quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Três Estratégias Para Desenvolver a Cultura de Uma Organização



Por Que a Excelência Operacional Serve de Base Para Desenvolver a Cultura de Uma Organização?




Já é sabido – pelo menos para muitos estudiosos em Administração – que existem algumas práticas que impulsionam a cultura de uma empresa e, entre elas, as estratégias acabam se destacando porque criam sistemas que norteiam a excelência operacional de uma organização. Se realizarmos uma análise dessas empresas que foram bem sucedidas devido a uma cultura liderada pelas suas operações, encontraremos três (3) fatores relacionados ao trabalho operacional:


1º) Meta: Ser o Melhor

Para a maioria das organizações – independentemente do que elas possam declarar em público – a ordem natural parece ser a de “se destacar bastante” em várias áreas. Mas, os bons estrategistas rompem com os padrões tradicionais e escolhem um determinado segmento, fazendo deste melhor do que qualquer um.
Então, veremos a seguir o exemplo de uma empresa que decidiu aplicar essa filosofia a um simples biscoito e, consequentemente, acabou criando uma das mais lucrativas franquias de fastfood da história.
A Krispy Kreme ficou famosa por produzir algo muito bem: - doughnuts quentinhos com cobertura. Do lado de fora de cada loja um grande sinal de néon se acende, quando os doughnuts com cobertura estão fresquinhos e quentes e não é raro haver filas de carros na rua quando o sinal “quente” se acende. Dentro de cada loja existe uma parede de vidro ao lado da “linha de montagem”, onde os biscoitos são dispostos, fritos e transportados por baixo de uma “cascata” de cobertura doce viscosa. Placas descrevem o processo com detalhes, enquanto o cliente espera para escolher seu produto.
Fundada em 1937, a Krispy Kreme testemunhou um surto de crescimento sem precedentes nos últimos anos e, só em 2018, cresceu 40%. Mas, o aumento do número de lojas nunca representou a diversificação dos itens do cardápio, pois quem vai a uma loja da Krispy Kreme encontra apenas doughnuts, café e refrigerantes.
Esse cardápio simples continua a atrair uma enorme multidão e aplausos da crítica. Portanto, não se pode subestimar o poder de se concentrar em uma única coisa, fazendo-a melhor do que todos.

2º) Um Sistema Que Funciona

Em geral, a cultura das empresas “Estrategistas” não criam regras ao longo do caminho, pois elas definem um sistema que institucionaliza seu nível de desempenho e, esses sistemas, definem os valores essenciais. Por exemplo, o Boatyard Grill (restaurante de Nova York) vê o atendimento ao cliente como um processo estruturado da experiência dos clientes, em um setor em que muitos restaurantes veem o atendimento como mais um programa de treinamento rapidamente esquecido. O Boatyard Grill baseia suas operações em cinco (5) princípios:

1.     Reconhecer o Cliente: Reconhecer e ajudar qualquer pessoa em um raio de 1,5 metro.
2.     Dar Atenção ao Cliente: Ser gentil, preocupado e simpático o tempo todo e em todas as circunstâncias.
3.     Prever e Responder: Estra atento aos sinais da linguagem corporal, ao tom da voz e lidar com as situações de forma profissional. Quando necessário, praticar a recuperação de serviços, lembrando-se que o cliente é centro das atenções.
4.     Fazer Algo Memorável: As pessoas só têm alguns segundos para criar uma impressão duradoura.
5.     Concentrar-se nas Pessoas: Foram as pessoas e não os ambientes ou mobílias, que nos tornaram bem-sucedidos ao longo dos anos.

Esses cinco princípios são mais do que páginas de um manual de treinamento e os gerentes da Boatyard Grill estão constantemente em ação, medindo o desempenho das pessoas e preparando-as em tempo real. Resultado: não é raro ver os funcionários levando clientes até o carro, preparando pedidos especiais ou lembrando-se de seus clientes habituais.

3º) Altos Níveis de Melhoria

Existe um fator que diferencia algumas empresas estrategistas de outras e, tal fator, é que culturas fortes muitas vezes são criadas em torno de operações  que violam os padrões de negócios. A empresa Southwest Airlanes – por exemplo – oferece tarifas baixas e serviço ponto a ponto, conseguindo mais viagens por dia para seus aviões do que seus concorrentes.
A Wendy’s prepara hamburgueres sob encomenda em tempo real, de modo que cada pedido seja um “pedido especial”. A Dell Computer alavanca a Internet como o seu principal canal de vendas e serviços aos clientes. Nesse processo, cada uma dessas empresas definiu uma cultura empresarial que é muito diferente do de seus concorrentes.
As empresas comuns comparam seu desempenho ao de seus concorrentes e tentam melhorar o que fazem. Por mais lógico que possa parecer, existe uma opinião crescente de que a análise competitiva é um alicerce inadequado para uma organização, já que isso pode gerar uma mentalidade de melhoria incremental.
Portanto, as lições muitas vezes ocultas, estão implícitas em suas operações comerciais diárias e, analisando-as cuidadosamente, você pode desenvolver uma perspectiva totalmente nova sobre o relacionamento da sua empresa com funcionários e clientes. E, o mais importante, é que eles lhe permitem definir o que você gostaria que seu local de trabalho fosse, hoje e no futuro.
Para muitas organizações, seus valores essenciais não são habilidades fáceis ou conceitos etéreos criados nas reuniões do conselho, mas sim a realidade do dia a dia no chão-de-fábrica ou nas reuniões de planejamento. Sendo assim, procure entendê-los e você poderá utilizar essas operações para sustentar a cultura que imagina para o futuro.


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