Por Que Muitas Organizações Tentam Associar Valores Morais Aos Seus
Clientes e Empregados? O Respeito ao Cliente é um Valor Moral das Organizações?
A palavra ética – “etho”, em grego –
corresponde ao caráter e a personalidade do indivíduo em seu ciclo de vida.
Ela proporciona a reunião dos valores morais e os
princípios que norteiam a conduta do ser humano em uma sociedade. Segundo
autores, a ética se refere à teoria ou ao sistema que descreve o que é o bem e,
em extensão, o que é mal.
Vivemos em um mundo globalizado, caracterizado pelo
sistema capitalista e pelo ato individualista em prol do melhor. E, no decorrer
dessa disputa, a ética profissional tem tido a atenção das organizações.
Tanto assim que várias empresas brasileiras vêm
divulgando um discurso – politicamente correto – de “amor ao próximo”. Isto é,
essas organizações estão tentando estabelecer o credo ao cliente, aos empregados
e aos seus próprios acionistas.
Muitas dessas corporações divulgam uma imagem de
grande preocupação com seus consumidores, tentando colocá-los como o centro de
suas atenções e procurando vender uma imagem de respeito ao cliente, como sendo
um valor moral da organização.
Algumas vão mais longe ainda e tentam passar a
imagem de responsabilidade social, afirmando que seus clientes,
seus empregados e acionistas são tratados como a verdadeira “Santíssima
Trindade”. Diante disso podemos apontar duas (2) atitudes que se destacam como
possíveis neste cenário:
- A ética do interesse próprio
- A ética orientada para o outro.
A ética do interesse próprio proporciona algo ao outro, porque é do interesse fazê-lo. Esta perspectiva – defendida pelo filósofo Thomas Hobbes – tem repercussões no âmbito empresarial, principalmente nas posições de Milton Friedman, da escola do capitalismo e do laissez-faire, ou, mais atualmente, do liberalismo e do neoliberalismo.
Conforme seus seguidores, a responsabilidade social
da empresa consiste única e exclusivamente em aumentar o seu lucro e maximizar
os seus retornos. Logo, tudo o que se faz na empresa e nos negócios tem por
objetivo o cumprimento desta responsabilidade.
A preocupação com os empregados, com a qualidade,
com o bem estar da comunidade justifica-se apenas se a ação resulta na
maximização dos resultados econômicos da empresa ou do negócio.
Como limites éticos da ação neste contexto, os
defensores da teoria do interesse próprio admitem apenas que tudo tem de ser
praticado dentro da lei. Nesta perspectiva, a lei resulta de um contrato que os
indivíduos agrupados em comunidades ou sociedades fazem entre si, abandonando
parte de suas liberdades para obter segurança.
Trata-se de uma ética onda a vantagem econômica é o
valor mais importante, visando fundamentalmente à sobrevivência. Já a ética
orientada para os outros tem por objetivo básico a valorização do outro para o
benefício do todo.
Parte do princípio de que é fazendo o outro feliz que eu vou
me realizar, que eu vou me sentir feliz. É na medida em que os outros crescem
que o grupo todo – ao qual também pertenço – vai crescer.
Os outros não são mais simples instrumentos de
minha realização; a minha realização depende da realização da comunidade, da
genuína realização de cada um dos outros. Em termos empresariais, isto
significaria uma filosofia – ou uma ética do serviço.
Diante do exposto, cabe-nos alertar as organizações
que o cliente não é apenas “o próximo”, pois ele pode pagar pelo que consome.
Dessa forma, o “respeito ao cliente” – tão divulgado por muitas empresas – não
pode ser um valor moral de uma organização. Pois, se a ação empresarial busca o
lucro por que meter a moral no meio?
O acionista, o empregado e o cliente não são as
três (3) pessoas da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), pois o
respeito ao próximo – tão alardeado por muitas corporações – não pode ser um
valor moral empresarial porque é contaminado pelo interesse restrito da
empresa.
Na verdade os valores morais devem ser universais e
desinteressados e, por esse motivo, a Ética Empresarial só pode ser – por
definição – universal; isto é, não pode ser particularizada.
As empresas não estão a serviço de seus empregados
ou clientes, mas sim a serviço dos seus acionistas. Portanto, pode-se afirmar
que a Empresa Cidadã não contribui com a cidadania, pois isso é apenas uma boa
estratégia de marketing.
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