtos no mercado ou na fábrica, com o objetivo de avaliar a referida conformidade e sua manutenção. Em 2002 havia cerca de 400 mil certificados em todo mundo, sendo que o Brasil apresenta uma das maiores taxas de crescimento em certificações, com cerca de 6.800 emitidos para mais de 5.500 empresas.

Em sintonia com os requisitos estabelecidos pelo Comitê de Avaliação da Conformidade (ISO/ Casco), o Inmetro estruturou seu sistema de certificação reunindo uma comissão de certificação com a composição de representantes da sociedade. O que distingue o Inmetro como organismo credenciador do país é a participação da sociedade no funcionamento de sua estrutura organizacional. E, também por serem utilizadas em situações contratuais, as normas da família ISO 9000 pressupõem a realização de auditorias pelo cliente.

Daí tornou-se natural admitir a situação em que um organismo independente (3ª parte), reconhecido por todos, efetuasse essas auditorias, as quais seriam aceitas facilitando as relações comerciais. Contudo, as auditorias por parte dos clientes ainda são empregadas quando as empresas fornecedoras ainda não certificadas  e, nesse caso, trata-se da avaliação – ou qualificação – de fornecedores. A tendência é que os clientes passem a exigir dos fornecedores a sua certificação por organismos de certificação credenciados (OCC), a fim de reduzir os custos com as auditorias de qualificação.

Entre os vários organismos credenciados pelo Inmetro para a realização de auditorias e certificação de empresas, destaca-se a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Trata-se de uma entidade privada sem fins lucrativos, fundada em 1940 que foi considerada o único fórum de normalização em âmbito nacional. Ela é responsável pela produção de normas nacionais e pela representação brasileira na ISO. O Certificado de Registro de Empresas ABNT é o documento que atesta a conformidade dos sistemas de qualidade e do sistema de gestão ambiental de uma empresa aos requisitos das normas ISO 9001 e ISO 14001, respectivamente. Mediante acordos com organismos congêneres, a ABNT também oferece certificados aceitos na Europa, nos EUA e em outros países da América do Sul.

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