Como Surgiu a Ferramenta Análise de Valor? Qual o
Principal Conceito Dessa Importante Ferramenta? E as Suas Características? Que
Valores São Considerados na Análise de Valor?
Uma das principais métodos
disponíveis para municiar o sistema de gestão organizacional é a ferramenta
denominada de “Análise de Valor”, a qual surgiu como resultado dos esforços
das nações envolvidas na 2ª Guerra – em especial os EUA. Essa ferramenta nasceu
da necessidade de se substituir componentes e matérias-primas que estavam
escassos por causa da guerra e, após seu término, verificou-se que os produtos
novos – que haviam incorporado as novas soluções – tinham um desempenho
superior aos originais. Por isso, apesar da disponibilidade de matérias-primas
pós-guerra, já não se justificava retornar ao processo de fabricação anterior.
Em 1940, o engenheiro Lawrence
Miles desenvolveu técnicas apoiadas na observação das funções dos produtos
criando um método que, independentemente das causas externas, – como escassez
dos produtos, por exemplo – levasse as empresas a pensar sistematicamente no
processo de fabricação e nos componentes empregados neles, otimizando os
resultados mediante a redução dos custos, mas sem deixar de atender às funções
essenciais. Ou melhor, sem perder a qualidade.
Em 1950, o sucesso do método foi
incorporado a outras atividades e a filosofia do seu uso se expandiu para a
área de desenvolvimento de projetos, sendo denominada de “engenharia de valor”. Atualmente, o processo assumiu novas
dimensões, não se limitando apenas à função do produto, mas se estendendo à
reavaliação de atividades administrativas nas organizações – denominada de “gerenciamento de valor”.
O marco da difusão desse método
nos EUA foi o esforço da Associação das Indústrias Eletrônicas (EIA) em 1950,
pois nela surgiu a base para a criação da Sociedade Americana de Análise de
Valor (SAVE) em 1959. Mas, a aplicação sistemática desse método deveu-se à
busca de melhores resultados por parte dos empresários.
Dessa forma, a Análise de Valor
irradiou-se em variadas direções, alcançando organizações privadas ,
governamentais e de serviços. Essa
expansão se deu a partir de seminários, cursos e artigos que abordavam o tema. Desde
então, ganhou o mundo tendo seu êxito em cada país sido maior (ou menor) na
razão direta do apoio governamental e do auxílio de associações.
Conceito de Análise de Valor
Quando aplicado a produtos
acabados, esse conjunto de técnicas denomina-se “análise de valor” e, quando empregado em novos projetos, ele é
chamado de “engenharia de valor”.
Mas, quando esse mesmo conjunto de técnicas é conduzido em atividades
administrativas, ele se denomina de “gerenciamento
de valor”. A Engenharia de Valor tem natureza preventiva, por minimizar
custos que pesariam sobre o produto, durante sua existência. Mas, a utilização
eficaz da Engenharia de Valor de modo algum evita um trabalho posterior,
pautado na Análise de Valor.
Em suma, a Análise de Valor
constitui uma aplicação de técnicas cujo objetivo é identificar as funções do
objeto em estudo, estabelecer o valor dessas funções e provê-las ao menor custo
possível, sempre garantindo nível de qualidade igual ou superior ao do produto
inicial.
Esse método visa reduzir custos –
principalmente os de produção –, elevar os níveis de qualidade do produto, o
grau de satisfação dos clientes, do market-share
e dos resultados organizacionais. Visa também contribuir para a motivação dos
funcionários na elaboração de soluções inovadoras e para a compreensão das
funções que são importantes para os clientes do produto em estudo. O método tem
como principais características:
·
Pensamento na Função: preocupação em
entender as funções do objeto em estudo e de que forma estão relacionadas com
as necessidades dos clientes.
·
Quantificação dos Objetivos: preocupação
em traçar uma meta inicial ou um objetivo. Exemplo: redução de custos de 20%.
·
Trabalho em Equipe: preocupação em
trabalhar com especialistas de diversas áreas, de forma interdisciplinar.
·
Criatividade: preocupação em criar
ambiente propício à criatividade para lidar com os paradigmas existentes.
·
Sistematização do Trabalho: preocupação
em seguir uma metodologia entendida por todos, a fim de garantir bom resultado.
No método “Análise de Valor”
consideram-se basicamente quatro (4) tipos de valores:
·
Valor do Uso: relacionado com as funções
que o objeto em estudo (produto e/ou serviço) deve cumprir.
·
Valor de Estima: relacionado com o poder
que o objeto exerce sobre as pessoas e que as leva a desejar possui-lo; está
associado à atratividade.
·
Valor de Custo: soma dos custos
necessários para a produção do objeto.
·
Valor de Troca: soma dos valores de uso e
de estima que permite a venda (troca de espécie pelo objeto) pelo cliente.
#posgraduacaoadistancia
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