Você Define Claramente as
Responsabilidades dos Seus Funcionários?
Estudiosos em Administração vêm afirmando que o
Gerente moderno deveria ser capaz de expor claramente às pessoas o que se
espera delas, imediatamente após serem contratadas.
Por outro lado, os defensores do estilo liberal
de administrar questionam a forma de expor as responsabilidades aos
funcionários, pois esses estudiosos afirmam que isso inibiria a criatividade e
iniciativa dos colaboradores.
No entanto, quantas vezes eu me vi em sérios
apuros porque – às vezes – a minha compreensão era diferente da do meu chefe?
Perdi as contas das ocasiões em que o meu
desempenho nada significou para o meu chefe, uma vez que esse não era o
esperado por ele.
Você – caro leitor – talvez até já tenha sido
repreendido pelo seu chefe por ter deixado de fazer algo no seu trabalho,
simplesmente porque não sabia ser você o responsável.
Não importa se o seu estilo de gerenciar pessoas
é liberal ou ortodoxo, pois quando as pessoas não têm uma compreensão bem clara
das suas responsabilidades, quase sempre existirá grande ruído na comunicação
entre os funcionários.
Em muitas empresas o ambiente acaba se tornando
confuso, a equipe não cumpre as metas e a energia do grupo é dissolvida pela
ansiedade e pela dúvida.
A maioria das pessoas precisa de limites e de uma
descrição bem clara das suas atribuições, pois do contrário elas preencherão a
lacuna existente pela falta de informações, inventando por sua própria conta uma
atribuição que possa enquadrar às suas finalidades.
Sendo assim, caberá aos gestores definirem e
comunicarem claramente as responsabilidades aos seus funcionários, para que
eles tenham condições de concentrar toda sua energia no cumprimento da sua
função – em vez de se dedicarem às atividades improdutivas e desgovernadas.
Porém, não é suficiente as pessoas apenas saberem
o que fazer, pois elas também precisarão conhecer a razão de o estarem fazendo.
Os funcionários precisam ser capazes de enxergar a relação entre suas
responsabilidades e os objetivos do seu departamento e da sua empresa.
Do contrário, as responsabilidades que lhes serão
exigidas pelos seus Gerentes nada mais serão do que uma lista de atividades sem
nenhum sentido e significado.
www.profigestaoblog.wordpress.com
www.facebook.com/profigestao
Nenhum comentário :
Postar um comentário