Qual a Principal Razão Pela Qual um Vendedor Deve Conhecer Bem o Seu
Produto? Se o Vendedor Não Conhece Seu Produto, Como Ele Poderá Vendê-lo?
É espantoso como a maioria dos vendedores
de varejo sabem tão pouco a respeito dos produtos que estão vendendo. Muitos
não são informados sobre as principais características e
os benefícios que seus produtos podem proporcionar, embora
estudioso do assunto tenham calculado que em 75% das vendas no varejo o cliente
tem mais noção do que seja o produto, do que o próprio vendedor.
No início dos anos 80 eu trabalhava
numa empresa multinacional, a qual era fabricante de produtos de limpeza. Ao
assumir o cargo de “treinador de vendas”, um dos meus primeiros trabalhos foi
ministrar treinamento de campo ao vendedor da cidade de Itaperuna, no noroeste
do Estado do RJ.
No primeiro dia de nosso trabalho
percebi que ele não argumentava muito com seus clientes sobre os benefícios que
o nosso principal produto proporcionava aos consumidores. E dessa forma
perguntei qual era o seu argumento para vender o “Detergente em pó
MAGO-LIMÃO”.
Depois de pensar um pouco,
respondeu-me: “Esse sabão é danado de bom, sô!”
_ “E o que mais?” – perguntei.
Ele não conseguia lembrar-se de mais
nada.
Então perguntei: “Quando a dona-de-casa
utiliza uma ”medida” em um litro d’água, não faz bastante espuma?”
O vendedor achava que sim, mas não
tinha muita certeza.
_ “E essa espuma não é de cor azulada?”
Ele me ignorou.
Continuei: “E o aroma dessa espuma, não
tem a fragrância de limão?”
O vendedor então, achando que eu o
estava perseguindo, perguntou sem refletir: “E para que eu devo saber tudo
sobre espuma e aroma?”
_ “Apenas porque essa espuma azulada e
o aroma de limão são os fatores que nos diferenciam do nosso principal
concorrente, OMO (líder do mercado). Apenas porque esse segmento de mercado
aqui no Brasil está nas mãos de três grandes empresas e movimenta milhões de
dólares. Apenas porque uma dessas empresas é a que você trabalha e paga seu bom
salário”.
Quando retornei à filial quatro dias
depois, procurei todo material disponível sobre o produto e despachei para o
supervisor de vendas daquela região, informando-o da necessidade de seus
vendedores serem reciclados.
Muitos vendedores são como aquele
rapaz. Ou seja, eles sabem muito pouco a respeito das características e dos
benefícios de seus produtos e acreditam poder vendê-los sem saber sobre algo
isso.
Razões Pelas Quais o
Vendedor Deve Conhecer os Produtos
Que Vende
1ª Razão: O vendedor
precisa conhecer seu produto porque o conhecimento é considerado um fator de
entusiasmo. Em geral, ele deveria conhecer:
- Seu produto e suas
utilidades.
- Como ele poderá beneficiar
seus clientes.
- Os produtos concorrentes.
- A empresa que ele
representa, sua história, sua política, sua reputação e suas dependências.
A fim de obter respostas a essas ações,
o vendedor deve:
- ler revistas dedicadas à sua
indústria ou sobre negócios.
- ler livros a respeito de seu
produto
- perguntar a seu chefe tudo
acerca dos seus produtos.
- entrevistar funcionários
mais antigos.
- adquirir informações de seus
próprios clientes.
- conhecer as instalações
industriais e os escritórios.
- se o seu produto for coisa
que possa usá-lo, ele deve experimentá-lo.
2ª Razão: O vendedor
necessita conhecer seu produto para ter coragem, pois existe um grande receio
dos principiantes (e até mesmo alguns veteranos) em não saberem responder a um
cliente.
3ª Razão: Ele precisa conhecer
seu produto para a sua própria satisfação pessoal, a qual provém do fato de ser
um técnico.
4ª Razão: Ele precisa conhecer
seu produto para falar com confiança sobre os produtos a outro técnico.
Pesquisas de opinião dos clientes a respeito das qualidades de um bom vendedor:
indicam que ele deve ter um completo conhecimento do seu produto.
5ª Razão: Conhecendo bem os
seus produtos ele poderá vencer mais fácil às objeções de seus clientes. Para a
objeção de preço alto, o vendedor terá que provar a relação custo-benefício; e,
para isso, ele deve conhecer como ninguém os seus produtos.
6ª Razão: Quanto mais conhecer,
mais vantagens ele descobrirá sobre a utilização dos seus produtos, podendo
tirar vantagens disso.
7ª Razão: Quanto mais conhecer,
melhor preparado ele ficará para enfrentar seus concorrentes. Pois, não adianta
insistir com o comprador que seu produto é melhor, se ele não apresentar fatos
e razões que o comprovem.
8ª Razão: Conhecendo bem seu
produto ele não temerá ninguém. Sócrates dizia: “Todo mundo é suficientemente
eloquente naquilo que conhece.”
9ª Razão: Ao conhecer bem seus
produtos, o vendedor de varejo conquistará a confiança de seu comprador e
passará a ser visto não mais como um “vendedor ambulante”, mas sim, como um
“conselheiro de vendas”.
Portanto, como dizia Peter Drucker: “A menos que você conheça as reais
necessidades de seu cliente, não tome seu tempo”.
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