domingo, 10 de maio de 2020

Análise de Valor – Um Método Específico de Gestão Empresarial



Como Surgiu a Ferramenta Análise de Valor? Qual o Principal Conceito Dessa Importante Ferramenta? E as Suas Características? Que Valores São Considerados na Análise de Valor?



Uma das principais métodos disponíveis para municiar o sistema de gestão organizacional é a ferramenta denominada de “Análise de Valor”, a qual surgiu como resultado dos esforços das nações envolvidas na 2ª Guerra – em especial os EUA. Essa ferramenta nasceu da necessidade de se substituir componentes e matérias-primas que estavam escassos por causa da guerra e, após seu término, verificou-se que os produtos novos – que haviam incorporado as novas soluções – tinham um desempenho superior aos originais. Por isso, apesar da disponibilidade de matérias-primas pós-guerra, já não se justificava retornar ao processo de fabricação anterior.    
Em 1940, o engenheiro Lawrence Miles desenvolveu técnicas apoiadas na observação das funções dos produtos criando um método que, independentemente das causas externas, – como escassez dos produtos, por exemplo – levasse as empresas a pensar sistematicamente no processo de fabricação e nos componentes empregados neles, otimizando os resultados mediante a redução dos custos, mas sem deixar de atender às funções essenciais. Ou melhor, sem perder a qualidade.
Em 1950, o sucesso do método foi incorporado a outras atividades e a filosofia do seu uso se expandiu para a área de desenvolvimento de projetos, sendo denominada de “engenharia de valor”. Atualmente, o processo assumiu novas dimensões, não se limitando apenas à função do produto, mas se estendendo à reavaliação de atividades administrativas nas organizações – denominada de “gerenciamento de valor”.
O marco da difusão desse método nos EUA foi o esforço da Associação das Indústrias Eletrônicas (EIA) em 1950, pois nela surgiu a base para a criação da Sociedade Americana de Análise de Valor (SAVE) em 1959. Mas, a aplicação sistemática desse método deveu-se à busca de melhores resultados por parte dos empresários.
Dessa forma, a Análise de Valor irradiou-se em variadas direções, alcançando organizações privadas , governamentais  e de serviços. Essa expansão se deu a partir de seminários, cursos e artigos que abordavam o tema. Desde então, ganhou o mundo tendo seu êxito em cada país sido maior (ou menor) na razão direta do apoio governamental e do auxílio de associações.


Conceito de Análise de Valor


Quando aplicado a produtos acabados, esse conjunto de técnicas denomina-se “análise de valor” e, quando empregado em novos projetos, ele é chamado de “engenharia de valor”. Mas, quando esse mesmo conjunto de técnicas é conduzido em atividades administrativas, ele se denomina de “gerenciamento de valor”. A Engenharia de Valor tem natureza preventiva, por minimizar custos que pesariam sobre o produto, durante sua existência. Mas, a utilização eficaz da Engenharia de Valor de modo algum evita um trabalho posterior, pautado na Análise de Valor.
Em suma, a Análise de Valor constitui uma aplicação de técnicas cujo objetivo é identificar as funções do objeto em estudo, estabelecer o valor dessas funções e provê-las ao menor custo possível, sempre garantindo nível de qualidade igual ou superior ao do produto inicial.
Esse método visa reduzir custos – principalmente os de produção –, elevar os níveis de qualidade do produto, o grau de satisfação dos clientes, do market-share e dos resultados organizacionais. Visa também contribuir para a motivação dos funcionários na elaboração de soluções inovadoras e para a compreensão das funções que são importantes para os clientes do produto em estudo. O método tem como principais características:

·        Pensamento na Função: preocupação em entender as funções do objeto em estudo e de que forma estão relacionadas com as necessidades dos clientes.
·        Quantificação dos Objetivos: preocupação em traçar uma meta inicial ou um objetivo. Exemplo: redução de custos de 20%.
·        Trabalho em Equipe: preocupação em trabalhar com especialistas de diversas áreas, de forma interdisciplinar.
·        Criatividade: preocupação em criar ambiente propício à criatividade para lidar com os paradigmas existentes.
·        Sistematização do Trabalho: preocupação em seguir uma metodologia entendida por todos, a fim de garantir bom resultado.

No método “Análise de Valor” consideram-se basicamente quatro (4) tipos de valores:

·        Valor do Uso: relacionado com as funções que o objeto em estudo (produto e/ou serviço) deve cumprir.
·        Valor de Estima: relacionado com o poder que o objeto exerce sobre as pessoas e que as leva a desejar possui-lo; está associado à atratividade.
·        Valor de Custo: soma dos custos necessários para a produção do objeto.
·        Valor de Troca: soma dos valores de uso e de estima que permite a venda (troca de espécie pelo objeto) pelo cliente.


#posgraduacaoadistancia 

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